Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
              Informe do dia 20 de outubro de 2017                                                


Foto: Divulgação/Mides   



SNAS debate políticas socioassistenciais em evento no Uruguai

A secretária nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho, participou de um painel durante a Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe na última quinta-feira (26). Realizada em Montevidéu, no Uruguai, a reunião contou com a participação das autoridades sociais de vários países da região. Na ocasião, foram debatidos os avanços e desafios para a superação da pobreza e a redução da desigualdade, além de sugestões para o fortalecimento das políticas na área social.

Em sua fala, a secretária destacou as ações promovidas pelo governo brasileiro por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com enfoque em direitos ao longo da vida. “Destacamos na atenção à primeira infância o programa Criança Feliz. Depois, na adolescência, a questão da erradicação do trabalho infantil e dos serviços de convivência. Já na juventude, destacamos o trabalho realizado com o programa Bolsa Aprendiz e o Plano Progredir, de inclusão produtiva”, explicou.

Durante o evento, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) apresentou um documento que aborda os desafios do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a importância das políticas sociais e a articulação entre as políticas de inclusão social e econômica.

Encontro - A Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe termina nesta sexta-feira (27). Ela é organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai (Mides) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Foto: Divulgação

Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti conscientiza sobre prevenção

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e demais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ofereceram atividades como gincanas, palestras, rodas de conversa e mutirões de limpeza para combater o mosquito Aedes aegypti. Ações em escolas e unidades de saúde também ocorreram durante toda a semana.


 
    

Plano Progredir: inscrições em cursos de qualificação são prorrogadas

As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir foram prorrogadas até o dia 3 de novembro. Nesta etapa serão ofertadas cerca de 870 mil vagas em mais de 50 cursos online do Pronatec Oferta Voluntária. Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ter mais de 15 anos de idade.



 

Atenção, gestores e trabalhadores do SUAS!
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) esclarece que não autoriza empresas ou instituições a realizarem transações financeiras em seu nome e tampouco cobra por cursos de capacitação ou quaisquer materiais oficiais.

Atualmente, o MDS coordena o Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS), cuja execução é compartilhada com os estados e o Distrito Federal. Os cursos são gratuitos e direcionados a trabalhadores, gestores e conselheiros do SUAS dos municípios. Para informações sobre disponibilidade de vagas, cronograma e cursos do Programa CapacitaSUAS, entre em contato diretamente com o órgão gestor de assistência social do estado ou do Distrito Federal. As informações referentes a este Programa são de responsabilidade exclusiva dos órgãos gestores de assistência social das esferas federal, estadual e do Distrito Federal.

Informamos ainda que outras ações de capacitação e formação propostas pelo MDS sempre são direcionadas aos interessados por meio oficial. Todas as informações sobre os serviços, projetos e programas do MDS estão disponíveis na página eletrônica do ministério: www.mds.gov.br.



Estados e municípios devem preencher o Censo SUAS até dia 10 de     novembro

Foto: Mauro Vieira/MDS
No próximo dia 10 de novembro, termina o prazo para que municípios e estados preencham as informações sobre os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência no Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas). O levantamento é aplicado todos os anos em uma atuação conjunta da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), do Ministério do Desenvolvimento Social.

Todos os questionários já estão disponíveis para preenchimento no site do MDS, na aba Assistência Social > Banner Censo Suas. A data de encerramento de cada tipo de unidade ou de serviço segue um cronograma.

De acordo com o coordenador-geral da Vigilância Socioassistencial do MDS, Marcos Maia, o cadastro dos dados é um importante instrumento de apoio para estados e municípios no planejamento e na melhoria da gestão das políticas sociais. “São informações que, lá no município, os gestores podem utilizar para basear suas decisões como um retrato de si mesmo, vendo como estão evoluindo. Possibilita também que eles comparem os dados com os outros lugares de todo o país”, afirma.

No Censo Suas, os gestores, coordenadores e conselheiros preenchem informações relacionadas à gestão e financiamento das ações, equipamentos, recursos humanos, serviços, e participação social das unidades públicas e da Rede Socioassistencial Privada. Marcos Maia ressalta a importância da transparência das informações apresentadas para a melhoria do Sistema Único de Assistência Social. “Quanto mais pessoas entenderem quantas unidades existem e como atendem, é melhor. A partir dessas informações elas podem cobrar seus direitos”, destaca.

Babaçulândia (TO) tem cerca de 12 mil habitantes e apenas um Centro de Referência da Assistência Social. Segundo a coordenadora do Suas no município, Estela Barros da Silva, o acompanhamento por meio do Censo tem ajudado a atual gestão. “As informações que precisamos sobre a quantidade de famílias no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e das crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estão lá. Dá para fazer uma comparação com as ações realizadas. Isso é bem esclarecedor no Censo”, considera a coordenadora.

Dúvidas sobre o Censo Suas 2017 podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-707-2003 ou pelo e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br.

O Ministério do Desenvolvimento Social também disponibilizou uma versão eletrônica do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) de 2015. É um panorama sobre a oferta de serviços da assistência social disponível em todo o país, com gráficos e informações para facilitar a leitura e a utilização dos dados levantados. As informações estão divididas em Gestão e Financiamento, Equipamentos, Recursos Humanos, Serviços e Participação Social. Além disso, os dados seguem a série histórica do Censo SUAS, possibilitando uma análise da evolução nos últimos anos.


VOCÊ VIU NO FACEBOOK?


 
O #ConsultaCidadão foi lançado há 5 meses para facilitar o acesso dos cidadãos as informações do #CadastroÚnico. Nele você encontra dados como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento, Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família, entre outros. Em breve, uma nova versão da ferramenta será lançada com novidades. Saiba mais: https://goo.gl/oxtHhq

Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/

 
Anote na agenda

30 e 31 de outubro
  • IV Encontro Nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
30 de outubro a 1º de novembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso, do Maranhão, de Santa Catarina e Goiás
31 de outubro a 1º de novembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte
6 a 8 de novembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul
8 e 9 de novembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social do Amazonas
8 a 10 de novembro
  • Conferência Estadual de Assistência Social da Bahia


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social