Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
              Informe do dia 15 de setembro de 2017                                                


Foto: Divulgação/OIT    



Redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil pode inspirar outros países, diz OIT
Brasil participa de projeto piloto internacional para o monitoramento dos territórios com maior incidência de trabalho infantil; em reunião técnica, país compartilhou experiência de intersetorialidade

A identificação dos municípios brasileiros com maior vulnerabilidade e incidência de casos de trabalho infantil e o fortalecimento, de forma intersetorial, da gestão municipal no enfrentamento ao problema. O assunto foi destaque durante reunião técnica com representantes de sete países da América Latina e Caribe, em Brasília. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) participou até sexta-feira (15) do encontro, que reúne por dois dias gestores da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Jamaica, México e Peru para discutir os avanços das ações de combate ao trabalho infantil na região.

Conforme a coordenadora do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Maria Claudia Falcão, a experiência brasileira após a implementação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em 2013, pode inspirar outros países.

“O Brasil pode servir de inspiração de como atuar após a identificação dos territórios com maior incidência de trabalho infantil, uma vez que fortalece a gestão municipal para a implementação das políticas, de maneira intersetorial. A experiência mostra que não é possível a assistência social fazer tudo sozinha, sendo importante a parceria de áreas como saúde, educação, trabalho e direitos humanos”, afirmou.

De acordo com o secretário-adjunto de Assistência Social do MDS, Antônio Henriques, o governo brasileiro vem obtendo sucesso na área porque desenvolve ações fundamentadas em diversas bases de dados. O Brasil é um dos países que participam do projeto piloto da OIT Modelo Preditor, cujo objetivo é identificar territórios com maior vulnerabilidade na América Latina e Caribe. Segundo ele, participar do projeto ajuda a aprofundar a metodologia utilizada pelo PETI e a aprimorar o trabalho da assistência social.

“A parceria com a OIT é significativa porque nos auxilia em produzir diagnósticos regionais e, ao mesmo tempo, contribui para o Modelo Preditor, que a organização planeja implantar nos países da América Latina e Caribe”, destacou Henriques. “Com a ferramenta, estamos conseguindo visualizar que as nossas ações já estão dando resultados importantes. Ela também nos alerta para atuar em municípios diferentes”, completou. Atualmente, o governo federal financia o combate ao trabalho infantil em 957 municípios com maior incidência de casos, todos os Estados e o Distrito Federal.

Peti

Desde 2013, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) passou por um redesenho, visando ao desenvolvimento de ações estratégicas nas áreas de informação e mobilização; identificação; proteção, defesa e responsabilização; e monitoramento. Com a mudança, Estados e municípios com alta incidência de trabalho infantil passaram a contar com recursos federais para o apoio à gestão.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2014, mostram que o perfil do trabalho infantil no Brasil é formado por adolescentes maiores de 14 anos, que vivem no meio urbano, trabalham no comércio e em negócios familiares. À época, a maioria estava na escola.

Foto: Divulgação/CNAS

Processo conferencial

Durante a Reunião Trimestral do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os Conselhos Estaduais e Municipais de Assistência Social, foi informado que 99% dos Conselhos Municipais realizaram a conferência municipal. Agora em setembro começaram as plenárias estaduais. A participação de delegados, gestores municipais, técnicos e coordenadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos eventos é fundamental.


 
Foto: Patrick Grosner/MDS

Demonstrativo 2016

Segue até o dia 2 de outubro de 2017 o prazo para preenchimento de Estados e municípios do Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira. No documento, os gestores da assistência social fazem a prestação de contas dos recursos federais recebidos em 2016 por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O demonstrativo está disponível no Sistema de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suasweb).


 
“Dia D” - inserção no mundo do trabalho

No dia 29 de setembro, será realizado o “DIA D” – Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS. Essa é uma ação em parceria entre os ministérios do Trabalho, do Desenvolvimento Social (MDS), dos Direitos Humanos, da Saúde, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também de organizações não-governamentais que atuam na área da pessoa com deficiência.

O objetivo da mobilização é promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. As equipes de assistência social devem entrar em contato com a agência local do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para definir a programação do evento.

A assistência social tem um papel muito importante diante desse tema, pois além de mobilizar as pessoas, pode ampliar o debate sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, promover parcerias com instituições, universidades e outros órgãos, entre outras ações.

Exclusão lógica de cadastros

Foi realizada pela Caixa, nos dias 9 e 10 de setembro, a exclusão do Cadastro Único de famílias cadastradas nas seguintes situações:
  • Famílias com dados desatualizados que atualizaram pela última vez seus cadastros há mais de 48 meses. Essa exclusão atingiu mais de 1.2 milhão cadastros; e

  • Famílias incluídas no processo de Averiguação Cadastral 2016, que deveriam ter atualizado seus dados conforme previsão da Instrução Operacional nº 79, de 29 de abril de 2016. Essa exclusão atingiu mais de 1.6 milhão de cadastros.
É a primeira vez que a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) exclui cadastros de famílias da Averiguação Cadastral. Trata-se de uma medida para impedir que famílias com inconsistência cadastral possam ser beneficiárias de políticas sociais. Apesar de terem sido convocadas para atualizar suas informações, elas não o fizeram.

A base utilizada pela Senarc como limite para atualização das famílias da Averiguação Cadastral 2016 foi a de julho de 2017. Dessa forma, todas as famílias que estavam na Averiguação Cadastral de 2016 e não atualizaram seus dados até julho de 2017 tiveram seus cadastros excluídos.

A exclusão lógica é o procedimento que faz com que o cadastro altere seu estado cadastral para “excluído”. Quando é efetuada a pedido da Senarc, constará o motivo “Averiguação Cadastral” ou “Exclusão Lote MDS” e no CPF do operador constará a informação “Exclusão realizada pelo sistema”.

A lista de famílias excluídas por município será disponibilizada no SigPBF até a próxima semana.

Se necessário, famílias nessa situação devem ser recadastradas pelo município.

VOCÊ VIU NO FACEBOOK?
#Atenção O prazo para o preenchimento do Censo Suas 2017 começou nesta segunda-feira (11) e vai até dia 1º de dezembro. As primeiras unidades que devem responder o formulário são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência. Confira o cronograma completo: https://goo.gl/DSb936

Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/

 
Anote na agenda

18 a 21 de setembro
  • Oficinas dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Sudeste, em Vitória (ES)

  • 20 de setembro
  • Encontro Estadual dos Serviços de Acolhimento Familiar, em Curitiba (PR)

  • 20 e 21 de setembro
  • 258ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social, em Brasília

  • 20 e 21 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Roraima

  • 20 e 21 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul

  • 26 e 27 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas

  • 27 e 29 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social do Amapá



  • PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
     


    Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
    Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

    Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social