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                Informe nº 31 de 31 de outubro de 2019                                                       

Boletim das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi)
do Ministério da Cidadania. O objetivo do Sagi em Foco é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados
e ferramentas para avaliação de políticas do ministério.

Aplicativo Meu CadÚnico é o vencedor do prêmio “EXPOGOV”

Na premiação promovida pelo Instituto HDI, o app ganhou como a melhor iniciativa de TI ao cidadão

Em 2019, o aplicativo Meu CadÚnico foi finalista de dois prêmios de inovação. Ele foi um dos dez finalistas do prêmio de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e, no caso do “EXPOGOV”, promovido pelo Instituto HDI Brasil, foi vencedor como a melhor iniciativa de TI ao cidadão.

O Meu CadÚnico permite a consulta de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a verificação do Número de Identificação Social (NIS) das pessoas que constituem a família. O aplicativo possibilita, ainda, o envio de mensagens aos usuários cadastrados e o fornecimento do comprovante de cadastramento, facilitando o acesso do cidadão aos serviços a partir de um smartphone e otimizando tempo e recurso das famílias de baixa renda – já que a ferramenta dispensa o deslocamento a postos de cadastramento para atendimentos disponibilizados no Meu CadÚnico.

O aplicativo permite que o Ministério da Cidadania comunique às famílias sobre diversas ações e processos de qualificação dos dados, como em casos de revisão ou averiguação cadastral e necessidade de comparecimento aos postos.

As estatísticas do Meu CadÚnico mostram que desde a implantação, em julho de 2018, temos:

•    Mais de 800 mil acessos foram feitos no aplicativo;
•    Quase 500 mil comprovantes de atendimento foram emitidos pela ferramenta;
•    Quase 400 mil pessoas acessaram o aplicativo;
•    Mais de 400 mil instalações foram feitas no último ano e;
•    Mais de 3,6 milhões de mensagens de averiguação e revisão cadastral estão disponíveis na ferramenta para consulta das famílias que necessitam atualizar o cadastro.        

A Rede Cadastro Único é uma das iniciativas premiadas na 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público da ENAP
 

A Rede Cadastro Único concorreu com outras 30 iniciativas do Poder Executivo Federal e venceu, na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas, a 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O resultado da premiação foi anunciado em setembro.

O prêmio expressa o reconhecimento da Rede Cadastro Único como estratégia inovadora de articulação intersetorial. Desde seu lançamento, em 2017, a Rede tem se consolidado como espaço colaborativo de interação entre gestores de programas usuários do Cadastro Único em nível federal. Atualmente, participam da Rede 28 programas parceiros no âmbito federal que, em 2018, beneficiaram 58 milhões de pessoas inscritas no Cadastro e executaram orçamento de R$ 86 bilhões.

A Cerimônia de Premiação acontecerá durante a 5ª Semana de Inovação, entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, em Brasília. 

CECAD 2.0: Ferramenta possibilita obter com agilidade informações sobre a população de baixa renda
 

A ferramenta de Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único (CECAD) passou por modificações para o aprimoramento das pesquisas, como a simplificação da linguagem e o aperfeiçoamento da acessibilidade. A principal finalidade do CECAD é conhecer as características socioeconômicas das famílias e pessoas incluídas no Cadastro Único (domicílio, faixa etária, trabalho, renda, etc.), bem como saber quais famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. A ferramenta também possibilita a tabulação das informações a partir de uma variável ou pelo cruzamento de duas variáveis presentes nos formulários do Cadastro Único.

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Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento:

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Edições anteriores:
  • Informe nº 30
    Prazo para propostas da Chamada Pública n°30/2019, do Ministério da Cidadania e CNPq vai até 29 de outubro

     
  • Informe nº 29
    Ministério da Cidadania e CNPq lançam chamada pública para desenvolvimento de pesquisas envolvendo o público do Cadastro Único

     
  • Informe nº 28
    Chamada Pública seleciona projetos de pesquisa em políticas públicas

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