Boletim das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi) do Ministério da Cidadania. O objetivo do Sagi em Foco é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados
e ferramentas para avaliação de políticas do ministério. |
|
Servidores da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação vencem maratona de programação HackSerpro

A maratona de programação HackSerpro – Governo para as pessoas foi vencida pela equipe SAGI Team, composta por integrantes do Departamento de Gestão da Informação (DGI) e do Departamento do Cadastro Único (DECAU) da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi). A maratona integrou a 5ª Semana de Inovação, ocorrida em Brasília.
Ocorrida no último dia 7 de novembro, a edição da HackSerpro 2019 teve como tema "O gov.br do futuro: como a tecnologia pode melhorar a experiência do usuário no acesso aos serviços públicos?". A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital (SGD), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - empresa de Tecnologia da Informação do governo federal - e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Com a proposta de criar soluções tecnológicas para garantir eficiência, segurança no acesso e aproximar o cidadão de serviços do governo nas esferas municipal, estadual e federal, a equipe SAGI Team garantiu o 1º lugar na competição.
A proposta da equipe da Sagi teve como objetivo aprimorar e facilitar as buscas no Portal gov.br, ao mudar o layout original e incluir os principais serviços disponibilizados pelo governo já na primeira página. A equipe ainda refinou o recurso de sugestão de termos buscados, como base das informações dos serviços do Portal. Essa tecnologia teve como resultado a redução significativa do número de cliques do usuário para localização de um serviço e a otimização do tempo de navegação do cidadão no portal.
A equipe desenvolveu, ainda, um “chatbot” - programa de computador capaz de imitar conversas com usuários - no aplicativo de mensagens Telegram. A ideia permite que o usuário encontre serviços e ações governamentais, por meio de conversação. O chat proporciona a pesquisa por serviço, além de oferecer sugestões relacionadas ao termo buscado. O programa também fornece a localização atual do dispositivo, para que o sistema apresente o mapa dos equipamentos públicos disponíveis em um raio de 20 km.
A equipe vencedora contou com a participação do diretor de Gestão da Informação, Davi Lopes Carvalho; do coordenador-geral de Inteligência Informacional, Carlos Henrique Santana; do assessor técnico Murilo Mascarenhas; do apoio administrativo e multimedalhista da OBMEP Hector Margittay; de servidores e colaboradores do DGI; e do coordenador-geral de Operacionalização do Cadastro Único, Liomar de Morais Lima, do DECAU.
|
Banco de Pesquisas de Cidadania: Chamada pública recebe estudos de pesquisadores
Com o objetivo de reunir e consolidar em um banco colaborativo de pesquisas referentes a temas presentes nos programas, planos e ações do Ministério da Cidadania, a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi/MC) promove uma Chamada Pública por meio do Edital SAGI/MC nº 1/2019. Os pesquisadores que aderirem ao Banco de Pesquisas de Cidadania farão parte de uma rede de parceiros para discussão sobre a formulação e aprimoramento de políticas públicas do Ministério.
Interessados em submeter materiais deverão encaminhá-los por meio do endereço eletrônico http://www.servicos.gov.br/, acessando o serviço “Banco de Pesquisas de Cidadania”. O detalhamento da submissão dos materiais está disponível no Edital SAGI/MC nº 1/2019.
|