Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº 32 de 6 de novembro de 2019                                                       

Boletim das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi)
do Ministério da Cidadania. O objetivo do Sagi em Foco é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados
e ferramentas para avaliação de políticas do ministério.

Abertas inscrições para os cursos EaD do Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania



O Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para as novas turmas dos cursos ofertados na modalidade EaD (ensino a distância). Os interessados têm até o dia 20 de dezembro para se inscreverem e podem concluir as atividades do curso até o dia 31 de dezembro.

No total, são 24 cursos, divididos em oito categorias: Assistência Social, Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Capacita Sagi, Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa, Progredir e Educação Financeira, e Segurança Alimentar e Nutricional. Todos estão disponíveis de forma gratuita na plataforma do Ministério da Cidadania.

O curso “Medidas Socioeducativas em Meio Aberto” foi o mais procurado no último bimestre (setembro a outubro de 2019), com 4.300 inscritos na primeira turma. A capacitação foi desenvolvida para servidores que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e trabalham com menores de idade que cumprem medidas socioeducativas e surgiu por uma grande demanda de qualificação no assunto. O curso aborda temas como origens, conceitos e prerrogativas legais, é gratuito, tem a duração de 40 horas/aula e oferece certificado de conclusão.

O segundo curso mais acessado no período foi “Educação Permanente Programa Criança Feliz – Curso 1 – A promoção do Desenvolvimento Infantil e o Programa Criança Feliz”. O curso possui como tema a promoção do desenvolvimento infantil e o Programa Criança Feliz. Esse é o primeiro de uma série de cursos em que serão apresentados os aspectos fundamentais sobre a Primeira Infância e o PCF, além das orientações para a realização das funções dos profissionais que atuam no programa.

Apesar do público-alvo ser gestores e técnicos que trabalham diretamente com as políticas do Ministério da Cidadania, todos os cursos podem ser acessados por qualquer cidadão interessado. Para se inscrever, basta fazer o cadastro com nome, e-mail e CPF por meio do Portal de Capacitação.

Rede Cadastro Único é premiada durante a 5ª Semana de Inovação da ENAP

No dia 4 de novembro, a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação recebeu o prêmio de Inovação no Setor Público, durante cerimônia de premiação da 5ª Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O prêmio expressa o reconhecimento da Rede Cadastro Único como estratégia inovadora de articulação intersetorial. A iniciativa reúne 28 programas parceiros no âmbito federal que, em 2018, beneficiaram 58 milhões de pessoas inscritas no Cadastro e executaram orçamento de R$ 86 bilhões. Para atendê-los, é disponibilizado um ambiente virtual, o Portal Rede Cadastro Único, e organizados encontros presenciais – desde 2017, já foram realizadas cinco oficinas.

A cerimônia contou a com a presença do secretário Vinícius Botelho, que, à frente da SAGI, conquistou a premiação pelo terceiro ano consecutivo, e do coordenador-geral de Apoio à Integração de Ações (CGAIA) do Departamento do Cadastro Único, José Roberto Frutuoso, responsável por gerir a iniciativa.

Em 2018, a ferramenta Mapas Estratégicos para Políticas de Desenvolvimento Social (Mops) foi a vencedora na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal e, em 2017, a ferramenta Cecad venceu a mesma premiação.


Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento:

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail



Edições anteriores:
  • Informe nº 31
    Aplicativo Meu CadÚnico é o vencedor do prêmio "EXPOGOV".

     
  • Informe nº 30
    Prazo para propostas da Chamada Pública n°30/2019, do Ministério da Cidadania e CNPq vai até 29 de outubro

     
  • Informe nº 29
    Ministério da Cidadania e CNPq lançam chamada pública para desenvolvimento de pesquisas envolvendo o público do Cadastro Único

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informa@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".