Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
Informe Nº 534 • 08 de dezembro de 2016        

Conheça os finalistas do Prêmio Rosani Cunha

12 práticas e 5 entrevistadores participarão do evento de premiação no dia 15 de dezembro

Foto: Divulgação/MDSA
Serão conhecidos no dia 15 de dezembro os vencedores do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – Edição Especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Em sua terceira edição, o concurso homenageia os 15 anos do Cadastro Único.

No total, foram selecionadas 12 práticas finalistas:

• Da modalidade: Boas Práticas na gestão do Cadastro Único de governos municipais e do Distrito Federal – sendo um município em cada uma das seguintes categorias:
a) Estratégias de qualificação e fortalecimento do Cadastro Único,
b) Uso do Cadastro Único para desenvolvimento de políticas públicas e
c) Cadastro Único e diversidade social;

• Da modalidade: Boas Práticas na gestão do Cadastro Único de governos estaduais; sendo um estado vencedor entre as três categorias citadas e

• Da modalidade: Entrevistador Destaque do Cadastro Único de governos municipais ou do Distrito Federal.

Foram inscritas 150 práticas de todo o país, sendo 141 de municípios e nove de estados. Dessas, foram consideradas válidas as inscrições de 122 práticas municipais e de 8 práticas estaduais, totalizando 130 práticas validadas.

Práticas Estaduais Finalistas

Dentre os finalistas da gestão estadual, estão os Estados do Pará, Paraná e Alagoas.

A Prática de Alagoas tem por objetivo dar visibilidade às famílias pertencentes aos Grupos Tradicionais e Específicos pela sensibilização dos gestores estaduais e municipais. Promove ainda o esclarecimento das famílias pertencentes aos GPTEs sobre seus direitos, demostrando que por meio de sua inserção no Cadastro Único podem ter acesso a diferentes políticas públicas.

A Prática do Pará visa a capacitação de gestores e técnicos municipais do Cadastro Único das diversas áreas que envolvem a assistência social, por meio de assessoria técnica continuada. Busca também promover a integração das equipes locais para enfrentamento das dificuldades identificadas nos municípios.

A Prática do Paraná utiliza o Cadastro Único como fonte de dados para criar o Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses (IVFPR), que fornece informações sobre 19 indicadores, identificando níveis de vulnerabilidade das famílias, facilitando seu acompanhamento e a oferta de serviços e benefícios.

Práticas Municipais Finalistas, por categoria

Das 92 práticas inscritas na categoria “Estratégias de qualificação e fortalecimento do Cadastro Único”, concorrerão ao prêmio os municípios de Santarém/PA, que reúne a oferta de diferentes serviços ligados ao Cadastro Único no Centro de atendimento Social (CAS), facilitando e garantindo qualidade de atendimento à população de baixa renda; Bela Cruz/CE com a criação de um espaço de acolhimento para crianças na primeira infância, melhorando o atendimento e dando maior conforto às famílias que vão ao CRAS para inserção ou atualização dos dados do Cadastro Único e Araraquara/SP, que promove a divulgação do Cadastro Único por meio de uma ação intersetorial, incluindo busca ativa em bairros periféricos, mutirões de cadastramento e atualização, palestras e impressão de materiais gráficos.

Na categoria “Uso do Cadastro Único para desenvolvimento de políticas públicas”, foram finalistas o município de Limeira/SP, que utiliza o Cadastro Único para viabilizar um conjunto de ações com o objetivo de alcançar famílias com membros entre 15 e 59 anos que não tenham concluído o 4° ano do ensino fundamental, proporcionando-os a possibilidade de participarem de curso de alfabetização de jovens e adultos (EJA); Porto Seguro/BA, que utiliza as informações do Cadastro Único para criar a Casa do Trabalhador e o Programa Municipal de Qualificação Profissional, que oferece cursos e oficinas de qualificação profissional, orientação para o acesso ao microcrédito e estímulo à formalização para Microempreendedor Individual (MEI) e, mais uma vez, Araraquara/SP, com a criação e implementação de benefícios sociais destinados à população de baixa renda inseridas no Cadastro Único.

Dos 23 inscritos na categoria “Cadastro Único e diversidade social”, se destacaram os municípios de Belo Horizonte/MG, por meio da garantia de segurança alimentar e nutricional à população em situação de rua, promovendo sua inserção no Cadastro Único e garantindo a oferta de refeições gratuitas nos restaurantes populares do município; Horizonte/CE que promove atenção continuada e diferenciada à população quilombola da região, atuando por meio de busca ativa, atendimento individualizado e atendimento volante nas comunidades, e Muaná (PA), que além de promover atendimento itinerante para incremento da qualidade do Cadastro e expansão das políticas de proteção social, criou no município o mapeamento socioterritorial georreferenciado, ofertando ações direcionadas aos perfis e necessidades das comunidades.

Entrevistador Destaque

Os entrevistadores são profissionais essenciais para o Cadastro Único, pois são os responsáveis pelo contato direto com as famílias e a coleta de suas informações socioeconômicas que espelham as diferentes dimensões da pobreza e das vulnerabilidades sociais da população de baixa renda. Ao todo, as equipes municipais do Cadastro Único, constituídas por cerca de 32 mil entrevistadores, mais de 10 mil operadores, além de outros profissionais, realizam cerca de 1,5 milhão de atualizações cadastrais por mês, e distribuem-se em mais de 9 mil postos de atendimento, que incluem cerca de 5 mil Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Como o intuito de reconhecer a importância desse profissional que atua para aprimorar continuamente a qualidade do Cadastro Único, o Prêmio Rosani Cunha criou nessa edição a modalidade Entrevistador Destaque.

Foram inscritos 189 entrevistadores e validadas 187 inscrições. A votação popular para eleição dos(as) cinco Entrevistadores(as) finalistas contou com um total de 31.813 votos.

Entre as características que influenciaram os votos populares, destaque para: dedicação, motivação, atenção e respeito, simplicidade e humildade no tratamento com a população, disponibilidade e acessibilidade, esforço, paciência, habilidade e domínio da ferramenta para atendimento ágil, comprometimento com a causa social, calma e habilidade para mediar conflitos.

Os cinco entrevistadores e entrevistadoras mais votados foram:

Entrevistador

Localização

Votos

Daniel Dias

Monte Carmelo/MG

2.003 votos

Evailson Santos

Boa Vista do Tupim/BA

2.036 votos

Lucélia Araújo

Várzea/PB

2.785 votos

Marllown Barbosa

João Pessoa/PB

2.025 votos

Regina Rocha

São Paulo/SP

2.310 votos



O MDSA convida todos os gestores municipais e estaduais e prestigiarem o evento de premiação, que ocorrerá em Brasília, dia 15 de dezembro, das 8h às 18h. A cerimônia também contará com uma palestra sobre o Cadastro Único, debate e apresentação das práticas e dos entrevistadores, além da presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e do secretário de Renda de Cidadania, Tiago Falcão.

Mais detalhes e a descrição completa das práticas e entrevistadores finalistas poderão ser conferidos em um catálogo que será publicado em breve e disponibilizado em versão digital no site do MDSA. Os vencedores participarão de uma missão internacional para conhecer de perto boas práticas em cadastros governamentais no exterior.

 Exclusão dos cadastros desatualizados há 48 meses
Nesta semana, será realizada a exclusão lógica dos cadastros cuja última atualização cadastral ocorreu há mais de 48 meses. As listas dos cadastros excluídos será disponibilizada no SigPBF para consulta pelos municípios.

No Sistema de Cadastro Único Versão 7 será possível também visualizar essas famílias, que terão o estado cadastral excluído associado ao motivo de exclusão “cadastro desatualizado há mais de 48 meses”.

  Listagem de famílias da AVE/REV 2016
A listagem das famílias da Ação de Atualização Cadastral de 2016 (Averiguação e Revisão Cadastral – Instrução Operacional nº 79/2016), disponibilizada mensalmente no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), foi ajustada para acrescentar informação referente às repercussões da Instrução Operacional nº 82/2016 (batimentos do Grupo de Trabalho Interministerial).

A partir de novembro, haverá uma nova coluna, “batimento_io_82”, contendo a repercussão que a família sofreu no pagamento do Programa Bolsa Família (bloqueio ou cancelamento). As famílias que não sofreram nenhuma repercussão no âmbito da ação da Instrução Operacional nº 82/2016 ficarão com marcação “não se aplica” nessa coluna.

COMUNICADOS

Bolsa Família Informa está disponível no SigPBF

O Bolsa Família Informa, que é enviado semanalmente para os endereços de e-mails cadastrados e é disponibilizado no site do MDSA, no endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/gestao-do-programa/informes-1, agora também poderá ser consultado no SIGPBF. Basta acessar o sistema e baixar o conteúdo em pdf.

Caderno do IGD atualizado é disponibilizado no site do MDSA

Já está disponível no site do MDSA, no endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/bolsa_familia/Guias_Manuais/ManualIGD.pdf, a versão atualizada do Caderno do IGD.

ENCE – Carta aberta é disponibilizada no site do MDSA

No informe da semana passada, no box “ENCE reuniu 48 Coordenadores e Técnicos Estaduais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único em Brasília, DF“, a Senarc informou que durante o encerramento do evento foi entregue ao secretário Tiago Falcão uma carta que reafirmava o compromisso dos coordenadores estaduais com os objetivos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família e solicitava que o MDSA fortalecesse a interlocução com o MPF para que as rotinas já estabelecidas pudessem ser aperfeiçoadas e os impactos para as gestões municipais e estaduais dos novos processos de trabalho fossem minimizados. A íntegra da carta pode ser conferida no endereço http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/bolsa_familia/ENCE_carta_aberta.pdf.

 Anote na Agenda
15 de dezembro
  • Cerimônia de Premiação do Prêmio Rosani Cunha
16 de dezembro
  • Data limite para atualização cadastral das famílias do G3 para evitar o cancelamento do PBF e TSEE em janeiro de 2017.
16 de dezembro
  • Data limite para atualização cadastral das famílias do G6 para evitar o cancelamento da TSEE em janeiro de 2017.
16 de dezembro
  • Data limite para atualização cadastral das famílias do G8 para evitar o cancelamento do PBF em janeiro de 2017.
23 de dezembro
  • Prazo para o registro do acompanhamento das condicionalidades de educação referente ao 5º período de acompanhamento de 2016 (outubro e novembro)
31 de janeiro de 2017
  • Prazo para interposição de recurso no Sistema de Condicionalidades (Sicon) para a repercussão de novembro de 2016.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome