Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº24 de 11 de setembro de 2019                                                        

Boletim das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi)
do Ministério da Cidadania. O objetivo do Sagi em Foco é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados
e ferramentas para avaliação de políticas do ministério.

Sagi capacita entrevistadores da
avaliação
de impacto do Criança Feliz

Pesquisa será realizada em 30 municípios e vai captar dados de 3,3 mil famílias que
participam do programa

Cerca de 70 entrevistadores foram capacitados pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania (Sagi/MC) para ir a campo captar informações sobre os impactos do Programa Criança Feliz. A capacitação teve duração de uma semana, entre os dias 2 e 6 de setembro, e ocorreu em Brasília.

Os 70 entrevistadores fazem parte das equipes das universidades federais do ABC (UFABC), da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), de Goiás (UFG), do Oeste do Pará (UFOP) e de Pernambuco (UFPE) – parceiras da pesquisa de avaliação de impacto do Programa Criança Feliz.

As oficinas realizadas envolveram temas sobre como a pesquisa foi elaborada, quais perguntas e procedimentos devem ser realizados para saber o nível do desenvolvimento infantil das crianças brasileiras e como o Criança Feliz tem contribuído para a melhoria de vida delas.

Política baseada em evidências

A avaliação de impacto do Programa Criança Feliz é a maior pesquisa experimental de avaliação de programas para a primeira infância do mundo e representa um marco para as políticas públicas brasileiras. De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Vinícius Botelho, a análise demonstra a importância de se ter evidências científicas para basearem as ações futuras de governo.

Após a capacitação dos entrevistadores, o próximo passo da pesquisa é a visitação aos beneficiários. Cerca de 3.300 famílias, distribuídas em 30 municípios dos estados de Goiás, São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco e Pará serão visitadas para saber quais os resultados que o programa de desenvolvimento infantil tem gerado na vida delas.

Esta será a primeira de três rodadas de avaliação envolvendo famílias incluídas ou não no programa. “A partir da primeira rodada de avaliação, saberemos como o Criança Feliz está fazendo para mudar essa realidade. Essa é uma avaliação que não só nos dará o impacto do programa, mas também vai nos permitir mapear quais as características do programa que ajudaram neste impacto”, ressaltou o secretário Botelho.



Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento:

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail




Edições anteriores:
  • Informe nº23
    Cidadania e IBGE firmam parceria para melhorar a qualidade das informações sociais do Cadastro Único
  • Informe nº22
    Chamada pública recebe estudos para compor Banco de Pesquisas de Cidadania

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informa@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".