Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
         Informe Nº 576 • 05 de outubro de 2017                                            


Resultado das condicionalidades de educação nos meses de junho e julho é o segundo melhor da série histórica para período

Bolsa Família acompanhou a frequência escolar de 87,47% das crianças e adolescentes do programa

No terceiro período de acompanhamento de 2017, correspondente aos meses de junho e julho, 13,3 milhões de crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família tiveram a frequência escolar acompanhada. O número representa 87,4% do público total e é o segundo melhor resultado para o período desde o início do acompanhamento, em 2007.

O resultado evidencia a mobilização e a efetividade do trabalho realizado pelas redes municipais de educação, responsáveis pelo acompanhamento da frequência escolar, sob a coordenação do Ministério da Educação (MEC). O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e as coordenações estaduais e municipais de educação e da área social são parceiros na ação.

Cumprimento das condicionalidades: Do total de alunos acompanhados, 96,16% (12,8 milhões) cumpriram a frequência escolar exigida pelo programa. Dentre os que não cumpriram a frequência exigida, o principal motivo é a vulnerabilidade social.

As condicionalidades são uma estratégia adotada para contribuir com a ruptura do ciclo de pobreza entre as gerações, por meio do estímulo ao acesso aos direitos básicos de educação e saúde. Considerando as recorrentes taxas de acompanhamento da frequência escolar acima de 85%, bem como o cumprimento da frequência mínima exigida por mais de 94% do público acompanhado, as condicionalidades vêm cumprindo a meta de reforçar a importância da educação na vida das famílias beneficiárias, criando condições para que seus filhos possam ter melhores possibilidades no futuro.

Motivos de baixa frequência: O acompanhamento da frequência escolar e o adequado registro dos motivos de baixa frequência permitem identificar vulnerabilidades sociais das famílias beneficiárias. Tendo como referência o mês de julho, o número total de registros de baixa frequência foi de 512.145 mil, 3,84% do público acompanhado. Desse total, 317.533 mil (2,38%) geraram repercussão por descumprimento de condicionalidades, aplicada em setembro de 2017. Em julho, sete justificativas se destacaram como as principais razões para o descumprimento das condicionalidades: motivo não informado (176.464 mil); beneficiário sem vínculo/matrícula escolar – sem repercussão no benefício (119.524 mil); tratamento de doença do aluno (61.097 mil); abandono/desistência (40.311 mil); desinteresse/desmotivação pelos estudos (37.220 mil); negligência dos pais ou responsáveis (31.899 mil); e beneficiário sem vínculo/matrícula escolar – com efeito no benefício (23.577 mil).

Outros motivos também merecem destaque, pois exigem atenção especial por parte do poder público, como: decisão pessoal de interromper os estudos (23.509 mil), pessoa falecida (451), inconsistência de dados que impedem a identificação dos alunos (7.781 mil), estradas intransitáveis (2.690), falta de transporte (2.659 mil), grande distância entre a residência e a escola (680) e gravidez/pós-parto (1.224, sendo que 543 identificações estão na faixa etária de 6 a 15 anos). Esses dados servem como indicador da realidade das famílias, da região, da oferta do serviço e de demandas para atualizações no Cadastro Único, o que auxilia no planejamento de ações do poder público.

O total de adolescentes com ensino médio concluído, 19.562, é um indicador positivo e evidencia o papel das condicionalidades na garantia ao direito básico à educação e à saúde. O grande número de casos de baixa frequência por motivo não informado, no entanto, impede a identificação dos problemas enfrentados por essas famílias e torna-se um desafio para a gestão do programa. É importante que as coordenações municipais do Bolsa Família na educação sensibilizem as escolas para a correta identificação dos motivos pelos quais os alunos estão tendo baixa frequência, pois, sem essa informação, não é possível realizar um diagnóstico preciso da situação que a família está vivenciando, o que dificulta as ações de apoio.

No Sistema de Condicionalidades (Sicon), é possível gerar o relatório “Motivos de baixa frequência escolar” para conhecer as justificativas registradas com mais frequência pela equipe da educação do município ou Estado, a cada período de acompanhamento.

O acesso na página eletrônica é: Relatório/Relatório consolidado/Educação/Acompanhamento educação – motivos de baixa frequência - BFA e BVJ.

Alunos sem informação da frequência escolar

Outro resultado que traz um alerta para o poder público é quando uma criança ou um adolescente está sem a informação da frequência escolar. Isso acontece em duas situações: quando o aluno não é identificado em nenhuma escola do município, considerado não localizado, ou quando o beneficiário tem a escola identificada, mas não teve a frequência registrada no Sistema Presença/MEC.

A não localização pode indicar apenas que o estudante mudou de escola, mas ainda não houve registro dessa mudança, ou ainda uma situação mais crítica: a possibilidade de o beneficiário estar fora da escola. Nos meses de junho e julho, 1,9 milhão de crianças e adolescentes (12,5% de todo o público a ser acompanhado) não tiveram registro da frequência escolar. Destes, cerca de 480 mil alunos tiveram a escola identificada, mas a frequência não foi registrada no Sistema Presença/MEC. O restante, 1,4 milhão (9,4% do público para acompanhamento), foi registrado pela equipe da educação como não localizado. Considerando apenas o recorte dos adolescentes de 16 e 17 anos, o percentual de beneficiários na situação de não localizados sobe para 15,1%.

A situação de crianças e jovens sem informação da frequência escolar é assunto prioritário na agenda intersetorial do Bolsa Família. Apenas com o esforço de todos os setores da gestão municipal envolvidos no Bolsa Família será possível identificar as causas e atuar sobre elas, a fim de reduzir o número de beneficiários sem informação da frequência escolar. É importante orientar as famílias a informarem na escola em que o aluno está matriculado, e também que ele é beneficiário do programa. Outra medida que deve ser informada é a necessidade de manter o Cadastro Único atualizado quando houver mudança de escola. As escolas também devem perguntar, no momento da matrícula, se o futuro aluno é beneficiário do Bolsa Família.

Situação municipal do acompanhamento

Dos 5.570 municípios brasileiros, quatro apresentaram percentual de acompanhamento abaixo de 30%, mínimo exigido para que a gestão receba o recurso do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M). Esses municípios ficarão sem receber o recurso referente aos meses de setembro e outubro de 2017. Estados e municípios devem ficar atentos ao percentual de acompanhamento dos beneficiários para identificar possíveis dificuldades enfrentadas pela equipe da educação e, também, para assegurar que o município volte a receber o recurso do IGD referente aos próximos períodos de acompanhamento.



IGD: 86% dos municípios prestaram contas sobre uso dos recursos
Terminou no último sábado (30) o prazo para Estados e municípios lançarem, no SuasWeb, a informação sobre a prestação de contas dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-PBF), gastos em 2016, aos respectivos Conselhos de Assistência Social.

Dos 5.570 municípios brasileiros, 86% (4.781) prestaram contas dentro do prazo. Em comparação com o ano anterior, os números estão dentro da expectativa.

O sistema SuasWeb permanece disponível e a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) continua recebendo as informações, mas o município ou Estado que não cumpriu o prazo só voltará a receber os recursos do IGD do mês seguinte ao lançamento das informações, não havendo repasse retroativo.

Situação dos municípios no Demonstrativo Demonstrativo 2015 Demonstrativo 2016
Municípios % Municípios %
NÃO cumpriram os prazos 325 6% 788 14%
Cumpriram os prazos 5.244 94% 4.781 86%
Total geral 5.569 100% 5.569 100%
(*) dos 325 que não cumpriram o prazo em 2015, 174 cumpriram e 151 não cumpriram em 2016.
(**) dos 788 que não cumpriram o prazo em 2016, 637 cumpriram em 2015


Para não terem o repasse suspenso, os Estados e os municípios terão até o dia 31 de outubro para informar a aprovação de contas nos respectivos conselhos de Assistência Social.

O registro da informação sobre a prestação de contas é essencial para que Estados e municípios continuem recebendo os recursos do IGD-PBF, cuja finalidade é apoiar as ações voltadas à gestão e execução local e estadual do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Para os Estados e municípios que não lançaram as informações até 30/09, o repasse ficará suspenso a partir da competência de outubro de 2017, voltando a receber a partir do mês subsequente ao lançamento das informações.

Para mais informações, consulte o Bolsa Família Informa de 574 de 21 de Setembro de 2017.

VOCÊ VIU NO FACEBOOK?

Chegou o Progredir! Novo plano de ação do governo federal que vai auxiliar os beneficiários do Bolsa Família e #CadastroÚnico na busca por emprego, qualificação profissional e empreendedorismo. É mais independência e oportunidade!

Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/
 
Anote na agenda

3 e 4 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social do Acre

 
3 a 5 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social de São Paulo


3 a 6 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social de Rondônia

 
4 a 6 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social de Espírito Santo

4 a 6 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social do Paraná

9 a 11 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais

9 a 11 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social do Distrito Federal

16 a 18 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social do Piauí

17 e 18 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco

17 e 18 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte

17 a 19 de outubro
Conferência Estadual de Assistência Social do Pará

31 de outubro
Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a deliberação feita pelo Conselho de Assistência Social (CAS) acerca da prestação de contas do IGD-PBF 2016 do respectivo Estado ou município

16 a 19 de outubro
Oficinas dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Norte, em Manaus (AM)

6 a 9 de novembro
Oficinas dos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Nordeste, em Maceió (AL)




PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social