Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
              Informe do dia 10 de novembro de 2017                                                


Foto: Rafael Zart/MDS   



Ministro garante manutenção dos programas e serviços do Suas

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, garantiu na última quarta-feira (8) a manutenção dos programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A afirmação foi feita durante reunião com secretários de assistência social dos Estados e municípios.

“Acredito que a gente possa melhorar o orçamento. Temos a solidariedade do relator e do presidente da Comissão do Orçamento. O ministro do Planejamento, Diogo Oliveira, está disposto a nos ajudar”, declarou ele. Terra também reforçou a importância do papel dos secretários estaduais e municipais para o desenvolvimento social do país.

O grupo integra o Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Carminha Brant, também participou do encontro.

A presidente do Congemas, Vanda Anselmo, destacou que, mesmo com as boas notícias do ministro Osmar Terra, o trabalho ainda continua no Congresso Nacional. Para ela, “o diálogo foi franco”.

“O ministro nos tranquilizou, mas a gente sabe que a luta persiste ainda dentro do congresso. Vamos continuar o movimento junto à Frente de Defesa do Suas e à Comissão Mista de Orçamento. A gente espera que se concretize tudo que o ministro nos colocou aqui”.

Pronatec Oferta Voluntária: municípios devem indicar interlocutor para atuar     na pré-matrícula dos cursos
Para que o público mais vulnerável tenha acesso aos cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir, os gestores de assistência social devem indicar o interlocutor municipal do Pronatec. O representante escolhido visualizará, por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), todas as vagas disponíveis e realizará as pré-matrículas dos candidatos.

As novas vagas do Pronatec Oferta Voluntária em cursos de formação inicial e continuada, na modalidade ensino a distância (EaD), serão abertas no dia 14 deste mês. As aulas serão ministradas, pela internet, por instituições privadas de educação profissional e tecnológica. A meta é ampliar a oferta gratuita na área de qualificação profissional e fomentar as políticas de inclusão social e produtiva.

Contato direto - O interlocutor municipal do Pronatec terá contato direto com o MDS, recebendo informações e assessoramento técnico para atuar nessa atividade. Para atrair o público de baixa renda, além de ações de divulgação pela internet e redes sociais, ele também poderá utilizar outras ferramentas para anunciar a oferta das oportunidades, como a distribuição de panfletos, utilização de cartazes e carros de som.

O objetivo é atingir o maior número possível de candidatos de acordo com o perfil solicitado. A partir daí, os interessados devem se inscrever no link www.mds.gov.br/progredir ou procurar diretamente o interlocutor para efetivar a pré-matrícula que, nesta fase, deverá ser feita entre os dias 14 e 30 de novembro.

A prioridade são as famílias de baixa renda, especificamente pessoas inscritas no Cadastro Único, com mais de 15 anos e que procuram novas oportunidades de emprego e renda. O intuito é promover a autonomia dos beneficiários do Bolsa Família.




Foto: Rafael Zart/MDS

União libera R$ 7,5 milhões para agricultores familiares

O ministro Osmar Terra anunciou a liberação de R$ 7,5 milhões para a agricultura familiar em Alagoas (AL). Os recursos do PAA, serão utilizados para a compra do leite.


 
Foto: Ana Nascimento/MDS

MDS qualifica gestores para atendimento a povos tradicionais

Nesta semana, Maceió (AL) sediou a última capacitação regional do ano para discutir e avaliar as ações do Cadastro Único e Bolsa Família voltadas às comunidades


 

Vídeos do SCFV
Compartilhe com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) as ações desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Envie um vídeo das atividades e intervenções feitas nos grupos ou relatos de trabalhadores e usuários do SCFV.

Atenção, os vídeos devem ter entre 45 segundos e 1 minuto de duração e poderão ser no formato de “flashes”, “trailers” ou “clipes”, com sínteses das atividades desenvolvidas no serviço.
Foto: Ana Nascimento/MDS

Os trabalhos serão exibidos pelo MDS ao longo da Conferência Nacional de Assistência Social, entre os dias 5 e 8 de dezembro. É válido esclarecer que os vídeos passarão por um processo de seleção que levará em conta a qualidade técnica (imagem e som). Após o evento, os vídeos estarão disponíveis no canal MDS no YouTube.

O material pode ser enviado para o scfv.videos@gmail.com até o dia 22 de novembro.



Atenção, gestores e trabalhadores do Suas!
O MDS esclarece que não autoriza empresas ou instituições a realizarem transações financeiras em seu nome e tampouco cobra por cursos de capacitação ou quaisquer materiais oficiais.

Atualmente, o ministério coordena o Programa Nacional de Capacitação do Suas (CapacitaSUAS), cuja execução é compartilhada com os Estados e o Distrito Federal. Os cursos são gratuitos e direcionados a trabalhadores, gestores e conselheiros do Suas dos municípios. Para informações sobre disponibilidade de vagas, cronograma e cursos do Programa CapacitaSUAS, entre em contato diretamente com o órgão gestor de assistência social do Estado ou do Distrito Federal. As informações referentes a este programa são de responsabilidade exclusiva dos órgãos gestores de assistência social das esferas federal, estadual e do Distrito Federal.

Informamos ainda que outras ações de capacitação e formação propostas pelo MDS sempre são direcionadas aos interessados por meio oficial. Todas as informações sobre os serviços, projetos e programas do MDS estão disponíveis no site do ministério: www.mds.gov.br.



Censo Suas 2017
No próximo dia 17 de novembro, termina o prazo para que municípios e Estados preencham as informações sobre os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Crea), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e Centros Dia no Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas). Realizado anualmente, o levantamento monitora as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o país.

Preenchimento – Para preencher o censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do CadSuas. Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o MDS por meio do chat, no telefone 0800-707-2003 ou pelo e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br.

CRONOGRAMA
Questionário Abertura Encerramento
Creas 25 de setembro 17 de novembro
Centro POP
Centro DIA
Conselhos (Municipal e Estadual) 2 de outubro 1º de dezembro
Gestão Municipal
Gestão Estadual
Unidade de Acolhimento 9 de outubro 1º de dezembro
Acolhimento Familiar
Período de Retificação 4 de dezembro 8 de dezembro



VOCÊ VIU NO FACEBOOK?


 

O #BolsaFamília é um benefício social que complementa a renda das famílias mais pobres. O 13º é um direito dos trabalhadores contratados por carteira assinada. É por isso que o Bolsa Família não paga 13°. ;) #CompartilheaVerdade
 
Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/

 
Anote na agenda

13 e 14 de novembro
  • Oficina Colaborativa - Construção de parâmetros metodológicos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 0 a 6 anos, em Brasília
13 e 14 de novembro
  • Reunião das Comissões da Mesa de Gestão do Suas, em Brasília


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social