Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº 2 de 16 de maio de 2018                                                               


Boletim mensal das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo do Sagi em Foco é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados e ferramentas para avaliação de políticas sociais do MDS.


 
Foto: Rafael Zart/MDS

Evento ocorrido em outubro de 2017 com o debatedor Ricardo Paes de Barros


A judicialização de políticas públicas é o tema do próximo Sexta com Debate, que ocorre dia 25 de maio. Será apresentado o fenômeno da judicialização, suas diversas abordagens e a busca por uma melhor compreensão sobre sua complexidade. Debatedores: Júlia Ximenes (IDP) e Nilo Luiz Saccaro (Ipea). Horário: 10h. Local: Auditório da Sagi, Esplanada dos Ministérios, Bloco A.



  Ferramentas da Sagi
Disponibilização da base do Cadastro Único com marcação do Bolsa Família
Para fomentar a realização de pesquisas sobre as políticas sociais, o MDS está disponibilizando desde abril a base de dados do Cadastro Único com marcação dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). As bases de dezembro de 2014 a dezembro de 2017 já estão disponíveis para download no Portal da Sagi. Na próxima quarta-feira, 23 de maio, também serão publicados os dados de dezembro de 2013 e dezembro de 2012. A iniciativa faz parte da agenda do MDS de transparência e estímulo à pesquisa independente sobre as políticas de desenvolvimento social.

  Tab Social - Tabulador de Microdados

A página Tab Social reúne um conjunto de aplicativos que produzem tabulações simples e cruzadas a partir das principais bases de microdados do MDS. Essa ferramenta é estruturada por meio de três tipos de tabuladores: Pesquisas e estudos, TabSuas e TabCad.




Fique atento às datas de inscrições dos cursos.

Sistema de Condicionalidades (Sicon) do Programa Bolsa Família

Estão abertas as inscrições para o curso sobre o Sicon. As aulas apresentam a ferramenta utilizada pelos gestores do Bolsa Família que integra as informações de acompanhamento das condicionalidades de saúde e educação. Pessoas interessadas em conhecer melhor o Sicon  podem participar, porém o acesso ao sistema é restrito apenas a usuários autorizados.


  

Introdução ao Sistema de Benefícios ao Cidadãos (Sibec)

Também está disponível no portal Ead do MDS o curso de Introdução ao Sistema de Benefícios ao Cidadão. O objetivo é apresentar o Sistema de Gestão de Benefícios (Sibec), que permite à gestão municipal executar atividades relacionadas à gestão e administração de benefícios, bem como obter acesso às informações dos beneficiários.


  



PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social