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                Informe do dia 13 de novembro de 2018                                                          


Foto: Rafael Zart/MDS    



Mais de 500 veículos da Assistência Social são entregues para municípios

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, entregaram, no dia 6 de novembro, em Brasília, 321 carros e 208 micro-ônibus para municípios de todas as regiões do país. Com o investimento total de R$ 72,9 milhões, a ação busca ampliar o atendimento às famílias em vulnerabilidade social que integram a Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As 456 cidades contempladas atendem cerca de 9 milhões de pessoas.

Na ocasião, Michel Temer ressaltou que, em apenas dois anos, sua equipe trabalhou muito para atender as famílias que realmente mais precisam, em especial na área de Assistência Social. Segundo ele, a entrega dos veículos representa um dos objetivos principais do governo que é fortalecer Estados e municípios. “A iniciativa é um grande avanço para o Sistema Único de Assistência Social, porque ele tem agora um meio para desempenhar as atividades junto à população”, afirmou.

Para o ministro Alberto Beltrame, o MOB-Suas – como são chamados os carros e os micro-ônibus da Assistência Social – vai proporcionar mais mobilidade aos usuários e às equipes multidisciplinares, melhorando o atendimento à população. “A ação permite a ampliação da acessibilidade e do transporte tanto para pessoas idosas, com deficiência e usuários em geral, quanto para as equipes que trabalham na ponta e nos centros de assistência social, que estão na linha de frente da batalha contra a pobreza”, explicou.

 


Aquisição

O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada, por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem a população. Os carros são do modelo Air Cross, da Citröen, com capacidade para cinco pessoas e micro-ônibus da Volkswagen, com capacidade para 23 adultos.

A partir de agora, o MDS disponibilizará a adesão à Ata de Registro de Preços para os municípios que não foram incluídos nessa aquisição e que possuam recursos financeiros disponíveis para a obtenção dos veículos. O prazo para adesão é de um ano.

Portaria - O ministro Alberto Beltrame assinou ainda portarias que atualizam a relação padronizada de itens que podem ser adquiridos para estruturação da rede socioassistencial e autorizam o uso de recursos repassados aos fundos estaduais e municipais para compra de equipamentos e materiais permanentes. Antes, os recursos só poderiam ser utilizados para manutenção dos serviços prestados nas unidades da Assistência Social.

Portaria Nº 2.600: Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social - MOB-SUAS

Portaria Nº 2.601: Uso dos recursos transferidos fundo a fundo pelo MDS para o incremento temporário e a estruturação da Rede SUAS

Portaria Nº 2.604: Torna pública a relação de municípios aptos a receberem veículos padronizados do Suas, no exercício de 2018 e dá outras providências

 

MDS aprimora comunicação com beneficiários do BPC

Foto: Rafael Zart/MDS



O MDS identificou, em cruzamento de base de dados, 155.496 beneficiários que estariam recebendo de forma irregular o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A possibilidade de o cidadão ser informado da situação irregular de seu benefício por meio da rede bancária foi a grande inovação trazida pela Portaria Conjunta MDS/INSS nº 3, de 21 de setembro de 2018. O objetivo da norma é tornar a comunicação com os beneficiários mais ágil, transparente e eficiente.

Na regra antiga, caso houvesse suspeita de irregularidade, o órgão deveria encaminhar carta ao beneficiário com registro de recebimento e, caso ele não se manifestasse em sua defesa, era necessário publicar Edital de Convocação.

Como a comunicação pela rede bancária ainda é novidade, buscando facilitar a manifestação dos beneficiários, representante legal ou procurador, neste primeiro momento, o MDS também enviou as cartas com aviso de recebimento. As correspondências contêm um formulário de defesa para que os beneficiários prestem os esclarecimentos necessários sobre a situação detectada. Essa manifestação precisa  ser feita em até 10 dias contados da data do recebimento da correspondência.

O beneficiário deve entregar o formulário preenchido em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - agendando o atendimento pelo telefone 135 - ou apresentar sua defesa por meio do canal “Meu INSS” (www.meu.inss.gov.br).

Se o beneficiário não responder à notificação enviada, o valor do benefício será bloqueado. Isso significa que o dinheiro continua a ser disponibilizado na rede bancária, mas não poderá ser movimentado pelo beneficiário, que terá até 30 dias, a contar da data do bloqueio, para entrar em contato com o INSS e solicitar o desbloqueio do benefício. Por meio desse contato, o beneficiário terá ciência da suspeita de irregularidade e agendará junto ao INSS uma data para apresentação da sua defesa.
 
As declarações e documentos apresentados pelo beneficiário notificado serão analisados em conjunto com as informações do Cadastro Único. Caso a defesa seja apresentada fora do prazo ou ainda considerada insuficiente, o benefício poderá ser suspenso.  A suspensão significa que os valores do benefício não são mais enviados à rede bancária.


Inclusão cadastral
 

A inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é obrigatória para as pessoas que recebem o BPC. Porém, mais de 1,7 milhão de beneficiários ainda não fizeram o cadastramento. Para se registrar, eles devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com documentos pessoais, como CPF, identidade e comprovante de residência. O registro também pode ser feito pelo responsável familiar. O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até R$ 238 por pessoa.

 

Foto: Mauro Vieira/MDS


Progredir oferece cursos gratuitos de qualificação

O Plano Progredir é uma iniciativa do governo federal que promove ações voltadas para a inclusão no mercado de trabalho das pessoas inscritas no Cadastro Único, oferecendo cursos de qualificação profissional e aumentando as oportunidades de emprego e renda.   

No Portal Progredir há, atualmente, mais de 190 cursos gratuitos, presenciais e a distância (EaD), com inscrições abertas em diversas áreas do conhecimento. Além disso, os interessados podem criar o próprio currículo e se candidatar a vagas de emprego. Estão disponíveis mais de 9 mil oportunidades de trabalho, viabilizadas pelas entidades que integram a Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social.

Você que é da rede socioassistencial faça seu cadastro e mobilize o público do seu município para se cadastrar também! É fácil, rápido e gratuito. Acesse http://www.mds.gov.br/progredir%20 e confira as oportunidades.

Para saber mais sobre o Progredir, acesse o link acima, envie uma mensagem por meio do formulário eletrônico do MDS, disponível em http://fale.mdsvector.site:8080/formulario/  ou ligue para 0800 707 2003.

Foto: Clarice Castro/MDS


Seminário sensibiliza gestores municipais a receberem imigrantes venezuelanos

Gestores da Assistência Social de 10 municípios que demonstraram ao governo federal interesse em acolher imigrantes venezuelanos participaram de seminário na última quinta-feira (8), em Brasília. Coordenado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o evento discutiu de que forma os municípios podem participar do processo de interiorização dos imigrantes que chegam ao Brasil pela fronteira em Roraima, devido à crise humanitária na Venezuela.

Na ocasião, a assessora especial de Assuntos de Imigração do MDS, Niusarete Lima, destacou que a parceria com os municípios é essencial para o sucesso da Operação Acolhida. “É necessário informá-los da necessidade de uma ação conjunta, que o governo federal está preocupado e disponibilizando recursos, inclusive sobre as oportunidades para que o município também organize melhor sua rede local de Assistência. Precisamos pensar a questão do fluxo migratório como uma política de Estado e que é possível trabalharmos em uma grande rede”, explicou.



Interiorização

Até o momento, a Operação Acolhida realizou 16 etapas de transferências, com um total de 2.970 venezuelanos acolhidos em 23 municípios brasileiros dos seguintes Estados: Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.  

Essa articulação envolve 16 órgãos federais e diversas agências da ONU que atuam com migração, refúgio e temas correlatos, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


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#CriançaFeliz avança com mais de 400 mil bebês e gestantes acompanhados no país. Atualmente, o programa chega em 2.692 cidades e segue com o objetivo de desenvolver e mudar a realidade das crianças brasileiras por meio de visitas às famílias que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Saiba mais: https://goo.gl/CWzFQD

Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/

 
Anote na agenda
20 de novembro
  • Dia da Consciência Negra
21 de novembro
  • 168ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) da Assistência Social, em Brasília (DF)
7 de dezembro
  • 25 anos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)
11 e 12 de dezembro
  • Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em Recife (PE)


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


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Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social