Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui"

        Informe Nº 686 • 7 de novembro de 2019                                                  


Balanço mostra que 20% dos usuários do SIBEC ainda não cadastraram a Senha Cidadão

Usuários têm até 25 de novembro para fazer a Senha Internet (cadastrada a partir da Senha Cidadão) e não ficar sem acesso ao sistema

Implantação da senha forte para acesso ao SIBEC

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) iniciou em julho de 2019, juntamente com a CAIXA, agente operador do Programa Bolsa Família (PBF), a implementação da senha forte para acesso ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC).

A partir da implantação da senha forte do SIBEC, o acesso ao sistema passará a ser, exclusivamente, por meio da Senha Internet cadastrada a partir da Senha Cidadão. Essa ação tem por objetivo tornar o acesso ao SIBEC mais seguro, ampliando os protocolos de segurança e, assim, diminuir o risco do uso indevido das senhas dos usuários do sistema.

Prazo

Inicialmente, o prazo para o recadastramento da senha de acesso ao SIBEC era até o dia 25 de outubro de 2019. Contudo, considerando os indicadores de monitoramento dos municípios, que apontaram para um resultado abaixo do necessário para a implantação, esse prazo foi prorrogado em 30 dias.

Diante disso, o usuário do SIBEC tem até o dia 25 de novembro de 2019 para realizar o cadastramento da senha forte. Para isso, precisa ter a Senha Cidadão cadastrada. Com essa senha, o usuário pode cadastrar diretamente no SIBEC a Senha Internet, sem precisar ir à agência da CAIXA ou à lotérica.

O número total de usuários ativos do SIBEC é de 15.391. O número de usuários sem Senha Cidadão cadastrada é de 3.134. Ou seja, cerca de 20,3% dos usuários do SIBEC ainda não possuem a Senha Cidadão cadastrada.

Para saber se seu município possui usuários do SIBEC sem Senha Cidadão cadastrada, clique aqui.

O que é a SENHA CIDADÃO?

A Senha Cidadão é a senha do Cartão Cidadão ou do Cartão Bolsa Família. É essa senha que dá acesso aos benefícios sociais, tais como FGTS e Abono Salarial.

Os usuários que não possuem a Senha Cidadão devem providenciar o seu cadastramento para, posteriormente, cadastrar a Senha Internet e não perder o acesso ao sistema a partir do dia 26 de novembro de 2019.

Como providencio o cadastramento da SENHA CIDADÃO?

Cadastramento da Senha Cidadão para quem TEM o Cartão Cidadão:
1º) Entrar em contato com o Atendimento CAIXA ao Cidadão, no 0800 726 0207, e realizar o pré-cadastramento da Senha Cidadão; e

2º) Comparecer em uma lotérica ou agência da CAIXA, com documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e o Cartão Cidadão ou outro cartão social emitido pela CAIXA, para efetivar o cadastramento da Senha Cidadão.

Cadastramento da Senha Cidadão para quem NÃO TEM o Cartão Cidadão:
1) Dirigir-se a uma agência da CAIXA, com documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS), para efetivar o cadastramento da Senha Cidadão. Não será necessário realizar o pré-cadastramento da senha pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão.

Para informações mais detalhadas sobre o novo acesso ao SIBEC, acesse o Informe Bolsa e Cadastro nº 681, de 10 de outubro de 2019.

Ficou com dúvidas? Clique aqui e consulte nosso Tira-dúvidas.
 

Gestão Municipal da Segurança da Informação

Embora o acesso ao Sistema de Cadastro Único seja realizado por meio da tecnologia de autenticação em duas etapas, alguns hábitos podem tornar o município vulnerável a ações indevidas de terceiros. Por isso, a gestão municipal deve sempre adotar as seguintes medidas:

• Não permitir que os operadores compartilhem o celular/tablet: caso um fraudador consiga acessar o aparelho compartilhado, poderá obter o código autenticador de todos os usuários vinculados ao equipamento e, com isso, fica mais fácil realizar fraudes. O uso de um único celular ou tablet por operador é a melhor forma de garantir mais segurança para todos no uso do Sistema de Cadastro Único.
• Atualizar o sistema operacional do computador (Windows/Linux) e ter um software antivírus instalado e atualizado;
• Não abrir e-mails desconhecidos ou que indiquem situações não usuais, como cobranças, multas de trânsito, boletos a pagar, indicação de nome SERASA/SPC, entre outros;
• Não acessar redes sociais e sites desconhecidos no ambiente de trabalho, visto que muitos vírus são disseminados por meio de links disponibilizados por esses canais;
• Manter o acesso restrito aos computadores do ambiente de trabalho apenas para a equipe que atue na gestão do município;
• Sempre bloquear o computador ao se ausentar da máquina;
• Trocar periodicamente as senhas de acesso ao computador e aos sistemas – é importante lembrar que as senhas de acesso ao Sistema de Cadastro Único são pessoais e intransferíveis, portanto o usuário nunca deverá compartilhar senhas com outros usuários ou deixá-las coladas no teclado/monitor ou em qualquer outro lugar visível ou disponível aos demais usuários ou a terceiros.

Ao detectar qualquer problema de acesso indevido ao Sistema de Cadastro Único ou suspeita de roubo de senha, é recomendável seguir os seguintes passos:

1) Formatar a máquina atingida;
2) Instalar e atualizar um antivírus;
3) Fazer a varredura nos arquivos existentes para verificação de existência de vírus;
4) Realizar a troca das senhas de acesso;
5) Registrar boletim de ocorrência junto à polícia.

Abertas inscrições para os cursos EaD do Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania

O Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania tem inscrições abertas para as novas turmas dos cursos ofertados na modalidade EaD (a distância). Os interessados têm até o dia 20 de dezembro para se inscreverem e podem concluir as atividades do curso até o dia 31 de dezembro.

No total, são 24 cursos, divididos em oito categorias: Assistência Social, Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Capacita Sagi, Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa, Progredir e Educação Financeira, e Segurança Alimentar e Nutricional. Todos estão disponíveis de forma gratuita na plataforma do Ministério da Cidadania.

Apesar do público-alvo ser gestores e técnicos que trabalham diretamente com as políticas do Ministério da Cidadania, todos os cursos podem ser acessados por qualquer cidadão interessado. Para se inscrever, basta fazer o cadastro com nome, e-mail e CPF por meio do Portal de Capacitação.

 
Anote na agenda

30 de novembro
Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a comprovação dos gastos com recursos do IGD-PBF aplicados em 2018.

31 de dezembro
Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a deliberação feita pelo Conselho de Assistência Social (CAS) sobre a prestação de contas do IGD-PBF 2018 do respectivo estado ou município.
Comunicações Via Ofício
Assuntos sobre Cadastro Único

Averiguação Cadastral, cadastramento e atualização cadastral de famílias, cadastramento diferenciado de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, programas usuários, dentre outros:

Ao Secretário de Avaliação e Gestão da Informação
Sr. Vinícius de Oliveira Botelho
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP: 70.054-906 - Brasília/DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

Gestão e pagamento de benefícios e condicionalidades, gestão descentralizada e IGD municipal e estadual:

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania
Sr. Tiago Falcão Silva
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
SMAS, Trecho 3, Quadra 2 - Lote 1
Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF
 

Desde janeiro de 2019, a gestão federal do Cadastro Único passou a ser competência da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) (ver informe Nº 651 • 28 de março de 2019).




Edições anteriores:
  • Informe Gestores 685
    Secretaria de Avaliação da Gestão da informação é premiada pelo terceiro ano consecutivo
  • Informe Gestores 684
    Recursos do IGD de setembro de 2019 são repassados aos estados e municípios
  • Informe Gestores 683
    Pagamentos do Bolsa Família de outubro de 2019 começam nesta sexta-feira (18)


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informa@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".