Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
              Informe do dia 06 de outubro de 2017                                                


Foto: Rafael Zart/MDS    



Osmar Terra garante continuidade dos serviços da assistência social

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, garantiu que o financiamento dos serviços e programas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) será mantido e reforçado. “Nenhum serviço será paralisado por falta de recursos. Todos estão garantidos”, ressaltou, na última quarta-feira (4), durante reunião da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na ocasião, Terra apontou que a peça orçamentária apresentada pelo governo federal é provisória. Segundo ele, uma nova proposta será repassada em breve. Além de tranquilizar os deputados, o ministro defendeu mais verbas para a área social.

“Queremos que a área de desenvolvimento social tenha um reforço, um apoio para um orçamento robusto, que dê prosseguimento às ações que estamos fazendo”, destacou, ao lembrar sua trajetória na vida pública e o seu compromisso com a área social.

O ministro assinalou ainda que o orçamento que será apresentado reforçará os programas já existentes, além de incentivar ações que possam garantir melhores oportunidades para a população mais vulnerável. “Vamos reforçar o sistema de proteção social, a rede socioassistencial e a rede de atendimento do INSS, além de trabalhar o programa de primeira infância, o Criança Feliz, e o Plano Progredir”, afirmou.

De acordo com o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, deputado federal Hiran Gonçalves, o debate foi o início de um caminho “para conquistar melhorias para o orçamento da assistência social, mesmo em tempos de crise financeira”. “O Brasil estava indo à falência porque não havia responsabilidade fiscal com os gastos públicos. Administrar é estabelecer prioridades. Vamos discutir o que é prioridade, o que é mais importante para a sociedade”, completou.

A reunião na Câmara dos Deputados teve ainda a presença de representantes de gestores municipais da assistência social.


Estão abertas as inscrições para o Pronatec

As inscrições para o 3º lote do Pronatec Oferta Voluntária Educação a Distância (EAD) estão abertas até o dia 22 de outubro. Serão ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC) cerca de 1 milhão de vagas em cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) Ensino a Distância (EAD). O Interlocutor Municipal do Pronatec terá a preferência de realizar a pré-matrícula dos candidatos, por meio do Sistec, até o dia 11 de outubro.

A partir de 12 de outubro, qualquer candidato poderá fazer a inscrição online no site http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. Os candidatos inscritos no Cadastro Único também poderão se inscrever nos cursos por meio do Portal Progredir: www.mds.gov.br/progredir.



Foto: Mauro Vieira/MDS

Programa Criança Feliz completa um ano

Mais de 40 mil pessoas contam hoje com o acompanhamento domiciliar do Criança Feliz. O programa está presente em 636 cidades de todas as regiões do país


 
Foto: Clarice Castro/MDS

Ações de apoio aos pequenos empreendedores

O governo federal lançou uma série de medidas de apoio às micro e pequenas empresas. Entre elas, está a reformulação do Portal do Empreendedor


 

União dialoga com Estados e municípios

Foto: Clarice Castro/MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) se reuniu na última terça-feira (3) com os presidentes dos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), em Brasília. O confinamento de serviços e ações da pasta e o aprimoramento da gestão foram alguns dos temas discutidos no encontro.

De acordo com a secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant, é necessário mobilizar governo federal, Estados e municípios para conquistar melhorias no Suas.

“Nós somos um Sistema Único de Assistência Social e devemos sempre estar juntos nas decisões. É um dever ético promover um diálogo com os Estados e municípios. Mesmo com ideologias aguçadas, devemos confiar e dialogar para chegarmos a um consenso”, destacou.

A secretária de Assistência Social de Piracicaba (SP), Eliete Nunes, disse estar confiante no apoio da União aos municípios para que seja possível melhorar o serviço ofertado à população. “É de suma importância estar aqui para entender como está sendo elaborado o orçamento neste momento de crise, para desfazer todas as dúvidas. Temos confiança de que os recursos serão mantidos e ampliados para termos avanços importantes nessa política”, afirmou



Censo Suas 2017

Gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais já podem preencher e enviar os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2017. O prazo para o preenchimento vai até 1º de dezembro. Realizado anualmente, o levantamento monitora as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o país.

Preenchimento – Para preencher o censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do CadSuas. Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o MDS por meio do chat, no telefone 0800-707-2003 ou e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br.

CRONOGRAMA
Questionário Abertura Encerramento
Cras 11 de setembro 10 de novembro
Centro de Convivência
Creas 25 de setembro 17 de novembro
Centro POP
Centro DIA
Conselhos (Municipal e Estadual) 2 de outubro 1º de dezembro
Gestão Municipal
Gestão Estadual
Unidade de Acolhimento 9 de outubro 1º de dezembro
Acolhimento Familiar
Período de Retificação 4 de dezembro 8 de dezembro


Relatórios das organizações no CNEAS

Com o intuito de facilitar a gestão da rede socioassistencial nos Estados e municípios, o Departamento da Rede Socioassistencial Privada do Suas disponibilizou relatórios no sistema com informações do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) sobre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Para conhecer a ferramenta, é preciso acessar o sistema aplicacoes.mds.gov.br/cneas com login e senha registrados no Sistema de Autorização e Autenticação (SAA) do MDS. Siga as etapas abaixo:

MENU >>> RELATÓRIOS >>> RELATÓRIO DE PREENCHIMENTO DO CADASTRO NACIONAL

São quatro tipos de relatórios:
  1. Quantitativo de entidades por UF/município
    Para saber a quantidade de entidades por município e/ou unidade federativa.
  2. Dados básicos das entidades
    Para saber o endereço das unidades, as ofertas socioassistenciais e os contatos (e-mail e telefone).
  3. Detalhamento de entidades por ofertas
    Traz dados sobre as ofertas (nível de proteção, serviço, endereço) e características dos usuários atendidos (faixa etária, público-alvo).
  4. Situação de preenchimento
    Para acompanhar a situação de preenchimento do CNEAS no seu Estado ou município, indica as seções pendentes.
O CNEAS é um instrumento de acompanhamento da rede socioassistencial nos territórios, de responsabilidade dos órgãos gestores municipais/DF.

É requisito para a celebração de parcerias com OSCs no âmbito da assistência social (Resolução CNAS nº 21/2016) e para o recebimento de transferências voluntárias do legislativo federal (Portaria MDS nº 130/2017). Para dúvidas ou apoio no preenchimento, escreva para o e-mail: redeprivadasuas@mds.gov.br.

VOCÊ VIU NO FACEBOOK?
O tema do #PapoSocial dessa semana foi o Plano Progredir, iniciativa do governo federal que irá promover a autonomia das famílias de baixa renda. O secretário de Inclusão Social e Produtiva do MDS, Vinícius Botelho, respondeu #AoVivo as perguntas enviadas pelo Facebook. Assista!

Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/

 
Anote na agenda

9 a 11 de outubro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais
9 a 11 de outubro
  • Conferência de Assistência Social do Distrito Federal
16 a 18 de outubro
  • Conferência Estadual de Assistência Social do Piauí
17 e 18 de outubro
  • Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco
17 e 18 de outubro
  • Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte
17 a 19 de outubro
  • Conferência Estadual de Assistência Social do Pará


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social