Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
              Informe Nº 22 • 4 de dezembro de 2017                                            


Evento realizado em Brasília reúne oportunidades de negócios para agricultores familiares

 
Foto: Clarice Castro/MDS


Vender para o governo era uma tarefa difícil para os agricultores familiares. Com a modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), essa realidade mudou. Eles têm a oportunidade de comercializar – de forma segura e ágil – seus produtos para órgãos públicos. A legislação determina que pelo menos 30% dos alimentos comprados pelos órgãos federais venham da agricultura familiar.

 
 
 

Compras da agricultura familiar são tema de oficina durante
    Fomenta Nacional

As oportunidades e desafios das compras de alimentos da agricultura familiar realizada pelos órgãos públicos foram tema da oficina realizada no primeiro dia do Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta), em Brasília.

O evento contou com palestras ministradas por Hétel Leepkaln dos Santos, coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e por Maria Zenádia Brito de França, coordenadora de licitação do Ministério da Defesa. Elas abordaram as compras de alimentos para atendimentos dos órgãos da União.

Já Lúcio Flávio, da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, apresentou o programa estadual de aquisições de alimentos. Na ocasião, Klécio José dos Santos, diretor presidente da Cooperativa Pindorama, Edna de Cássia Carmélio, representante da cooperativa no Distrito Federal, e Anair da Silva, presidente dos trabalhadores rurais da agricultura familiar da fazenda Chapadinha, contaram suas experiências nesta modalidade de compras.

Hétel dos Santos explicou a estratégia de compras de alimentos para a agricultura familiar com dispensa de procedimentos licitatórios para órgãos públicos. “É importante compartilhar como o governo federal trata esta agenda. As políticas públicas de compras da agricultura familiar buscam fortalecer a segurança alimentar e nutricional, bem como a economia local, uma vez que essa produção é a grande responsável pelos alimentos que estão na mesa dos brasileiros diariamente”.

Ela aproveitou a oportunidade para contextualizar sobre legislação e destacar a presença de diversos representantes de cooperativas e associações participantes da oficina e do Fomenta.

MDS participa de encerramento das atividades deste ano do Profesp

O encerramento das atividades e do ano letivo para os jovens que integram o Programa Forças no Esporte (Profesp) foi promovido na Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército (Asseb), em Brasília, no dia 27 de novembro.

O programa é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social.

A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da prática de atividades esportivas, complementares, educacionais e de lazer, possibilitando a formação da cidadania e a melhoria de qualidade de vida.

Durante a solenidade, Ester do Nascimento, estudante da Escola Classe n°1 do Paranoá, destacou a importância da iniciativa na sua formação. A jovem de 10 anos participa do Profesp há dois e explicou que se sente segura na iniciativa, onde pode participar de diversas atividades e conciliá-las com os estudos. Na ocasião, ela agradeceu a todos que colaboram para que isso seja possível.

Hétel Leepkaln dos Santos, coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ressaltou a alegria que o órgão tem de poder participar e ser parceiro da iniciativa que contribuiu para a formação de jovens brasileiros. “Estamos honrados de estar nesta data celebrando com todos os resultados do Profesp. Apesar dos grandes desafios enfrentados por cada parceiro neste ano, temos orgulho de saber que alimentos produzidos por pequenos agricultores estão sendo consumidos por crianças e adolescentes do Brasil”. O MDS é responsável pelos recursos para a compra dos alimentos, que precisa ser todo oriundo da agricultura familiar para atendimento das refeições dos jovens que participam do Programa Forças no Esporte.

Segundo o almirante Paulo Martino Zuccaro, diretor do departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, que gerencia o programa, o apoio do MDS é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Vamos fazer de tudo para aumentar o número de jovens atendidos por todo o país”, destacou.

No evento, colaboradores voluntários receberam o Diploma de Destaque 2017 do Profesp. Crianças que participam do programa fizeram apresentações de judô, capoeira, dança artística e música. Além disso, a equipe da cozinha, responsável pelo preparo das refeições diárias, motoristas dos ônibus que levam as crianças, professores monitores e coordenadores também foram homenageados.

MDS participa do Fomenta RO

No dia 30/11, a coordenadora Claudia de Paula participou do Fomenta RO, promovido pelo Sebrae/RO em Porto Velho. As compras da agricultura familiar, pela modalidade Compra Institucional do PAA, foram tema de palestra dela durante o Encontro Nacional de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. Participaram 150 pessoas.

Equipe técnica do MDS participa de seminário no TCU

No dia 23 de novembro, representantes da coordenação-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) participaram do seminário “Diálogo público: governança e gestão de contratações”. Promovido pelo Tribunal de Contas da União, em Brasília, o evento teve na programação palestras sobre o controle externo das aquisições, ampliação de penalidades contratuais e gestão de compras.
Foto: Rafael Zart/MDS

MDS e Esaf promovem oficina de capacitação para áreas de licitações e contratos

Oficina Compras de Alimentos Agricultura Familiar, realizada em Brasília, tem como foco capacitar técnicos da área de licitações e contratos dos órgãos da União para comprar por meio da modalidade Compra Institucional do PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

 
Foto: Ana Nascimento/MDS

Compra Institucional abre mercado para agricultores familiares de Rondônia

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está abrindo um mercado importante para os agricultores familiares de Rondônia. Por meio da modalidade Compra Institucional, os produtores da região estão se organizando para comercializar para os órgãos públicos do governo federal.




 
Anote na agenda
07/12 – Campo Grande/MS: Comando Militar do Oeste e MDS promovem encontro de orientação para a área de Licitações e Contratos das Unidades do Exército dos estados do MT e MS em apoio as aquisições de alimentos da agricultura familiar inserida no Programa Forças no Esporte.

LOCAL: Auditório do Comando Militar do Oeste, às 9h

O evento é aberto para cooperativas e gestores convidados. Interessados deverão comunicar o MDS pelo e-mail: paacomprainstituciona@mds.gov.br ou pelo telefone 61 20301185.


CHAMADA ABERTAS
ATENÇÃO:

Os editais estão disponíveis nos seguintes links:

Portal de Compras da Agricultura Familiar - www.comprasagriculturafamiliar.gov.br
Sistema Oportunidades - www.mda.gov.br/sitemda/oportunidades

CHAMADAS PAA-CI
Bahia - BA

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA EM SALVADOR
Data de Encerramento: 06/12/2017 até as 10:00hs

Piauí – PI

EXÉRCITO BRASILEIRO 2º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO (BATALHÃO HERÓIS DO JENIPAPO)
Data de Encerramento: 07/12

Rio de Janeiro - RJ

CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO RIO DE JANEIRO
Data de Encerramento: 06/12/2017 até as 10:00hs

Rio Grande do Sul – RS

3º BATALHÃO DE SUPRIMENTO
Data de Encerramento: 07/12/2017 até as 08h30

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA EM RIO GRANDE -
Data de Encerramento: 07/12

Rio Grande do Norte - RN

Centro de Intendência da Marinha em Natal
Data de Encerramento: 14/12/2017 até as 09:00hs


CHAMADAS PPAIS
Estado: São Paulo – SP

PENITENCIÁRIA DE RIBEIRÃO PRETO
Data de Encerramento: 05/12/2017, das 8:00h as 16:00h e 06/12/2017, das 8:00h as 9:00h

PENITENCIÁRIA II DE GUAREÍ
Data de Encerramento: 05/12/2017, até as 9:00h

PENITENCIÁRIA III DE HORTOLÂNDIA
Data de Encerramento: 06/12/2017, das 09:00h as 16:00h e 07/12/2017, até as 09:00h

CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA " DR. EDUARDO DE OLIVEIRA VIANA " DE BAURU
Data de Encerramento: 07/12/2017, das 08:00h as 16:00h e 08/12/2017, das 08:00 as 09:00h

PENITENCIÁRIA I "DR. WALTER FARIA PEREIRA DE QUEIROZ" DE PIRAJUÍ
Data de Encerramento: 18/12/2017, das 08:00h as 16:00h e 19/12/2017, das 08:00h as 09:00h

 

CHAMADAS PNAE
Estado: Espírito Santo - ES

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ
Por prazo indeterminado

Minas Gerais – MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DOURADA
Data de Encerramento: 30/12/2017

Paraná - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO PARANÁ – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Por prazo indeterminado

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS
Por prazo indeterminado

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA
Data de Encerramento: 18/12/2017

Paraíba - PB

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA
Prazo: até dezembro de 2017

Rio de Janeiro - RJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Data de Encerramento: 20/12/2017 até as 16:00

São Paulo – SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE DUARTINA
Data de Encerramento: 05/12/2017, até as 14:00h

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE RIO CLARO
Data de Encerramento: 05/12/2017, até as 9:00h

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO/COORDENADORIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Data de Encerramento: 06/12/2017, até as 16:00h

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURINHOS
Data de Encerramento: 07/12/2017, até as 9:00h

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUCATU
Data de Encerramento: 11/12/17 até as 9:00h

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRADÓPOLIS
Data de Encerramento: 12/12/2017, até as 09:00h

Santa Catarina – SC

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORQUILHINHA
Data de Encerramento: 06/12/2017, até as 10:45h

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO
Data de Encerramento: 12/12/2017, até as 9:00h

ATENÇÃO: Os interessados poderão ver os editais no portal eletrônico:
www.comprasagriculturafamiliar.gov.br
Tel.: (61) 2030-1185 CGDIA/ SESAN/MDS


Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR PAA-CI".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social