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           Informe Nº 572 • 13 de setembro de 2017                                            


Nova funcionalidade do Sistema de Cadastro Único permitirá que cada usuário tenha apenas um e-mail
Mudança será implementada entre quinta (14) e sexta-feira (15)

Já está no ar a nova funcionalidade no cadastramento de usuários do Sistema de Cadastro Único. A partir de agora, o sistema impedirá que usuários cadastrem mais de um e-mail. O objetivo é impedir que o mesmo Número de Identificação Social (NIS) e/ou CPF seja cadastrado mais de uma vez, com e-mails diferentes, aumentando a segurança das informações no sistema.

O que fazer caso não consiga acessar o sistema?

O acesso dos usuários que possuem mais de um e-mail será bloqueado. Ao tentar acessar o Sistema de Cadastro Único, será exibida a mensagem: “Usuário duplicado: Seu NIS ou CPF está cadastrado mais de uma vez como usuário do sistema. Favor procurar o Usuário Máster".

Para verificar a ocorrência, o operador deverá procurar o Usuário Máster de município.

Para restabelecer o acesso, será necessário seguir os passos abaixo:
  • No Sistema de Cadastro Único, acesse a opção “ADMINISTRAR USUÁRIOS”;



  • Na aba “CADASTRO”, efetue login com o e-mail e senha de acesso ao sistema;



  • Efetue a busca pelo NIS do usuário com e-mail duplicado inicialmente pelo “Status” “ATIVO”, conforme a tela abaixo:



  • Em seguida, mantendo o NIS no campo “Buscar por”, selecione o “Status” “INATIVO” e clique “BUSCAR”:



  • Se for localizado mais de um cadastro com e-mails diferentes, independentemente do “Status”, o Usuário Máster deverá realizar a exclusão dos e-mails excedentes, usando a opção “REMOVER USUÁRIO”.

  • As orientações para remover usuários estão AQUI.


  • Repita os passos acima, utilizando como critério de busca o CPF do usuário, informando o número do CPF no campo “Buscar por” e selecionando o item “CPF” no campo “Em”;


  • Caso o sistema continue exibindo a mensagem de usuário duplicado, é possível que o mesmo esteja cadastrado em duplicidade, em outra prefeitura. Nesse caso, a prefeitura deve enviar os dados do usuário – NIS, CPF e e-mail que deseja manter – para a GIFAB.

Seguem abaixo os contatos da Gerência Executiva do Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais (Gifab) nos Estados:

ESTADO UNIDADE E-MAIL
Acre REFABRB refabrb@caixa.gov.br
Alagoas REFABME refabme@caixa.gov.br
Amapá REFABMC refabmc@caixa.gov.br
Amazonas REFABMN refabmn@caixa.gov.br
Bahia 4GIFABSA gifabsa@caixa.gov.br
Bahia REFABBI refabbi@caixa.gov.br
Bahia REFABFS refabfs@caixa.gov.br
Bahia REFABIT refabit@caixa.gov.br
Ceará GIFABFO gifabfo@caixa.gov.br
Ceará REFABJN refabjn@caixa.gov.br
Distrito Federal REFABBR refabbr@caixa.gov.br
Espírito Santo REFABVT refabvt@caixa.gov.br
Goiás GIFABGO gifabgo@caixa.gov.br
Maranhão GIFABSL gifabsl@caixa.gov.br
Maranhão REFABIP refabip@caixa.gov.br
Mato Grosso REFABCB gifabcb@caixa.gov.br
Mato Grosso do Sul REFABCG refabcg@caixa.gov.br
Minas Gerais GIFABBH gifabbh@caixa.gov.br
Minas Gerais REFABGV refabgv@caixa.gov.br
Minas Gerais REFABJF refabjf@caixa.gov.br
Minas Gerais REFABMO refabmo@caixa.gov.br
Pará GIFABB gifabbe@caixa.gov.br
Paraíba REFABJP refabjp@caixa.gov.br
Paraná GIFABCT gifabct@caixa.gov.br
Pernambuco GIFABRE gifabre@caixa.gov.br
Pernambuco REFABLI refabli@caixa.gov.br
Piauí REFABTE refabte@caixa.gov.br
Rio de Janeiro GIFABRJ gifabrj@caixa.gov.br
Rio Grande do Norte REFABNA refabna@caixa.gov.br
Rio Grande do Sul GIFABPO gifabpo@caixa.gov.br
Rondônia REFABPV refabpv@caixa.gov.br
Roraima REFABBV refabbv@caixa.gov.br
Santa Catarina REFABFL refabfl@caixa.gov.br
São Paulo GIFABSP gifabsp@caixa.gov.br
São Paulo REFABBU gifabsp@caixa.gov.br
São Paulo REFABCP gifabsp@caixa.gov.br
Sergipe REFABAJ refabaj@caixa.gov.br
Tocantins REFABPM refabpm@caixa.gov.br

  • Ao receber e-mail com essa solicitação, a GIFAB excluirá o e-mail informado.



EXCLUSÃO LÓGICA DE CADASTROS
A CAIXA realizou, no último fim de semana (9 e 10 de setembro), a exclusão do Cadastro Único de famílias cadastradas nas seguintes situações:
  • Famílias com dados desatualizados que atualizaram pela última vez seus cadastros há mais de 48 meses. Essa exclusão atingiu mais de 1,2 milhão cadastros; e
  • Famílias incluídas no processo de Averiguação Cadastral 2016, que deveriam ter atualizado seus dados conforme previsão da Instrução Operacional nº 79, de 29 de abril de 2016. Essa exclusão atingiu mais de 1,6 milhão de cadastros.
É a primeira vez que a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) exclui cadastros de famílias da Averiguação Cadastral. Trata-se de uma medida que visa a impedir que famílias com inconsistência cadastral possam ser beneficiárias de políticas sociais, já que elas não atualizaram seus cadastros após a convocação.

A base de dados utilizada pela Senarc como limite para atualização das famílias da Averiguação Cadastral de 2016 foi a de julho de 2017. Assim, todas as famílias que estavam na Averiguação Cadastral de 2016 e não atualizaram seus dados até julho de 2017 tiveram seus cadastros excluídos.

A exclusão lógica é o procedimento que faz com que o cadastro altere seu estado cadastral para “excluído”. Quando é efetuada a pedido da Senarc, constará o motivo “Averiguação Cadastral” ou “Exclusão Lote MDS”, e no CPF do operador constará a informação “Exclusão realizada pelo sistema”.

A lista de famílias excluídas por município será disponibilizada no SigPBF até a próxima semana. Caso necessário, famílias nessa situação deverão ser recadastradas pelo município.

SISTEMA DE CADASTRO ÚNICO ESTARÁ INDISPONÍVEL
A Senarc informa que nos dias 16 (sábado) e 17 (domingo), o Sistema de Cadastro Único ficará indisponível para realização de procedimento operacional a ser realizado pela CAIXA. A partir de segunda-feira (18), o sistema estará funcionando normalmente.

Preenchimento do Censo Suas 2017 está aberto
Gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais já podem preencher e enviar os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2017. O prazo para o preenchimento começou nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 1º de dezembro. Realizado anualmente, o levantamento tem como objetivo monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o país.

Preenchimento – Para preencher o censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas. Os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do CadSuas. Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) por meio do chat, telefone 0800-707-2003 ou e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br

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Anote na agenda

14 e 15 de setembro
Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe


17 a 19 de setembro
Conferência Estadual de Assistência Social da Paraíba


20 a 21 de setembro
Conferência Estadual de Assistência Social de Roraima


20 a 21 de setembro
Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul


26 a 27 de setembro
Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas


27 a 29 de setembro
Conferência Estadual de Assistência Social do Amapá


30 de setembro
Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a comprovação dos gastos com recursos do IGD-PBF aplicados em 2016


18 a 21 de setembro
Oficinas dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Sudeste, em Vitória (ES)


31 de outubro
Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a deliberação feita pelo Conselho de Assistência Social (CAS) sobre a prestação de contas do IGD-PBF 2016 do respectivo Estado ou município


16 a 19 de outubro
Oficinas dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Norte, em Manaus (AM)


6 a 9 de novembro
Oficinas dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Nordeste, em Maceió (AL)




PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.



Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social