Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
              Informe do dia 17 de novembro de 2017                                                


Foto: Divulgação   



MDS oferece cursos de capacitação gratuitos para gestores e técnicos de assistência social

Para aperfeiçoar o atendimento e os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) oferece cursos em diversas áreas. Por meio do Programa Nacional de Capacitação do Suas (CapacitaSuas), mais de 36 mil gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social já participaram das formações, disponíveis nos Estados, municípios e Distrito Federal.

A meta para os próximos anos é atingir cerca de 115 mil profissionais. Ao todo, oito capacitações são disponibilizadas gratuitamente. O conteúdo é elaborado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

Atualmente, o CapacitaSUAS é a maior ação estratégica de gestão do trabalho direcionada à capacitação dos trabalhadores de assistência social no país. A qualificação permanente reflete diretamente em um melhor atendimento à população. “A capacitação auxilia esse trabalhador a refletir a sua prática, o seu cotidiano profissional. Além de dar um novo instrumento a esse profissional, o processo qualifica a prestação do serviço para o nosso público, que são os usuários da política”, explica a coordenadora substituta da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas, Eliana Teles do Carmo.

A contratação das instituições de ensino que irão ofertar os cursos é de responsabilidade dos Estados e do DF que, junto aos municípios, mobilizam os trabalhadores. “Além da Instituição de Ensino (IE) que é oficialmente contratada pelo Estado, os cursos ofertados pelo MDS não têm nenhuma intermediação de empresas ou terceiros. A gestão do programa é realizada de forma corresponsável entre os entes federados: governos federal, estadual e municipal”, afirma Carmo.

Os profissionais interessados nas capacitações devem procurar os coordenadores municipais e estaduais do Suas para obter informações sobre o calendário dos cursos.

Confira os cursos ofertados
  • Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas;
  • Atualização para Elaboração de Planos de Assistência Social;
  • Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas;
  • Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas;
  • Atualização sobre Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial;
  • Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria;
  • Atualização em Indicadores para diagnóstico e acompanhamento do Suas do Plano Brasil Sem Miséria;
  • Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Suas.

Foto: Rafael Zart/MDS

MDS promove oficina sobre o SCFV

Qual o papel da família e da comunidade no desenvolvimento integral da criança? Para discutir o tema e construir propostas para qualificar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o MDS reuniu, nesta semana, gestores estaduais e municipais, além de especialistas na área da primeira infância


 
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasil firma pacto pelo desenvolvimento infantil

O cuidado com a primeira infância tornou-se questão prioritária na agenda das políticas sociais dos países da América Latina e Caribe. Durante o Fórum Regional sobre a Primeira Infância, ocorrido em Bogotá, Osmar Terra também recebeu o reconhecimento do governo colombiano pela criação do Criança Feliz


 

Vídeos do SCFV
Compartilhe com o MDS as ações desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Envie até o dia 22 de novembro um vídeo das atividades e intervenções feitas nos grupos ou relatos de trabalhadores e usuários do SCFV.

Atenção, os vídeos devem ter entre 45 segundos e 1 minuto de duração e poderão ser no formato de “flashes”, “trailers” ou “clipes”, com sínteses das atividades desenvolvidas no serviço.

Os trabalhos serão exibidos pelo MDS ao longo da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 5 e 8 de dezembro. É válido esclarecer que os vídeos passarão por um processo de seleção que levará em conta a qualidade técnica (imagem e som). Após o evento, os vídeos estarão disponíveis no canal MDS no YouTube.

O material pode ser enviado para o scfv.videos@gmail.com.



Governo disponibiliza 447 mil vagas em qualificação profissional
O governo federal abriu uma nova oportunidade para que os beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único possam se qualificar profissionalmente por meio do Plano Progredir. As novas inscrições para os cursos de capacitação podem ser realizadas até o dia 30 de novembro.

São mais de 447 mil vagas em mais de 60 cursos ofertados pelo Pronatec Oferta Voluntária, por meio de uma parceria entre o MDS e o MEC.
Foto: Tamires Kopp

Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ter mais de 15 anos de idade. Os interessados devem se cadastrar no portal do MDS, no endereço www.mds.gov.br/progredir. Ao final do cadastro, já é possível fazer a pré-matrícula no curso escolhido. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail ao candidato.

A partir do dia 11 de dezembro, os selecionados já podem acessar o conteúdo dos cursos online. Eles terão até o fim de abril para concluir a capacitação. O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do MEC que conta com cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Plano Progredir

O Plano Progredir reúne qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho. Além dos cursos do Pronatec Oferta Voluntária, a estratégia contará com assistência técnica para autônomos, ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertados até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras, para fortalecer pequenos negócios.



Foto: Mauro Vieira/MDS

MDS apresenta ações do Progredir para governos estaduais

O secretário de Inclusão Social e Produtiva, Vinícius Botelho, explicou as ações do plano, destinadas a promover a autonomia das famílias de baixa renda, para os gestores estaduais


 
Foto: Mauro Vieira/MDS

Ministro Osmar Terra recebe representantes do McDonald’s e Microsoft

Durante encontros, Terra discutiu possíveis parcerias para o Plano Progredir, que reúne qualificação profissional e encaminhamento de beneficiários do Bolsa Família ao mundo do trabalho


 
Apoio Técnico do FNAS
Os próximos encontros de apoio técnico do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) estão agendados para os dias 12 e 13 de dezembro. Já a turma de janeiro de 2018 acontecerá nos dias 24 e 25. Terão prioridade os entes que não participaram dos encontros anteriores. Além disso, a inscrição dos representantes de Estados e municípios que solicitaram participação nos encontros anteriores e que não compareceram só será confirmada se houver disponibilidade.

Durante o apoio técnico, os gestores recebem orientações do FNAS para execução de recursos e retirada de dúvidas relacionadas à execução orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para participar, gestores dos Estados, municípios e o Distrito Federal deverão encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico apoiotecnico.fnas@mds.gov.br . A mensagem deve conter dados como UF/município ou Estado; data solicitada; nome dos participantes; CPF; cargo/função e telefone para contato.

Os encontros ocorrem no auditório do Edifício The Union, no Setor de Múltiplas Atividades Sul – SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1 – Guará, em Brasília.



Trabalho Infantil
Fruto da parceria entre o MDS e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as informações contidas nos Diagnósticos Intersetoriais Municipais sobre Trabalho infantil possibilitam um retrato individualizado dos dados locais sobre serviços, equipamentos, projetos, programas e as principais incidências de trabalho infantil do município. O objetivo é orientar o planejamento e a execução do redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Confira os documentos.



Marco Legal da Primeira Infância
As políticas públicas para a primeira infância serão tema de debate no V Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. O evento ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 22 de novembro, das 9h às 18h.

Com o tema “Avançando na Implementação da Lei 13.257/2016 com a integração das políticas públicas para a primeira infância", o debate contará com a presença de gestores federais, estaduais e municiais, além de parlamentares, educadores, pais e especialistas internacionais. Na ocasião, estarão presentes Lauren Hodge e Karen Turner, da Universidade de Queensland, na Austrália.

O seminário trará contribuições cientificas para a discussão dos programas, serviços e iniciativas voltadas à promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestão até os 6 anos.



VOCÊ VIU NO FACEBOOK?


 

#AssistênciaSocial Programa Emergencial de Ações Sociais para o Rio de Janeiro vai incentivar a participação de jovens em atividades esportivas, culturais, capacitação profissional e formação em tecnologia da informação para prevenir a violência no Estado. Conheça: https://goo.gl/9KcUU8
 
Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/

 
Anote na agenda

20 a 24 de novembro
  • Capacitação de Multiplicadores para utilização do Prontuário Suas, em Brasília
22 de novembro
  • 260ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social, em Brasília
22 de novembro
  • V Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância, em Brasília


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social