Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe do dia 08 de setembro de 2017                                                          


Foto: Mauro Vieira/MDS    



Preenchimento do Censo Suas 2017 começa nesta segunda-feira (11)

Gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais já podem preencher e enviar os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2017. O prazo para o preenchimento começou nesta segunda-feira (11). Realizado anualmente, o levantamento tem o objetivo de monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o país.

De acordo com o coordenador-geral da Vigilância Socioassistencial do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Marcos Antunes, o Censo Suas é uma importante ferramenta para coleta de dados e para a eficiência do sistema. “As informações servem para o planejamento de gestão e para tomadas de decisões estratégicas sobre como atendemos os usuários e em quais pontos e unidades será necessário, por exemplo, aplicar mais esforços”, explica.

Neste ano, a novidade é o formulário das Unidades de Acolhimento, responsáveis pelo Família Acolhedora – programa do governo federal que atende crianças e adolescentes. As famílias interessadas em participar e receber os jovens também precisam ser registradas no Cadastro Nacional do Suas (CadSuas). O objetivo é garantir informações mais fidedignas. Gestores e coordenadores devem ficar atentos, uma vez que o período de envio dos formulários das Unidades de Acolhimento e Acolhimento Familiar é de 9 de outubro a 1º de dezembro.

O prazo final para o preenchimento do Censo Suas 2017 é dia 1º de dezembro. O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência, de 11 de setembro a 10 de novembro.

CRONOGRAMA
Questionário Abertura Encerramento
Cras 11 de setembro 10 de novembro
Centro de Convivência
Creas 25 de setembro 17 de novembro
Centro POP
Centro DIA
Conselhos (Municipal e Estadual) 2 de outubro 1º de dezembro
Gestão Municipal
Gestão Estadual
Unidade de Acolhimento 9 de outubro 1º de dezembro
Acolhimento Familiar
Período de Retificação 4 de dezembro 8 de dezembro


Preenchimento – Para preencher o censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas. Os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do CadSuas. Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o MDS por meio do chat, telefone 0800-707-2003 ou e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br

‘Dia D’ aproxima empresas de pessoas com deficiências para inserção
    no mundo do trabalho

Para que pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenham oportunidades de emprego no mundo do trabalho formal, será realizada no dia 29 deste mês a 4º Edição do ‘Dia D’ - Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoa com Deficiência e dos Reabilitados do INSS em todo o país.

A data serve para aproximar empresas e pessoas com deficiência. A coordenadora-geral de ações intersetoriais da SNAS, Maria Valdênia de Souza, explica que rede do Suas tem o papel de orientar e mobilizar as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. “Muitas pessoas com deficiência acreditam que nem vão chegar ao estágio de trabalho, porque as barreiras são muito grandes. Com o apoio de instituições parceiras e da rede socioassistencial, elas podem alcançar uma posição no mercado de trabalho”, afirma.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) são responsáveis pelo processo de mobilização e de acolhimento do público-alvo, além da garantia de direitos.

Parceria

O Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoa com Deficiência e dos Reabilitados do INSS é uma parceria entre o Ministério do Trabalho, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério dos Direitos Humanos, o Ministério da Saúde, o INSS e também de organizações não governamentais que atuam na área da pessoa com deficiência.

 

Curso para gestores e técnicos

Como elaborar planos estaduais, distrital e municipais de segurança alimentar e nutricional? Para responder essa e outras questões, o MDS lançou o curso Orienta Plansan, treinamento na modalidade Ensino a Distância (EaD) com duração de 30 horas. Gestores, técnicos e representantes da sociedade civil podem fazer o curso até o dia 31 de outubro.


 
Foto: Ana Nascimento/MDS

Recurso do IGD-PBF

Estados e municípios têm até dia 30 de setembro para incluir no Sistema SuasWeb a prestação de contas de recursos financeiros recebidos pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD-PBF) em 2016. Já os Conselhos de Assistência Social (CAS) deverão informar se houve aprovação ou reprovação das contas apresentadas até o dia 31 de outubro.


 
Apoio técnico do FNAS

O próximo encontro de apoio técnico do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) está agendado para o dia 25 de setembro. Terão prioridade os entes que não participaram dos encontros anteriores. Além disso, a inscrição dos representantes de Estados e municípios que solicitaram participação nos encontros anteriores e que não compareceram só será confirmada se houver disponibilidade.

Durante o Apoio Técnico, os gestores recebem orientações do FNAS para execução de recursos e retirada de dúvidas relacionadas à execução orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para participar, Estados, municípios e o Distrito Federal deverão encaminhar um e-mail com a solicitação para apoiotecnico.fnas@mds.gov.br com dados como UF/município ou Estado; data solicitada; nome dos participantes; CPF; cargo/função e telefone para contato.

O apoio técnico ocorrerá no auditório do Edifício The Union, no Setor de Múltiplas Atividades Sul – SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1 – Guará, em Brasília.

Medidas Socioeducativas

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) se reuniram para tratar do aprimoramento do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto executadas nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Além da apresentação de dados sobre o serviço, foram discutidos o perfil dos psicólogos que atuam nessas unidades atendendo os adolescentes em cumprimento de medidas e a relação entre o Suas e o Judiciário.

A coordenadora-geral de Medidas Socioeducativas, Maria Yvelônia Barbosa, explica que a reunião permitiu uma aproximação maior entre a SNAS e o CFP. “Esse encontro foi essencial para a qualificação do trabalho técnico. O conselho é um parceiro estratégico na consolidação do Suas e no avanço do debate sobre Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade”.

Parceria com o Unicef

A SNAS vai trabalhar em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para fortalecer o Serviço de Proteção a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.

Segundo a coordenadora-geral de Medidas Socioeducativas, Maria Yvelônia Barbosa, o objetivo é aprimorar os dados sobre medidas de acordo com parâmetros internacionais. “Essa equalização dos indicadores permite uma melhor avaliação do serviço e o avanço do Brasil nessa temática”, destacou.

O Unicef desenvolve estratégias de proteção a adolescentes em situação de vulnerabilidade com mais de mil municípios. Os temas principais são a diminuição dos homicídios de adolescentes e jovens e a qualificação do meio aberto para os autores de atos infracionais.

VOCÊ VIU NO FACEBOOK?

O tema do #PapoSocial foi o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O secretário executivo do MDS, Alberto Beltrame, respondeu #AoVivo as dúvidas dos internautas.
Confira: https://goo.gl/hZSscJ

Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/

 
Anote na agenda

14 e 15 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe

  • 17 a 19 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social da Paraíba

  • 18 a 21 de setembro
  • Oficinas dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Sudeste, em Vitória (ES)

  • 20 de setembro
  • Encontro Estadual dos Serviços de Acolhimento Familiar, em Curitiba (PR)

  • 20 e 21 de setembro
  • 258ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social, em Brasília

  • 20 e 21 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Roraima

  • 20 e 21 de setembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul



  • PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
     


    Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
    Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

    Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social