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        Informe Nº 667 • 18 de julho de 2019                                                  


Pagamentos do Bolsa Família de julho de 2019 começam nesta quinta-feira (18)

Gestores devem estar atentos aos procedimentos de gestão de benefícios do Bolsa Família e aos novos grupos da Averiguação Cadastral 2019

O pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família (PBF), referente à folha do mês de julho de 2019, começa nesta quinta-feira, dia 18. O Ministério da Cidadania (MC) vai repassar R$ 2,6 bilhões para cerca de 13 milhões de famílias beneficiárias. Neste mês, o valor médio do benefício é de R$ 188,51

Cancelamentos, bloqueios e suspensões 

Para a folha de pagamento de julho de 2019, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) realizou ações de cancelamento de benefícios para cerca de 214 mil famílias. Os cancelamentos estão relacionados à Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 4), recancelamentos e monitoramentos da Senarc, fim da regra de permanência e solicitações das gestões municipais.

Além disso, outras 639 mil famílias estão com os benefícios bloqueados. Cabe ressaltar que, neste mês, a maior parte das ações de bloqueio está relacionada a 2ª fase da Ação de Atualização Cadastral 2019, Averiguação Cadastral (Grupo 5), crianças e/ou adolescentes não localizados em estabelecimentos de ensino e repercussão por descumprimento de condicionalidades. As famílias da Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 5) tiveram os benefícios bloqueados por apresentarem renda diferente da declarada no Cadastro Único nas outras bases administrativas do governo federal.

As suspensões, por sua vez, referem-se às repercussões por descumprimento de condicionalidades e recebimento do Seguro Defeso, totalizando aproximadamente 217 mil famílias.

Famílias que reiteradamente possuem alguma criança e/ou adolescente que faltou a escola mais que o permitido em abril ou maio de 2019 tiveram os benefícios suspensos nos meses de julho e agosto de 2019.

Entenda os bloqueios da ação de NLOC:

Os bloqueios relativos às famílias com crianças e/ou adolescentes identificados pela área de educação como não localizados (NLOC) são de dois tipos:

1) o bloqueio por um mês, daquelas famílias que estejam com integrantes não localizados por 4 ou 5 períodos de acompanhamento consecutivos. Nestes casos, as famílias ficam com o benefício bloqueado apenas no mês de julho; e

2) o bloqueio continuado, daquelas famílias que estejam com integrantes não localizados por 6 ou mais períodos de acompanhamento consecutivos. Neste caso, o benefício permanece bloqueado por dois meses até o resultado do próximo período de acompanhamento da educação, quando será verificado se a família possui integrantes que permaneceram no grupo do bloqueio continuado. Caso possua, então a família receberá um novo bloqueio com duração de 2 meses no próximo mês de repercussão.

Importante destacar que a informação do vínculo escolar e da frequência vem do Sistema Presença, do Ministério da Educação.

Por isso, somente a atualização do vínculo escolar no Sistema Presença retira o integrante da situação de não localizado (NLOC). Para mais informações sobre a ação de não localizados, acesse a Instrução Operacional Conjunta nº 26 Senarc/SNAS/MDS e Secadi/MEC e o Bolsa Família Informa nº 666 de 11 de julho de 2019.

Fique ligado: O prazo para registro e avaliação de recurso no Sistema de Condicionalidades (Sicon) relativo ao descumprimento de condicionalidades da repercussão de julho de 2019 encerra no dia 30 de agosto de 2019.

Comunicação com as famílias por meio de mensagens nos extratos de pagamentos

No mês de julho, 3 milhões de famílias receberão mensagens nos extratos de pagamento sobre:

  • Ação de não localizados (crianças e/ou adolescentes não localizados no acompanhamento da condicionalidade de educação): orientando que as famílias compareçam ao setor responsável para atualizar os dados sobre a escola das crianças e adolescentes;
  • Repercussão (crianças e adolescentes com repercussão por descumprimento de condicionalidades na área de educação): informando às famílias sobre o efeito recebido e a importância de que as crianças e/ou adolescentes frequentem a escola;
  • Revisão Cadastral 2019: convocando as famílias para atualizar suas informações;
  • Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 5): convocando as famílias para atualizar suas informações e evitar o cancelamento dos benefícios; e
  • Suspensão por recebimento do Seguro Defeso: informando da aplicação da suspensão às famílias que receberam o Seguro Defeso e que ainda precisavam de uma segunda suspensão para manter a conformidade com a legislação.

A Senarc disponibiliza no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF) as orientações das mensagens de extrato enviadas às famílias beneficiárias. Para acessar o documento no sistema, basta clicar no menu “Administrativo > Transmissão de arquivos > Upload/Download de arquivos” e abrir a pasta “Mensagens de pagamento”, no menu à esquerda.

Acesse o documento e conheça as orientações, pois são úteis e auxiliam no atendimento às famílias.

Confira a seguir mais informações e o cronograma da Averiguação e Revisão Cadastral 2019:

Entenda as repercussões da Averiguação e Revisão Cadastral 2019 nos benefícios das famílias:

Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, a Senarc e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) mobilizam estados, municípios e famílias para realizarem a atualização dos cadastros, sempre que identificadas inconsistências ou quando os dados das famílias não forem atualizados no prazo de 24 (vinte e quatro) meses. As ações de atualização cadastral envolvem a Averiguação e a Revisão Cadastral.

Averiguação Cadastral é constituída por verificações das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação da base nacional com informações contidas em outros registros administrativos, a fim de identificar possíveis inconsistências.

Já a Revisão Cadastral é o procedimento que tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único pelas famílias que foram identificadas com cadastros desatualizados, ou seja, que ficaram mais de 2 (dois) anos sem atualizar. Assim, tanto na Averiguação quanto na Revisão Cadastral, as famílias são convocadas a atualizarem seus dados no Cadastro Único.

As famílias beneficiárias do Bolsa Família incluídas nos processos de Averiguação ou Revisão Cadastral são convocadas por mensagem de extrato. Caso não cumpram os prazos da atualização cadastral, terão seus benefícios bloqueados e, posteriormente, cancelados. Alguns grupos podem ter seus benefícios cancelados ou bloqueados de forma imediata.

A Senarc e a Sagi disponibilizaram no SigPBF a listagem de famílias de cada município incluídas nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral 2019. Em janeiro de 2019, foram divulgadas as famílias incluídas nos Grupos 1, 2 e 3. Em maio, foram divulgadas as famílias dos Grupos 4, 5 e 6.

Acesse e leia a Instrução Operacional Conjunta nº 02/Sagi/Senarc/Ministério da Cidadania de 04 de junho de 2019, que substitui a Instrução Operacional nº 96/Senarc/MDS de 19 de dezembro de 2018, para mais detalhes sobre os prazos e procedimentos da Ação de Atualização Cadastral 2019.

Municípios em Situação de Emergência ou Calamidade Pública que tenham feito, ao longo da Ação de Atualização Cadastral 2019, a solicitação de ações especiais de pagamento, terão os prazos de atualização cadastral prorrogados.

Cronograma da Averiguação Cadastral 2019 — Grupos 4, 5 e 6

Consulta de informações de benefícios do Programa Bolsa Família passa a funcionar também com o CPF

A partir de 10 de junho de 2019, o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e a Consulta Pública do Bolsa Família passam a apresentar o campo do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Responsável Legal para acessar informações dos benefícios do Programa.

Dessa forma, a consulta dos benefícios do PBF poderá ser feita a partir do CPF, Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Legal ou Código Familiar, no caso do Sibec; e do CPF, NIS ou do Nome do Responsável Legal, no caso da Consulta Pública do Bolsa Família.

O acréscimo desse campo visa atender ao estabelecido pelo Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019.

Veja abaixo como ficam as telas de consulta desses sistemas:

Sibec

Consulta Pública do Bolsa Família

Fique de olho:

O Calendário Operacional é uma ferramenta essencial para a correta gestão do Bolsa Família. O calendário facilita a compreensão dos efeitos das informações cadastrais no Sibec e dá conhecimento dos dias de indisponibilidades dos sistemas para realizar manutenção nos benefícios do PBF.

Acesse o Módulo Infraestrutura do Sibec e faça o download do Calendário Operacional 2019 do Bolsa Família para conhecer as datas-limite das atividades de gestão de benefícios.

 

Conheça os tutoriais do Portal de Capacitação

Os tutoriais ofertados pelo Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania abordam tópicos específicos relacionados aos programas do MC, com o objetivo de tirar as principais dúvidas dos gestores de maneira ágil e direcionada.

Os 15 tutoriais disponíveis no portal tratam de um leque variado de temas, tais como Segurança Alimentar, Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Ferramentas de Gestão da Informação, Plano Progredir, Papel de Conselheiros e Secretários de Assistência Social, entre outros.

Conheça alguns tutoriais ofertados:

Tutorial de Boas-Vindas aos (às) Gestores (as) Municipais do Cadastro Único e do PBF: Indicado para quem está iniciando o trabalho como Gestor(a) Municipal do PBF e do Cadastro Único, este tutorial irá orientar sobre as atribuições e indicar as fontes oficiais de consulta.

Transferências no Cadastro Único: Apresenta os procedimentos que devem ser adotados nos casos de transferências do Cadastro Único. Aborda informações sobre, por exemplo, o que fazer quando uma ou mais pessoas mudam de família ou quando uma família inteira muda de município.

Tutorial de Instrumentos e Ferramentas SAGI para Gestão Informacional: O (a) participante conhecerá um pouco sobre as ferramentas informacionais desenvolvidas e disponibilizadas pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) para gestão, monitoramento e avaliação de programas do Ministério.

Tutorial de Gestão do Tempo: Preparado para o participante conhecer e compreender conceitos sobre gestão do tempo, utilizando estratégias, dicas e técnicas sobre como administrar melhor o seu tempo.

O catálogo completo de tutoriais está disponível no seguinte endereço: http://www.mds.gov.br/ead/ava/course/index.php?categoryid=125.

Todos os tutoriais podem ser acessados a qualquer momento, bastando apenas que o(a) interessado(a) faça o cadastro no Portal de Capacitação. Os tutoriais não possuem data de encerramento, nem período determinado de inscrições. É importante também que o participante tenha em mente que não há certificado de conclusão para tutoriais.

 

 
Anote na agenda
 
18 e 19 de Julho
Capacitação da V7 em Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG).
 
23 e 24 de Julho
Capacitação da V7 em Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG).
 
25 e 26 de Julho
Capacitação da V7 em Recife (PE), Belo Horizonte (MG).
 
30 de Julho
Data-limite para solicitar ações de administração de benefícios no módulo Administração Off-line/SIGPBF com efeito na folha de pagamento de agosto de 2019.
 
30 e 31 de Julho
Capacitação da V7 em Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG).
 
31 de Julho
Data limite para o cadastramento dos beneficiários do BPC aniversariantes de fevereiro, idosos e/ou com deficiência, para não terem benefícios suspensos no pagamento de julho de 2019.
 
01 de Agosto
Data-limite para realizar manutenção de benefícios no Sibec com efeito na folha de pagamento de agosto de 2019.
 
02 de Agosto
Indisponibilidade do módulo de manutenção do Sibec para ações de administração de benefícios pelos municípios e início da geração da folha de pagamento do PBF de agosto de 2019.

7 a 9 de Agosto
Encontro Nacional do Congemas em Belém (PA).

Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento aos gestores e beneficiários sobre o Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail

NOVIDADE: As ligações para o canal 121 do Ministério da Cidadania também podem ser realizadas por meio de telefonia móvel (celular), sem custo adicional para todos os usuários do serviço.


Comunicações Via Ofício
Assuntos sobre Cadastro Único

Averiguação Cadastral, cadastramento e atualização cadastral de famílias, cadastramento diferenciado de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, programas usuários, dentre outros:

Ao Secretário de Avaliação e Gestão da Informação
Sr. Vinícius de Oliveira Botelho
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP: 70.054-906 - Brasília/DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

Gestão e pagamento de benefícios e condicionalidades, gestão descentralizada e IGD municipal e estadual:

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania
Sr. Tiago Falcão Silva
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
SMAS, Trecho 3, Quadra 2 - Lote 1
Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF
 

Desde janeiro de 2019, a gestão federal do Cadastro Único passou a ser competência da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) (ver informe Nº 651 • 28 de março de 2019).





Edições anteriores:
  • Informe Gestores 666
    Acompanhamento da frequência escolar bate mais um recorde
     
  • Informe Gestores 665
    Aplicativo Meu CadÚnico disponibiliza mensagens para as famílias em Averiguação e Revisão Cadastral
  • Informe Gestores 664
    Maior ação de cobrança já realizada pelo Bolsa Família alcança devolução de quase 1 milhão de reais aos cofres públicos





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