Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui"
        Informe Nº 660 • 30 de maio de 2019                                                  


Nova versão do Sistema de Cadastro Único será disponibilizada neste sábado (1º) 

As principais melhorias poderão ser conferidas nas funcionalidades Buscar Família e Histórico de Alteração de Família e Pessoa

                                                                                                                                                                                    
O Sistema do Cadastro Único ganhará uma nova versão a partir deste sábado (1º) – disponibilizada pela CAIXA e pelo Ministério da Cidadania, traz melhorias relacionadas aos processos de consulta aos dados de pessoas e famílias cadastradas na base nacional.
 
A versão 7.20.01 reformulou as telas de Buscar Família e a consulta ao Histórico da Família e Histórico da Pessoa. Veja abaixo as novidades:
 

1. Alteração da funcionalidade Buscar Família: integração das abas Código Família, Pelo NIS e Integrante da Família para otimizar a navegabilidade do sistema.


2. Mudança da funcionalidade Histório de Alteração de Família e Pessoa: reformulação do modelo de consulta ao histórico, permitindo a visualização distinta dos campos do formulário de família e de pessoa.


Informações detalhadas sobre a operacionalização dessas funcionalidades e demais aprimoramentos do sistema do Cadastro Único poderão ser consultadas na Instrução Operacional nº 1/DECAU/SAGI.

A Instrução Operacional nº 1/DECAU/SAGI atualiza a Instrução Operacional nº 80/SENARC/MDS para se adequar à nova estrutura organizacional do Ministério da Cidadania, na qual o Departamento do Cadastro Único passou a integrar a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).
 

Cronograma de capacitações do Sistema de Cadastro Único V7 ofertadas pela CAIXA


Começarão em junho as capacitações do Sistema de Cadastro Único V7 ofertadas pela CAIXA em parceria com o Ministério da Cidadania.

O cronograma completo das turmas foi encaminhado para as Coordenações Estaduais do Cadastro Único e do PBF por e-mail nas primeira e segunda semanas de maio.

Fique atento às datas das capacitações que acontecerão na sua Região em junho e julho, conforme quadro abaixo:
 

Há estados que não possuem ofertas nos meses de junho e julho, por isso, não foram incluídos no quadro acima. Acompanhe os próximos informes para saber quando haverá turmas no seu estado.
 
Reforçamos que as vagas disponíveis para as capacitações deverão ser preenchidas exclusivamente por operadores do Sistema de Cadastro Único V7.

A capacitação de cada operador é muito importante para que seja ofertado um atendimento  aos inscritos no Cadastro Único  e aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) com cada vez mais qualidade.


Condicionalidade de Educação: registro da frequência escolar dos meses de abril e maio no Sistema Presença/MEC inicia no próximo dia 1º

No dia 1º de junho, inicia o prazo para registro da frequência escolar dos beneficiários do PBF referente aos meses de abril e maio de 2019. O cadastro vai até o dia 27 de junho. É importante ficar atento ao público identificado como “não localizado” no bimestre de fevereiro e março e buscar atualizar o vínculo escolar desses beneficiários neste segundo período, pois somente a atualização no Sistema Presença/MEC retira o beneficiário da situação de não localizado.

O que eu posso fazer?

As listas dos integrantes não localizados do seu município fica disponível no SigPBF, na área de transmissão de arquivos. Articule-se com seu parceiro da equipe municipal de educação para que os alunos listados como NLOC tenham seu vínculo escolar atualizado no Sistema Presença!

Conforme a IO Conjunta nº 26/2018, as famílias cujos integrantes contabilizarem quatro ou mais períodos consecutivos de acompanhamento da condicionalidade de educação na situação de não localizado podem ter o benefício ou parte dele (parcela do BVJ) bloqueado.

 


Atenção para a mudança de endereço para envio
de comunicações sobre o Cadastro Único

Comunicações via ofício sobre Averiguação Cadastral, cadastramento e atualização cadastral de famílias, cadastramento diferenciado de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, Programas Usuários e outros assuntos relativos à gestão do Cadastro Único deverão ser endereçadas à SAGI, da seguinte forma:

Ao Secretário de Avaliação e Gestão da Informação
Sr. Vinícius de Oliveira Botelho
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP: 70.054-906 - Brasília/DF

 
Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família, como gestão e pagamento de benefícios e condicionalidades, gestão descentralizada e IGD municipal e estadual, continuam sendo de competência da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), e as comunicações via ofício deverão ser encaminhados ao seguinte endereço:

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania
Sr. Tiago Falcão Silva
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
SMAS, Trecho 3, Quadra 2 - Lote 1
Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF
 

Demais demandas e dúvidas de municípios e estados sobre Programa Bolsa Família e Cadastro Único continuam sendo atendidas pelos seguintes canais do Ministério da Cidadania:


• Chat: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/
(acesso disponível pelo Blog Rede SUAS e SigPBF)

• Formulário Eletrônico:
http://fale.mdsvector.site:8080/formulario/
(disponível no site do Ministério da Cidadania)

• Telefone: 0800 707 2003
(opção 1 – para cidadão, somente telefone fixo)                                    
(opção 2 – para gestores, técnicos, conselheiros e entidades, somente telefone fixo)


• E-mail: gestorpbf@cidadania.gov.br

Desde janeiro de 2019, a gestão federal do Cadastro Único passou a ser competência da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) (ver informe Nº 651 • 28 de março de 2019).





Edições anteriores:
  • Informe Gestores 659
    Pesquisa sobre o Criança Feliz avalia a implementação do programa
     
  • Informe Gestores 658
    Pagamentos do Bolsa Família de maio de 2019 começam nesta segunda-feira (20)
     
  • Informe Gestores 657
    Acompanhamento da educação atinge melhor resultado para o primeiro bimestre do ano

 
Anote na agenda

1º de Junho
Abertura do Sistema Presença/MEC para registro da frequência escolar dos beneficiários do PBF referente aos meses de abril e maio de 2019.
 
4 e 5 de Junho
Capacitação da V7 em Palmas (TO), Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

20 de Junho
Prazo final para inscrição no curso online (EaD) de Planejamento e Orçamento Governamentais do Ministério da Cidadania.

30 de Junho
Data-limite para o cadastramento dos beneficiários do BPC aniversariantes de janeiro, idosos e/ou com deficiência, para não terem benefícios suspensos no pagamento de julho de 2019.

4 e 5 de Julho
Encontro Regional do Congemas Região Sul, em Foz do Iguaçu (PR).

15 e 16 de Julho
Regional do Congemas Região Sudeste, no Rio de Janeiro (RJ).

7 a 9 de Agosto
Encontro Nacional do Congemas em Belém (PA).

PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do ministério pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 121.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informa@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".