CURSOS DISPONÍVEIS

   Total: 35
 
Lista completa em ordem alfabética Índice de Tutoriais



Os cursos na modalidade EaD estão disponíveis para todos os usuários que fizerem o cadastro completo no Portal. Esses cursos são autoinstrucionais, isto é, não contam com a participação de tutores e cabe ao próprio participante decidir o melhor momento para realizar as atividades do curso, desde que as complete dentro do prazo de encerramento da turma. Ao ser aprovado, o participante poderá emitir o certificado de conclusão do curso.

 

Curso Categoria
Clique para acessar a categoria
Sobre
Básico do Programa Criança Feliz Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa Este curso é direcionado a todas e todos que trabalham no âmbito do Programa Criança Feliz (PCF), sejam visitadores, supervisores ou multiplicadores, mas também pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o programa, sua atuação, o público que atende e como está estruturado. Esta é uma formação preparatória para os participantes que irão cursar os módulos presenciais do Guia para a Visita Domiciliar (GVD) e do método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) e tem por objetivo disseminar os conhecimentos básicos sobre o programa e nivelar as informações para os participantes que realizarão esses módulos presenciais.
Conhecendo a Família e a Comunidade Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa Este curso foi desenvolvido para ampliar os conhecimentos e promover uma atuação mais qualificada dos profissionais que trabalham no Programa Criança Feliz e demais profissionais atuantes na rede socioassistencial, abordando temas como: território, comunidade, redes de serviços e as diversidades das famílias brasileiras. Com foco na melhoria da qualidade da visita domiciliar do Programa Criança Feliz e buscando desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para oferecer respostas, prestar apoio e realizar os devidos encaminhamentos quando necessário, diante das vulnerabilidades das famílias acompanhadas.
Conhecer para Incluir Cadastro Único O curso Cadastro Único: conhecer para incluir tem como objetivo capacitar os profissionais que trabalham com o Cadastro Único, provendo uma base de conhecimentos sobre ele, bem como os conceitos utilizados, os instrumentos e a finalidade dessa base de dados. O curso possui carga horária de 24 horas. Público-alvo: gestores, técnicos, entrevistadores sociais, membros do controle social e outros agentes públicos que atuam nas esferas: federal, estadual, municipal e Distrito Federal com o Cadastro Único. O curso é composto de apostila, aulas narrada, tutoriais, exercícios de fixação e de verificação de aprendizagem e certificado. Seu conteúdo está organizado em 06 (seis) módulos: Módulo 1: Introdução ao Cadastro Único; Módulo 2: Conceitos fundamentais; Módulo 3: Cadastro Único Interfederativo; Módulo 4: Noções sobre programas sociais usuários Módulo 5: Noções dos processos de qualificação do Cadastro Único, e Módulo 6: Entrando em contato com o Cadastro Único.
Conselhos de Assistência Social e os Benefícios Socioassistenciais e de Transferência de Renda Assistência Social Este curso proporcionará aos seus participantes compreender o funcionamento dos Conselhos de Assistência Social (CAS) e o exercício efetivo do controle social e da participação social na garantia dos direitos e manutenção dos benefícios socioassistenciais e de transferência de renda no âmbito da assistência social.
Controle Social Assistência Social Este curso proporcionará aos seus participantes conhecimento quanto à participação e controle social no âmbito da assistência social.
Data Literacy: como ler, entender, criar e comunicar dados como informação Gestão da Informação e Planejamento Este curso vai mostrar a você, profissional atuante na Rede Socioassistencial, a importância dos dados como fonte de informação, para auxiliá-lo nos processos de atendimento à comunidade onde atua e na tomada de decisões no seu dia-a-dia de trabalho.
Dialogando com as famílias Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa Este curso busca ampliar e qualificar a atuação dos profissionais atuantes no Programa Criança Feliz aprofundando seus conhecimentos sobre as etapas de desenvolvimento infantil e sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança de modo que possam apoia-las durante a visita e encaminha-las, quando necessário, à rede de serviços do território. O curso aborda temas como: as dimensões do desenvolvimento infantil; os benefícios do brincar na Primeira Infância; processos de aprendizagem. gestação, parto e pós-parto entre outros tópicos relevantes para os profissionais que atuam em políticas voltadas para a Primeira Infância, em especial para aqueles que atuam no âmbito do Programa Criança Feliz.
Esporte, Lazer e Idosos Esporte Este curso tem por objetivo fazer com que os(as) participantes conheçam o processo de envelhecimento humano, considerando os fatores sociais, biológicos, existenciais e culturais envolvidos, com a perspectiva de intervir em grupos de idosos com práticas inclusivas de esporte e lazer.
Estatística Básica para Políticas Públicas - EBAPOP Avaliação O objetivo desse curso é apresentar os conteúdos básicos para avançar na compreensão da estatística como uma importante ferramenta para o trabalho com políticas públicas.
Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa Este curso visa apresentar os antecedentes, bases teórico-metodológicas, conceitos e demais informações principais relacionadas à EBAPI.
Educação Permanente Programa Criança Feliz – Curso 1 – A promoção do Desenvolvimento Infantil e o Programa Criança Feliz Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa Este é o Curso I da Educação Permanente do Programa Criança Feliz e possui como tema "A promoção do Desenvolvimento Infantil e o Programa Criança Feliz". Este é o primeiro de uma série de cursos que irão orientar os profissionais que atuam no programa a realizar suas funções. Neste curso serão apresentados os aspectos fundamentais sobre a Primeira Infância e o PCF.
Elaboração do Plano de Educação Permanente do SUAS (PEP-SUAS) Assistência Social O curso visa apoiar os gestores, conselheiros da política de assistência social, técnicos estaduais, do Distrito Federal e municipais do SUAS, bem como integrantes do Núcleo de Educação Permanente na elaboração do Plano de Educação Permanente no seu território.
Fiscalização de Recebimento Indevido de Benefícios do PBF Programa Bolsa Família Curso que apresenta noções gerais sobre a fiscalização de ações públicas e o fluxo do procedimento administrativo de fiscalização do Programa Bolsa Família.
Ideias na Mesa – Educação Alimentar e Nutricional: uma estratégia para a promoção do direito humano à alimentação adequada nos Serviços Socioassistenciais Segurança Alimentar e Nutricional Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a implementação de ações de Educação Alimentar e Nutricional na rede de proteção social básica do SUAS.
Ideias na Mesa – Educação Alimentar e Nutricional: uma estratégia para a promoção do direito humano à alimentação adequada Segurança Alimentar e Nutricional Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo apresentar aos profissionais que atuam com as famílias do Programa Bolsa Família, e a todos os interessados no tema, o papel da promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional(EAN).
Ideias na Mesa – Jogos na Mesa Segurança Alimentar e Nutricional De forma simples e direta o curso irá oferecer uma metodologia para profissionais que atuam em diferentes áreas assim como docentes e estudantes que desejam utilizar jogos como recurso de ensino, aprendizagem, orientação e prática de conhecimentos sobre alimentação adequada e saudável.
Ideias na Mesa – Metodologias Participativas Segurança Alimentar e Nutricional Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo que tem como objetivo estimular o uso de metodologias participativas em ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O curso é composto por dois módulos. Cada módulo é acompanhado de uma biblioteca virtual onde você pode baixar o conteúdo das publicações disponíveis.
Ideias na Mesa – Qualificando a oferta de alimentação adequada e saudável no âmbito de entidades atendidas pelo PAA Segurança Alimentar e Nutricional Este curso integra o conjunto de iniciativas de desenvolvimento de capacidades da rede Ideias na Mesa e tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a importância da alimentação adequada e saudável na rotina de instituições socioassistenciais, a fim de contribuir para a qualificação da demanda por alimentos adquiridos a partir do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.
IGD-M – Teoria e prática Programa Bolsa Família O curso apresenta o Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) e mostra como ele pode contribuir para a melhoria das atividades relacionadas ao PBF/Cadastro Único no município.
Interações Responsivas para a Aprendizagem Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa Este curso destina-se aos profissionais da primeira infância, tanto àqueles que atuam diretamente com as famílias quanto aos seus supervisores. O objetivo final é instrumentalizar os profissionais para apoiar os cuidadores a se envolverem em interações responsivas com as crianças no dia-a-dia.
Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais Avaliação Este curso visa incentivar o uso e produção de evidências no contexto dos Programas Sociais, apresentando, entre outras coisas, noções introdutórias sobre avaliação de impacto e os aspectos práticos do desenho desse tipo de avaliação. O conteúdo foi adaptado do curso "Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais", desenvolvido por meio de parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel – América Latina e Caribe (J-PAL LAC). O curso original em sua integridade é ofertado no Portal de Escolas de Governo (EV.G).
Marco Regulatório das Associações da Sociedade Civil (MROSC) Assistência Social Este curso proporcionará entendimento amplo e claro aos participantes sobre a gestão de parcerias entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), considerando a Lei Federal nº 13.019/2014, bem como sua aplicação no âmbito do SUAS, apresentando todas as etapas dessas parcerias, no que tange a elaboração do plano de trabalho e prestação de contas da parceria.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Assistência Social O objetivo deste curso é capacitar técnicos e gestores das políticas sociais para o atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (MSE), mais especificamente aquelas classificadas como de meio aberto executadas no âmbito da Assistência Social. Você irá aprender a respeito de dois tipos de medidas: a Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviços Comunitários (PSC), ambas aplicadas a um público específico: os(as) adolescentes em conflito com a lei.
Ouvidoria Cidadã: Participação e Controle Social a Serviço da Gestão Gestão da Informação e Planejamento O curso tem por objetivo capacitar os gestores, técnicos e colaboradores de ouvidorias de órgãos que atuam em políticas públicas descentralizadas nos campos do desenvolvimento social e esporte, com o intuito de fomentar a formação de um polo ou de uma rede colaborativa.
Planejamento e Implementação de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Primeira Infância Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa O curso EaD Planejamento e Implementação de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Primeira Infância tem como objetivo contribuir para a formação e qualificação dos gestores públicos por meio do aprimoramento dos conhecimentos a respeito do cuidado das crianças de 0 a 6 anos e do desenvolvimento da Primeira Infância. O conteúdo do curso é direcionado a agentes pensadores, formuladores e implementadores de políticas voltadas para a primeira infância. O tema é estratégico para um país que busca alcançar padrões de referência em desenvolvimento humano.
Planejamento e Orçamento Governamentais Gestão da Informação e Planejamento Este curso visa apresentar os principais conceitos e aspectos relacionados ao planejamento e orçamento públicos.
Planejando as ações Programa Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa O curso Programa Criança Feliz: Planejando as ações aborda diversos temas importantes sobre o trabalho em equipe, tais como como ética, moral, empatia, confiança, motivação e sigilo profissional. Você irá conhecer também ferramentas de planejamento estratégico, avaliação e organização de tempo. O curso oferece conhecimentos que irão aprimorar o trabalho dos visitadores, supervisores e multiplicadores do Programa Criança Feliz.
Plano Portal e Progredir Progredir O curso Plano e Portal Progredir tem como objetivo orientar os gestores e técnicos estaduais e municipais para conhecer e compreender o Plano Progredir e seus eixos de atuação, bem como o Portal Progredir e suas funcionalidades. O curso possui carga horária de 30 horas. Público-alvo: gestores e técnicos estaduais e municipais que atuam na assistência social. O curso é composto de e-book, aulas interativas, vídeos, exercícios de fixação e de verificação de aprendizagem e certificado. Seu conteúdo está organizado em 04 (quatro) módulos: I – Plano e Portal Progredir; II – Eixo Empregabilidade; III – Eixo Empreendedorismo, e IV – Eixo Qualificação Profissional.
Proteção Social no SUAS à indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial Assistência Social O curso Proteção Social no SUAS à indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial tem como objetivo geral promover a compreensão das bases conceituais, tipos e manifestações das violências e das ofertas do SUAS para garantia de proteção social a indivíduos e famílias. O curso possui carga horária de 40 horas. Público-alvo: técnicos de nível superior das equipes de referência dos serviços do SUAS, demais profissionais, técnicos e trabalhadores da rede socioassistencial. O curso é composto de e-book, aulas interativas, filme interativo, podcast, exercícios de fixação e de verificação de aprendizagem e certificado. Seu conteúdo está organizado em 05 (cinco) unidades: Unidade 1 - Vulnerabilidade social, risco pessoal e social, violação de direitos, violência e o SUAS; Unidade 2 - Proteção social e seu papel no enfrentamento das violências; Unidade 3 - As violências e os serviços da Proteção Social Básica; Unidade 4 - A Proteção Social Especial e as situações de violência e Unidade 5 - Rede de atenção e prevenção à violência: abordagens interdisciplinares, intra e intersetorial.
SICON – Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família Cadastro Único e Programa Bolsa Família O objetivo desse curso é apresentar o Sicon aos usuários ativos do SIGPBF: Gestão Municipal, Estadual e Federal do Programa Bolsa Família, Coordenações e equipe técnica das áreas da saúde e educação e membros do Controle Social.
SIGPBF – Aplicativo de Adesão Municipal Cadastro Único e Programa Bolsa Família Integrante da série sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), este curso aborda a consulta, o cadastro e a o controle de informações refentes à gestão municipal do Programa Bolsa Família, além de explicar o procedimento para salvar e imprimir o Termo de Adesão.
SIGPBF – Aplicativo Controle de Acesso Cadastro Único e Programa Bolsa Família Integrante da série sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), este curso aborda a gestão de usuários do SIGPBF, explicando desde a pesquisa de dados de usuários às ferramentas de bloqueio.
SIGPBF – Aplicativo de Formulários (SASF) Cadastro Único Integrante da série sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), este curso aborda as funcionalidades do Aplicativo de Formulários e os atores envolvidos no processo de solicitação de formulários.
SIGPBF – Integração de Sistemas no SIGPBF Cadastro Único e Programa Bolsa Família Integrante da série sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), este curso aborda como fazer acesso pelo SIGPBF a outros sistemas de gestão do Cadatro Único e do Programa Bolsa Família, tais como o SICON, o SIMAC e o CECAD.
SIGPBF – Aplicativo Transmissão de Arquivos: Upload/Download Cadastro Único e Programa Bolsa Família Integrante da série sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), este curso aborda os procedimentos e funcionalidades do Aplicativo de Transmissão de Arquivos, além de explicar como fazer a visualização e o download dos arquivos pesquisados.