Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº 1 de 18 de abril de 2018                                                               


Sagi lança boletim mensal

Esta é a primeira edição do SAGI em foco, boletim lançado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo do informativo é atualizar pesquisadores sobre as principais atividades da secretaria, servindo como mecanismo de transparência na disponibilização de pesquisas, microdados, publicações, eventos, cursos e ferramentas para avaliação de políticas sociais do MDS.  


 
Foto: Rafael Zart/MDS

MDS lança Caderno de Estudos nº 29 - Desenvolvimento Social em Debate


O Caderno de Estudos é uma publicação da Sagi para divulgar pesquisas e subsidiar discussões sobre políticas sociais. Desde 2005, já foram distribuídos mais de 95 mil volumes, com participação de mais de 1.200 colaboradores. Lançada no dia 29 de março, a publicação nº 29 apresenta os seguintes destaques:
Grupo de Trabalho do BPC; Avaliação sobre o Mediotec no DF; Pesquisa de Qualidade do Cadastro Único; e Entrevista sobre Microcrédito Produtivo Orientado.





  
  Caderno de Estudos nº 28 traz nova linha editorial

Confira neste volume os temas:

•    Por que e como fazer avaliação de impacto de programas sociais
•    Microcrédito para famílias de baixa renda
•    Experiências nos programas sociais de primeira infância
•    Entrevista sobre a necessidade de se fazer políticas "com" - e não "para" - povos e comunidades tradicionais

  



Fique atento! As inscrições desses cursos estão disponíveis até 20/04/2018.
 

IGD-M - Teoria e Prática
 


Curso mostra como o Índice de Gestão Descentralizada Municipal pode contribuir para a melhoria das atividades relacionadas ao Bolsa Família e ao Cadastro Único no município.


  
 

Fiscalização do Recebimento Indevido de Benefícios

Curso oferece noções gerais sobre a fiscalização de ações públicas e o fluxo do procedimento administrativo de fiscalização do programa Bolsa Família.


  

 
  Catálogo de ferramentas da SAGI
 

Mapa de Oportunidades e de Serviços Públicos (Mops)
 

O Mops é um portal que reúne informações de diferentes fontes sobre a disponibilidade de serviços, equipamentos públicos e programas, além de  oportunidades de inclusão produtiva.

  
 

Microdados desidentificados são disponibilizados

A Sagi disponibiliza a série histórica dos microdados amostrais desidentificados do Cadastro Único, com dados de 2012 a 2016, em formato texto (.CSV) para utilização em aplicativos estatísticos.

  
 

 
  Anote na agenda
27/04 – Sexta com Debate. Tema: Empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social no Brasil. Debatedor: Marcelo de Souza Santos. Horário: 10h. Local: Auditório térreo do MDS, Esplanada dos Ministérios, Bloco A.


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social