Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
        Comunicado • 23 de julho de 2018                                            


Pagamento do Bolsa Família de julho começou na última quarta-feira, dia 18
                                                                                                                                                                                    


O pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família (PBF), referente à folha do mês de julho de 2018, começou nesta quarta-feira, dia 18. Conforme previsto no Decreto nº 9.396, de 30 de maio de 2018, o pagamento traz os valores reajustados dos benefícios e das linhas de pobreza e extrema pobreza.

Em julho, destaca-se ainda o início dos cancelamentos dos Grupos 2 e 5A (Averiguação Cadastral 2018).


Prorrogado prazo do Grupo 3 da Averiguação Cadastral 2018

Foi prorrogado para 17 de agosto de 2018, o prazo para as famílias do Grupo 3 da Averiguação Cadastral 2018 atualizarem seus cadastros e evitarem o cancelamento dos benefícios do Programa Bolsa Família e da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

O prazo, que venceria no dia 13 de julho, foi adiado para 17 de agosto, devido à instabilidade apresentada pela recém implantada versão do Sistema de Cadastro Único.

A Caixa Econômica Federal (CAIXA) já foi acionada para correção dos problemas apresentados pelo sistema.


Revisão e Averiguação Cadastral

A Averiguação Cadastral é constituída por verificações das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação da base nacional com informações contidas em outros registros administrativos, a fim de identificar possíveis inconsistências.

Já a Revisão Cadastral é o procedimento que tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único pelas famílias que foram identificadas com cadastros desatualizados, ou seja, que ficaram mais de dois anos sem atualizar as informações.

Assim, tanto na Averiguação quanto na Revisão Cadastral, as famílias são convocadas a atualizarem seus dados no Cadastro Único.

As famílias beneficiárias do Bolsa Família incluídas nos processos de Averiguação ou Revisão Cadastral são convocadas por mensagem de extrato. Caso não cumpram os prazos da atualização cadastral,  terão seus benefícios bloqueados e, posteriormente, cancelados.

Alguns grupos podem ter seus benefícios cancelados ou bloqueados de forma imediata.

Municípios em Situação de Emergência ou Calamidade Pública que tenham feito, ao longo da Ação de Atualização Cadastral 2018, a solicitação de ações especiais de pagamento, terão os prazos de atualização cadastral prorrogados.


Extrato

Todos os meses, as orientações das mensagens de extrato enviadas às famílias beneficiárias são disponibilizadas no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF).

Para acessar o documento no sistema, basta clicar no menu “Administrativo > Transmissão de arquivos > Upload/Download de arquivos” e abrir a pasta “Mensagens de pagamento” no menu à esquerda.


Calendário Operacional

No calendário abaixo, é possível encontrar as datas-limite para alterações cadastrais e atividades administrativas do programa:


 (Clique na imagem abaixo para ampliá-la)


 
 
Anote na agenda
 
2 de agosto de 2018
Suspensão do módulo de manutenção do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) para geração da folha de pagamento do Bolsa Família de agosto.
 
17 de agosto de 2018
Data-limite para as famílias do Grupo 5B da Averiguação Cadastral 2018 fazerem a atualização cadastral e evitarem o cancelamento do benefício em setembro.
 
17 de agosto de 2018
Data-limite prorrogada para as famílias do Grupo 3 da Averiguação Cadastral 2018 fazerem a atualização cadastral e evitarem o cancelamento do benefício em setembro.


Caso não queira mais receber comunicados, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social