Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
        Informe Nº 581 • 9 de novembro de 2017                                            


Monitoramento revela que o boletim Bolsa Família Informa chega a quase 100% dos municípios brasileiros

Leitura atenta e frequente do informe é crucial para o bom funcionamento de ações do PBF e do Cadastro Único. Após o balanço, e-mails com inscrições desatualizadas serão retirados da lista de recebimento



Com as eleições do ano passado, houve em 2017 grande mudança de gestores municipais do Programa Bolsa Família (BPF). Até outubro deste ano, foram mais de 4.900 alterações no SigPBF, incluindo municípios que trocaram de gestores mais de uma vez. Por isso, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) vem monitorando desde janeiro os níveis de leitura do Bolsa Família Informa. O objetivo é verificar se as informações mais importantes sobre o PBF e o Cadastro Único estão chegando com eficiência às gestões municipais e estaduais.



A atualização dos dados dos novos gestores no SigPBF permitiu qualificar a lista de e-mail utilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) na distribuição do boletim e ampliar sua abrangência. Após esse esforço, entre fevereiro e agosto de 2017, o número de visualizações dos gestores municipais a pelo menos um informe chegou a 5.286.

Conforme imagem abaixo, os dados coletados demostram que o boletim alcança quase todos os municípios brasileiros – de um total de 5.570, ele chega a 5.565 - e que em metade deles, em média, pelo menos um membro da gestão local tem visualizado os informes mensalmente.

Para que as informações encaminhadas pelo MDS cheguem entre os profissionais que, de forma direta ou indireta, atuam na gestão do PBF e do Cadastro Único, é necessário que seja realizado um esforço junto às gestões municipais no sentido de ampliar a leitura dos informes.

Por que ler o Bolsa Família Informa?

O Bolsa Família Informa funciona como o principal canal semanal direto de comunicação entre o MDS e as gestões municipais e estaduais do PBF e do Cadastro Único. É o boletim que leva aos gestores informações práticas e urgentes para a realização de processos de trabalho, como os relatórios de gestão imprescindíveis para o planejamento das ações a médio e longo prazo. A leitura atenta e frequente do informe pelas equipes é crucial para o bom funcionamento das atividades e a obtenção de resultados expressivos na melhoria das condições de vida da população mais vulnerável da sua cidade e do seu estado.

A importância da divulgação dos boletins junto às equipes locais de assistência social

A intersetorialidade é um pilar fundamental do PBF e do Cadastro Único. Portanto, para uma ação conjunta e coordenada das nossas atividades, é fundamental que os boletins sejam distribuídos entre os parceiros da assistência social, saúde e educação. Sem a ampla divulgação e a troca eficiente de informações entre as áreas, os resultados positivos alcançados até aqui podem ser prejudicados. Por isso, é necessário o esforço e comprometimento de toda a rede de profissionais para que continuemos a apresentar os níveis de excelência alcançados.

Dessa forma, reforçamos que a rede de divulgação do Bolsa Família Informa feita pelos gestores e técnicos deve abranger tanto as equipes que trabalham diretamente com a gestão do PBF e Cadastro nos CRAS, CREAS e outros equipamentos da rede de assistência social, quanto aquelas das áreas de saúde e educação, além dos conselhos de assistência social.

Uma dica: você pode divulgar o Bolsa Família Informa fazendo uma lista de e-mails com os contatos de todos aqueles que trabalham com o Programa Bolsa Família e Cadastro Único no seu município ou estado. Depois, encaminhe os Informes para essa lista. Assim você assegura que todos estarão cientes das informações mais atualizadas possíveis. Faça isso!

E-mails com inscrições desatualizadas serão retirados da lista de recebimento

A ação de qualificação comunicativa realizada pela Senarc revelou ainda que 2.542 contatos nunca tinham visualizado nenhum informe durante todo o ano de 2017. O MDS enviou então uma mensagem para estes inscritos no sentido de confirmar o interesse em continuar a receber os boletins e obteve retorno de 15,2% dos destinatários. Quase a totalidade declarou interesse em permanecer na lista.

Os usuários dos e-mails que manifestaram interesse em cancelar o recebimento ou os que não responderam terão suas inscrições canceladas e deixarão de receber os informes semanalmente em suas caixas. O objetivo é manter o mailing do informe atualizado e focalizado em seu público-alvo, que são os técnicos e gestores que efetivamente fazem parte do PBF e do Cadastro Único.

O que fazer para se inscrever ou voltar a receber o informe

Para aqueles contatos que, depois deste informe, pararem de receber semanalmente o Bolsa Família Informa e desejarem voltar para a lista, basta pedir uma nova inclusão através do e-mail ascom@mds.gov.br com o assunto “INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA”. O mesmo procedimento vale para as pessoas que querem passar a receber o boletim.

Importante lembrar que todas as edições do Bolsa Família Informa estão disponíveis no site do MDS. O boletim foi criado em 2006 e já está em sua 581ª edição.


Ministério encerra o ciclo de Oficinas GPTE 2017 em Maceió

Entre os dias 6 e 9 de outubro, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) promoveu a 6ª Oficina Regional sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) – Nordeste. Esta foi a última edição do evento em 2017 e ocorreu em Maceió (AL). O objetivo das oficinas é avaliar e discutir as melhores formas de atendimento aos grupos populacionais tradicionais, como famílias indígenas, quilombolas e ciganas, e aqueles que estão sem situação específica, como pessoas em situação de rua e catadores de material reciclável.
Foto: Maxwell Silva

Participam dos encontros coordenadores estaduais, gestores municipais, representantes de órgãos parceiros federais e locais, além de membros da sociedade civil. A iniciativa surgiu da necessidade de incentivar um olhar de respeito e compreensão sobre a diversidade social. A meta é aprimorar o atendimento a famílias que sofrem preconceito, o que pode gerar maior vulnerabilidade e dificuldade de acesso às políticas públicas.

Foram abordados temas como estratégias para busca ativa e acompanhamento familiar para cumprimento das condicionalidades de saúde e educação; utilização do IGD; soluções alternativas de atendimento para pagamento de benefícios e inscrição no Cadastro Único. Ao longo do ano, as oficinas regionais sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos percorreram as cinco regiões do país. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail oficinasgpte@mds.gov.br.

VOCÊ VIU NO FACEBOOK?


 

O #BolsaFamília é um benefício social que complementa a renda das famílias mais pobres. O 13º é um direito dos trabalhadores contratados por carteira assinada. É por isso que o Bolsa Família não paga 13°. ;) #CompartilheaVerdade
 
Confira o que rolou na nossa página esta semana: https://www.facebook.com/mindesenvolvimentosocial/
 
Anote na agenda
 
27 a 30 de novembro
Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais, em Brasília (DF)

 
5 a 8 de dezembro
11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília (DF)

 
19 de janeiro de 2018
Último dia para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do G4 atualizarem os dados do Cadastro Único e evitarem o bloqueio dos benefícios



PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social