Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente "clique aqui"
Informe Auxílio e Cadastro nº 832  • 14 de Abril de 2022               

Novo aplicativo do Cadastro Único também traz vantagens para as gestões municipais

O Programa de Modernização do Cadastro Único teve início com o lançamento do novo aplicativo do Cadastro Único, no dia 30 de março, que, em pouco mais de uma semana, já teve mais de 600 mil downloads. O app traz algumas vantagens para auxiliar no atendimento das gestões municipais, como por exemplo a consulta aos dados do Cadastro Único de maneira completa ou simplificada e a emissão do comprovante de cadastramento, que reflete dados inseridos no Cadastro Único até o dia anterior.

Outra inovação trazida pelo aplicativo é a integração com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne dados de remuneração de trabalho e de benefícios previdenciários, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e seguro-desemprego ou defeso.

Assim, quando a família finaliza e envia o pré-cadastro, caso seja identificada renda para alguma pessoa desse núcleo no CNIS, essa renda é enviada diretamente para o Sistema de Cadastro Único e poderá ser visualizada no Bloco 8, nos campos 8.05, 8.08 e 8.09. O entrevistador do Cadastro Único poderá confirmar esses dados junto ao Responsável Familiar e manter ou ajustar essa informação.

Receber esses dados atualizados diretamente do CNIS garante mais qualidade e fidedignidade para os dados do Cadastro Único e auxilia no processo de entrevista. No aplicativo, ao ser identificada uma renda para um ou mais integrantes da família após o envio do pré-cadastro, é exibida uma mensagem de aviso.

A Instrução Operacional nº 5/2021 - SE/SECAD/DECAU traz detalhamento desse processo e descreve também as funcionalidades do aplicativo e seu reflexo no Sistema de Cadastro Único.

É importante destacar que o Sistema de Cadastro Único permite a visualização dos pré-cadastros realizados via aplicativo do Cadastro Único, tanto na busca de famílias, como na aba FAMÍLIAS APP EM CADASTRAMENTO. Ainda é possível ver a informação de famílias que fizeram a atualização cadastral por confirmação no quadro “Dados da Família”.

Materiais instrucionais

Os gestores municipais e coordenadores estaduais do Cadastro Único podem acessar os materiais instrucionais sobre o novo aplicativo do Cadastro Único que foram disponibilizados pelo Ministério da Cidadania. Na página de capacitação EAD e também no canal YouTube do Ministério há quatro vídeos tutoriais que mostram como acessar o aplicativo, suas funcionalidades, como fazer o pré-cadastro e como atualizar os dados por confirmação.

Foi também produzida uma cartilha específica sobre o aplicativo, disponível no link.

Visitas técnicas

Da direita para esquerda: Anália Adriano, Chefe de Divisão do Cadastro Único de Recife, Tércio Brandão, Secretário Nacional do Cadastro Único, Ana Rita Suassuna, Secretária de Desenvolvimento Social de Recife, Bruna Bastos, Coordenadora do Departamento de Cadastro Único da Secad, Geruza Felizardo, Secretária Executiva de Assistência Social de Recife.

O Secretário Nacional do Cadastro Único, Tércio Brandão, acompanhado da Coordenadora de Gestão de Processos de Cadastramento, Bruna Bastos, fez uma visita técnica ao Recife/PE nessa terça-feira (12). A visita teve como objetivo conhecer a rede de atendimento do Cadastro Único local e falar do Programa de Modernização do Cadastro Único.

O Secretário foi recebido pela Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, e sua equipe.  Foram percorridos diversos equipamentos que fazem atendimento do Cadastro Único, como o CRAS Santo Amaro, a Central de Atendimento do Cadastro Único, e o CRAS Alto Santa Terezinha, que fica no COMPAZ Governador Eduardo Campos.

 

COMUNICADO

Sistema de Cadastro Único indisponível em 16 e 17 de abril

A Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD) informa que o Sistema de Cadastro Único ficará indisponível no próximo final de semana (16 e 17 de abril de 2022).

A indisponibilidade programada do Sistema de Cadastro Único ocorre mensalmente para a extração da cópia da base nacional, além de outras manutenções realizadas pela Caixa Econômica Federal (CAIXA).

16 e 17 de abril

Sistema de Cadastro Único estará indisponível para a extração da cópia da base nacional do Cadastro Único.

 
 

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito on-line, em tempo real, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/. 

 

Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário Nacional do Cadastro Único

Sr. Tércio Almir Brandão Santana
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Auxílio Brasil

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania

Sr. Àtila Brandão de Oliveira Júnior
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF

Fique atento a esta dica para melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de emails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Informe Auxílio Brasil
 na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania.


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR AUXÍLIO BRASIL INFORMA".