Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui"
        Informe Nº 635 • 4 de dezembro de 2018                                                     


Sistema de Educação Financeira do Futuro na Mão é lançado nesta terça, dia 4

Equipes da Assistência Social poderão solicitar e acompanhar os pedidos dos kits utilizados nas oficinas de educação financeira

                                                                                                                                                                                    

Nesta terça-feira (4), as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios capacitados nas Semanas de Formação de Facilitadores de Educação Financeira do Futuro na Mão poderão ter acesso ao Sistema de Educação Financeira do Futuro na Mão (EducFin).

O EducFin é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para que os Cras habilitados possam solicitar e acompanhar os pedidos de kits a serem utilizados nas oficinas com famílias, tratando da temática da educação financeira. Além disso, neste sistema serão registradas as oficinas realizadas. As oficinas de educação financeira poderão ser ofertadas a critério das equipes do Suas no conjunto de ações de acesso a direitos, convívio social e à construção, restauração e fortalecimento de vínculos.


Em execução desde maio deste ano, a iniciativa Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira é uma metodologia voltada para a melhoria da gestão do orçamento das famílias por meio da reorganização de hábitos financeiros e de estratégias de planejamento para que alcancem seus objetivos individuais e familiares. A base teórica foi dividida em três eixos: criação de reservas, planejamento financeiro e controle de dívidas.

A metodologia foi desenvolvida ao longo de cinco anos de projeto, envolvendo mais de 3 mil mulheres beneficiárias e gestores municipais da Assistência Social e do Programa Bolsa Família de mais de 50 municípios. A oficina é composta por três encontros e em cada um deles uma das tecnologias sociais é trabalhada com as famílias. Durante a capacitação, os kits anteriormente solicitados são disponibilizados.


As oficinas de educação financeira do Futuro na Mão são voltadas às pessoas atendidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) e estão sendo ministradas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento e Integral à Família (Paif). O MDS realizou a primeira fase das capacitações dos técnicos de nível superior do Cras em 2018, bem como a disponibilização dos materiais aos municípios.

Nessa primeira fase de implantação, 720 técnicos de aproximadamente 300 municípios já foram capacitados e receberam os kits para o atendimento de milhares de famílias. Na segunda fase, em 2019, com a alta demanda dos municípios para participação nas oficinas, a expectativa é ampliar a quantidade de municípios habilitados, com apoio das coordenações estaduais. Espera-se duplicar o número de municípios aptos a realizar as oficinas.

Em 2018, para os municípios que tiveram técnicos das equipes do Paif capacitados pelo Futuro na Mão, terá início uma sistemática de solicitação que envolve os (as) secretários (as) de Assistência Social e os (as) coordenadores (as) de Cras. Os (as) secretários (as) serão responsáveis pela habilitação dos Cras no sistema e poderão acompanhar as solicitações de kits e o registro das oficinas realizadas no seu município pelas equipes. As solicitações dos kits e o registro das oficinas ofertadas serão feitos pelos (as) coordenadores (as) de Cras.

O Sistema de Educação Financeira do Futuro na Mão (EducFin) pode ser acessado no endereço:
https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/educfinAdm/.

Para saber mais detalhes de como a ferramenta deve ser utilizada acesse o tutorial
neste link.
 

ERRATA:

No box publicado no Bolsa Família Informa nº 634 de 29 de novembro de 2018, intitulado “Prazo para prestação de contas do IGD termina no dia 30”, onde se lê “anualmente, os Estados e municípios devem apresentar aos seus respectivos Conselhos de Assistência Social a prestação de contas dos gastos efetuados em 2016”, considerar o trecho “anualmente, os Estados e municípios devem apresentar aos seus respectivos Conselhos de Assistência Social a prestação de contas dos gastos efetuados em 2017”.

 



Edições anteriores:
  • Informe Gestores 634
    Instrução operacional orienta providências a serem tomadas diante dos resultados do relatório da CGU

  • Informe Gestores 633
    Senarc lança nova ferramenta de administração de benefícios do Bolsa Família

  • Informe Gestores 632
    Pagamento do Bolsa Família deste mês começa dia 19

 
Anote na agenda
 
31 de dezembro
Prazo final para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a deliberação feita pelo Conselho de Assistência Social (CAS) da prestação de contas do IGD-PBF 2017 do respectivo Estado ou município.



PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social