Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente "clique aqui"
Informe Auxílio e Cadastro nº 874  • 09 de Novembro de 2022               
 

Ministério da Cidadania inicia processo de Averiguação Cadastral Unipessoal

O processo de Averiguação Cadastral Unipessoal é voltado para famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e passa a valer neste mês de novembro.

Entra em curso o processo de Averiguação Cadastral das Famílias Unipessoais que tiveram cadastros incluídos ou atualizados, no Cadastro Único, entre novembro de 2021 a outubro de 2022, com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo. Os prazos, os procedimentos e as repercussões Programa Auxílio Brasil (PAB), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), estão detalhados na Instrução Normativa Conjunta nº 5/MC/SE/SECAD-SEDS/SENARC, de 4 de novembro de 2022 e Anexos.

No processo de Averiguação Cadastral Unipessoal foram utilizadas as bases de outubro de 2022 do Cadastro Único e do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC). O novo processo ocorre devido ao monitoramento realizado pelo Ministério da Cidadania, referente a inclusão e atualização de famílias no Cadastro Único por composição familiar. Foi observado um aumento gradativo do número de famílias unipessoais ao longo da história do Cadastro Único, que se intensificou após novembro/2021, passando de 8.929.623 milhões para 13.912.102 milhões em out/22.

Nesse sentido, o Ministério da Cidadania quer compreender o motivo pelo qual houve esse aumento significativo de registros unipessoais. É importante destacar que os públicos 7 e 8 da Focalização do PAB, previstos na Instrução Operacional nº 01/2022/SEDS/SENARC/MC, também estão inclusos no AVE UNI. As famílias dos Grupos Populacionais Tradicionais ou Específicos (GPTEs) que foram incluídas ou tiveram o cadastro atualizado com visita domiciliar entre novembro de 2021 e outubro de 2022, não fazem parte do processo AVE UNI.

Os gestores e entrevistadores devem apurar, seja por meio de visita domiciliar ou abordagem qualificada junto à família, para identificar se a família é realmente unipessoal ou não. Após o processo de apuração, a gestão municipal deverá responder ao questionário eletrônico Averiguação Cadastral Unipessoal, disponível no Anexo II desta Instrução Normativa, específico sobre essa ação, e que está disponibilizado no Portal Cadastro Único, a ser acessado conforme orientações contidas no Anexo III dessa Instrução Normativa. O questionário é conclusivo e atesta a convicção do servidor municipal quanto à família ser realmente unipessoal ou não.

As famílias incluídas em Averiguação Cadastral Unipessoal devem atualizar seus dados do Cadastro Único para evitar o cancelamento dos benefícios do PAB ou da TSEE ou serem excluídas do Cadastro Único. A exclusão do cadastro também pode ocasionar a perda de outros benefícios, inclusive do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Mais informações sobre o processo de Averiguação Unipessoal podem ser acessadas pela FAQ Gestor.

Questionário Eletrônico Averiguação Cadastral Unipessoal

O questionário eletrônico Averiguação Cadastral Unipessoal está disponível para acesso pelos operadores municipais no novo Portal Cadastro Único.

COMUNICADO

O Sistema de Cadastro Único indisponível no próximo fim de semana

Sábado e domingo, dias 12 e 13 de novembro de 2022, o Sistema de Cadastro Único estará indisponível para a extração da base nacional.  A partir de segunda-feira, dia 14 de novembro, o sistema retornará ao funcionamento normal.

12 e 13 de novembro

Sistema de Cadastro Único indisponível.

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito on-line, em tempo real, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/. 

 

Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário Nacional do Cadastro Único

Sr. Tércio Almir Brandão Santana
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Auxílio Brasil

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania

Sr. Valter José Ribeiro Pereira
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF

Fique atento a esta dica para melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de emails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Informe Auxílio Brasil
 na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania.


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR AUXÍLIO BRASIL INFORMA".