15 de outubro de 2015        

Secretária defende preservação de direitos socioassistenciais
Ieda Castro participou, na terça-feira (13), da abertura da XI Conferência de Assistência Social do Distrito Federal

Foto: Ana Nascimento/MDS


Brasília “Os direitos conquistados no campo da assistência social precisam ser preservados”, defendeu, nesta terça-feira (13), a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro. Ela participou da abertura da XI Conferência de Assistência Social do Distrito Federal.

Ieda lembrou que, antes da criação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em 2005, a população não contava com um lugar público estatal que atendesse as suas necessidades nessa área. Para a secretária, um dos desafios para os próximos dez anos é consolidar o sistema. “É o momento para aperfeiçoarmos o que construímos até agora. Precisamos ampliar os serviços e dar solidez ao Suas.”

A secretária ainda destacou a necessidade de qualificar o trabalho, criando um quadro permanente dos trabalhadores do Suas. “A precarização do trabalho da assistência social ainda é muito forte. Apenas 40% dos municípios brasileiros fizeram concurso público na área.”

A conferência distrital e as 26 estaduais são preparatórias para a Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília.

O prazo final para inscrição no Prêmio Mérito CNAS é 28 de outubro. Para conferir o edital do prêmio e se inscrever, clique aqui. O objetivo do prêmio é reconhecer e aprimorar as iniciativas de fiscalização que tenham produzido resultados efetivos na atuação da política de assistência social. A premiação será em dezembro, durante a X Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

Foto: Ana Nascimento/MDS

Gestores estaduais discutem Pacto de Aprimoramento do Suas


Grupo de trabalho com representantes dos 26 estados e do Distrito Federal foi instituído para dar continuidade à revisão do acordo

Leia mais »

Foto: Sérgio Amaral/MDS

Mais de 16,1 milhões de crianças integram a rede de proteção social do governo federal


Ações e políticas sociais integradas estão formando a primeira geração sem fome no Brasil

Leia mais »


Saiba como funciona o Benefício de Prestação Continuada


A diretora de Proteção Social Especial, Maria José de Freitas, explica o funcionamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Ouça »

Eventos de outubro

Dia 16 – Conferência Estadual de Assistência Social do Amapá

Dia 21 – Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco

Dia 26 - Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais

Dia 29 – Conferência Estadual de Assistência Social de Tocantins

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome