Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº 23 de 4 de setembro de 2019                                                        

Boletim das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi)
do Ministério da Cidadania. O objetivo do Sagi em Foco é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados
e ferramentas para avaliação de políticas do ministério.

Cidadania e IBGE firmam parceria para melhorar a qualidade das informações sociais do Cadastro Único

Dados da PNAD Contínua serão integrados ao Cadastro Único para aprimorar informações sobre a pobreza no Brasil

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania (Sagi/MC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai permitir a integração de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) com o Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

A parceria vai tornar ainda mais robusta a maior base de dados sobre famílias de baixa renda do País, tornando mais eficaz a identificação de suas demandas. Desta forma, o governo federal poderá desenhar políticas públicas mais específicas e assertivas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social.

O Cadastro Único reúne informações de mais de 76 milhões de brasileiros de baixa renda, tais como características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade e situação de trabalho e renda.

A PNAD Contínua produz indicadores trimestrais que apontam as flutuações e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, como educação, acesso à televisão e à internet, posse de telefone celular, se realiza trabalho voluntário ou se há trabalhadores jovens e crianças.


Envie seu estudo para compor o Banco de Pesquisas de Cidadania
 

Você é pesquisador das políticas públicas das áreas de cultura, esporte ou desenvolvimento social? Envie seu trabalho para compor o Banco de Pesquisas de Cidadania!
Essa é uma iniciativa da Sagi para consolidar um banco de conhecimento colaborativo e criar uma rede de pesquisadores para discussão sobre formulação de políticas públicas nas temáticas de desenvolvimento social, cultura e esporte.
Interessados em submeter pesquisas deverão encaminhá-las pelo site http://servicos.gov.br, acessando o serviço “Banco de Pesquisas de Cidadania”.




  

Inscreva-se no curso A Promoção do Desenvolvimento Infantil e o Criança Feliz
 
Estão abertas as inscrições para curso on-line "A Promoção do Desenvolvimento Infantil e o Programa Criança Feliz".
A capacitação a distância aborda conteúdos fundamentais sobre a primeira infância e o Criança Feliz, como aspectos introdutórios, as equipes do programa, o Comitê Gestor Intersetorial, a importância da visita domiciliar e o papel dos visitadores.
As inscrições ficarão abertas até o dia 20 de outubro e as turmas serão encerradas no dia 31 de outubro. O curso Ead é aberto ao público, mediante cadastro no portal, e emite certificado.       




  
Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento:

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail




Edições anteriores:
  • Informe nº22
    Chamada pública recebe estudos para compor Banco de Pesquisas de Cidadania
  • Informe nº20
    Chamada pública recebe estudos para compor Banco de Pesquisas de Cidadania

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informa@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".