Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
Informe Nº 549 • 29 de março de 2017        

Começam as ações de Averiguação e a Revisão Cadastral de 2017

Lista das famílias a serem convocadas inclui famílias beneficiárias do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica e Bolsa Verde
 
A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) lançou nesta quarta-feira, 29 de março, a ação de Atualização Cadastral de 2017, que inclui os processos de Averiguação e Revisão Cadastral. As famílias foram organizadas em grupos com prazos de atualização escalonados para que a demanda nos municípios seja distribuída ao longo do ano. A listagem inicial das famílias envolvidas nos dois processos estará disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF) até sexta-feira (31).

Nesse ano, a Revisão Cadastral agrega famílias beneficiárias de quatro Programas Sociais:
  • Programa Bolsa Família (PBF),
  • Bolsa Verde,
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)
  • Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)
Além disso, outra mudança em relação ao ano passado é que também estão no processo de Revisão Cadastral de 2017 todas as famílias do Cadastro Único que estão com os dados desatualizados, independente de serem ou não beneficiárias dos programas sociais citados. A gestão municipal do Cadastro Único e do PBF deve consultar os prazos e os procedimentos da Averiguação e da Revisão Cadastral de 2017, que estão detalhados na Instrução Operacional Senarc nº 86, de 27 de março de 2017.


Escalonamento do público-alvo

Para que os municípios possam se organizar melhor e garantir o atendimento às famílias, o público-alvo dos processos de Averiguação Cadastral e de Revisão Cadastral 2017 foi dividido em oito grupos distintos, quatro de Averiguação Cadastral e quatro de Revisão Cadastral, que terão prazos diferenciados de atualização cadastral, repercussão de benefícios e recebimento de comunicação (cartas e extratos).

Nesta etapa inicial, somente serão divulgadas as famílias do Grupo 1 (Averiguação Cadastral) e todas as famílias da Revisão Cadastral (Grupos 5, 6, 7 e 8). A relação das famílias pertencentes aos demais grupos de Averiguação Cadastral (Grupos 2, 3 e 4) será divulgada posteriormente, com data prevista para os meses de abril e julho, e será acrescida à mesma listagem inicial.

 
Novidades na listagem de famílias

Até o ano passado, a listagem inicial disponibilizada no SigPBF incluía, para cada município, a totalidade das famílias envolvidas nos processos. À medida que as famílias atualizavam seus dados no Cadastro Único, eram excluídas da listagem que ia, assim, diminuindo a cada mês.

Neste ano, a listagem incluiu uma nova coluna, chamada SITUAÇÃO, que indica se o cadastro da família já foi ATUALIZADO, se está PENDENTE ou se foi EXCLUÍDO. Dessa forma, a família que já atualizou não é mais retirada da listagem, pelo contrário, ela permanece para que o município possa ter melhor controle do público que já atualizou e daquele que ainda precisa atualizar seus dados. As famílias que aparecem com a situação PENDENTE são as que vão necessitar da ação do município para evitar repercussões em benefícios ou exclusão lógica (exclusão da base do Cadastro Único de cadastros que estão em Averiguação Cadastral e não atualizaram seus dados).

Outra novidade é que a listagem apresenta, para as famílias em Averiguação Cadastral, os nomes de todas as pessoas da família identificadas com inconsistências cadastrais, e não somente de umas delas, como era feito em anos anteriores. Desse modo, o município deve checar o nome e o NIS de todas as pessoas apontadas, para atualizar seus cadastros.

 
Repercussão nos programas

Com a inclusão de famílias beneficiárias de diferentes programas sociais na Ação de Atualização Cadastral de 2017, as gestões municipais devem estar ainda mais atentas aos prazos de repercussão de benefícios, pois além do PBF, afetarão os descontos da TSEE e os benefícios do Bolsa Verde e do BPC.

Como em anos anteriores, as famílias beneficiárias incluídas na Revisão Cadastral que não atualizarem seus dados nos prazos previstos terão os benefícios cancelados. Já as famílias da Averiguação Cadastral que não atualizarem seus cadastros, além de perderem benefícios, poderão ser excluídas do Cadastro Único pela Senarc e, assim, ficam impedidas de acessar os programas sociais do governo federal vinculados ao Cadastro Único.

É importante destacar que as famílias podem acumular mais de um benefício. Lembre-se de verificar na listagem todos os programas dos quais a família participa.

 
ATENÇÃO:
 
Em função de alterações recentes na legislação, as famílias com beneficiários do BPC também devem manter seus cadastros atualizados para não sofrerem repercussão no pagamento dos benefícios. E, ao atualizarem seus dados, devem incluir obrigatoriamente o CPF para todas as pessoas da família.

A maior parte das famílias beneficiárias do BPC foi incluída no Grupo 7 da Revisão Cadastral, mas pode haver famílias beneficiárias do BPC nos grupos de Averiguação Cadastral e no Grupo 8, caso também sejam beneficiárias do PBF.

Todas as famílias com beneficiários idosos do BPC devem atualizar seus cadastros até o final do ano para impedir a suspensão do benefício pelo INSS a partir de janeiro de 2018. Para verificar de qual programa a família faz parte, o município pode consultar a listagem do SigPBF.

Comunicação com as famílias

As famílias serão avisadas pela Senarc da necessidade de atualizarem seus cadastros por mensagens no extrato de pagamento do PBF ou por cartas. Essa comunicação será enviada em momentos distintos, conforme o grupo em que a família se encontra, para permitir o planejamento dos municípios e garantir o atendimento adequado às famílias. As cartas serão direcionadas, principalmente, para famílias não beneficiárias do PBF. Já os beneficiários do PBF receberão a comunicação através do extrato de pagamento. Para o Grupo 1, as cartas e as mensagens serão enviadas a partir de abril de 2017.
 
Como iniciar o processo?

É fundamental ler a Instrução Operacional Senarc nº 86, de 27 de março de 2017, que está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), na seção de legislação do Bolsa Família e do Cadastro Único. Ela define os prazos e os procedimentos que os municípios devem observar.

Uma boa ideia é imprimir o cronograma da Averiguação e Revisão Cadastral de 2017 para distribuir entre as equipes do Cadastro Único e do PBF. Faça uma leitura conjunta da Instrução Operacional com a equipe, tire as dúvidas e motive-a a realizar um bom trabalho!

A lista das famílias está disponível no SigPBF, no caminho Administrativo > Transmissão de Arquivos > Upload/Download de Arquivos, na subpasta Atualização Cadastral 2017. O gestor municipal deverá baixar a listagem mensalmente e verificar a situação do cadastro das famílias.
 
Tutorial

Para auxiliar os municípios a utilizar a lista do SigPBF, a Senarc oferecerá, nas próximas semanas, um tutorial que ficará disponível no ambiente de educação à distância do MDSA — http://www.mds.gov.br/ead. É de extrema importância que os municípios obtenham as listas no SIGPBF e, em caso de dúvidas, acessem o tutorial.
 
Para relembrar...
 
A Revisão Cadastral é o procedimento que tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único pelas famílias que foram identificadas com cadastros desatualizados. A atualização visa refletir, no Cadastro Único, e consequentemente nos programas usuários, a situação mais recente dessas famílias.

A Averiguação Cadastral consiste na verificação das informações registradas no Cadastro Único, por meio do cruzamento da base nacional com outras bases de dados do governo federal. Quando são identificadas inconsistências, as famílias são chamadas para atualizar os dados.

    Alterado período para envio de documentação de atualização dos dados de gestores
A Senarc informa que o período para o envio da documentação referente à atualização dos dados de gestores municipais, coordenadores estaduais, prefeitos e governadores no SigPBF foi alterado para o mês de agosto.

Na Instrução Operacional n° 83 de 04 de janeiro de 2017 a data informada era a partir de abril de 2017.

A mudança se deu em virtude da necessidade de readequar os procedimentos de atualização do sistema. Sendo assim, os municípios e estados poderão enviar a documentação a partir de 1º de agosto de 2017.

As demais orientações presentes na Instrução Operacional n° 83 de 04 de janeiro de 2017 continuam válidas.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDSA:

Telefone: 0800 707 2003

E-mail: gestorpbf@mds.gov.br

    Seminário Pan-Amazônico acontece entre os dias 27 a 31 de março
Conhecer as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social que vive na Amazônia e buscar soluções para os problemas sociais da região. Estes são os objetivos do Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social, que será promovido até sexta-feira (31) em Belém (PA). O encontro vai possibilitar a troca de experiências entre o Brasil e mais cinco países: Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru e República da Guiana.

O objetivo é promover o compartilhamento de saberes e experiências sobre proteção social no contexto amazônico entre os países da região, considerando a diversidade populacional, as variadas formas de organização da vida econômica e social e os desafios de mobilidade.

A abertura do evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. O secretário de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, participará da mesa redonda “Desafios e soluções de cadastro para acesso a serviços e benefícios de proteção social no contexto amazônico”, que apresentará as experiências de três países na região – Peru, Colômbia e Brasil – e discutirá os avanços e os desafios para cadastrar e manter a atualização das informações e identificar os povos e comunidades tradicionais para elaboração e seleção de políticas públicas.

O seminário é promovido pelo MDSA em parceria com Banco Mundial, Unesco, Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP), Marinha do Brasil, Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará e prefeituras de Belém, Barcarena e Acará.

ANOTE NA AGENDA
- 27 a 31 de março de 2017 – Seminário Pan-Amazônico, em Belém (PA)

- 03 a 07 de Abril de 2017 – Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família (Mesa Técnica)
 
- 06 e 07 de Abril de 2017 – Encontro Regional do Congemas – Centro-Oeste, em Campo Grande (MS)

- 21 de Abril de 2017 – Data limite de atualização cadastral para as famílias do G1 evitarem o bloqueio do PBF no processo de Atualização Cadastral 2017
 
- 28 de Abril de 2017 – Data limite para coleta e registro das informações de acompanhamento da 1ª vigência de 2017 das condicionalidades de educação no Sistema Presença pelas equipes municipais de educação
 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome