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              Informe Nº 563 • 06 de julho de 2017                                        


MDS lança chat para atendimento sobre o SigPBF
Nova ferramenta busca dar agilidade ao esclarecimento de dúvidas dos gestores e técnicos do Programa Bolsa Família e Cadastro Único

Já está disponível o Chat para atendimento a dúvidas relativas ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF). O novo canal de comunicação encontra-se no Blog da Rede Suas, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ferramenta é exclusiva para gestores e técnicos do PBF e do Cadastro Único e foi criada com o objetivo de dar agilidade na resposta ao atendimento de demandas relacionadas à utilização do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF).

Para ter acesso, clique no link: http://blog.mds.gov.br/redesuas/.

Para iniciar uma conversa, clique em “Chat”, no menu à direita, conforme a imagem abaixo.



Para iniciar a conversa, o gestor deverá preencher os dados solicitados:
  • Nome
  • CPF;
  • Município;
  • E-mail;
  • Telefone;
Depois, inserir a dúvida.



Assim que o formulário for preenchido, abrirá a tela para o bate-papo conforme imagem abaixo.

O gestor terá ainda a opção de cancelar o bate-papo a qualquer momento e registrar a demanda por formulário eletrônico.



Conheça os outros canais de atendimento do MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) também possui a Carta de Serviços ao Cidadão. Nela estão disponíveis informações sobre os programas e os serviços ofertados pela pasta. A carta pode ser visualizada em http://mdspravoce.mds.gov.br. Caso sua dúvida não seja resolvida pelo canal, além da nova ferramenta para resolver dúvidas sobre o SigPBF, é possível entrar em contato com o MDS de diversas outras maneiras.

  • Central de Relacionamento MDS

  • Para esclarecer dúvidas sobre a gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, o MDS possui uma central de relacionamento, que pode ser contatada pelo telefone 0800-707-2003, ou pelos e-mails: cadastrounico@mds.gov.br e gestorpbf@mds.gov.br (para gestores e técnicos), sendo o último disponível também para dúvidas sobre o SigPBF. O e-mail bolsa.familia@mds.gov.br também pode ser utilizado pelas equipes municipais, embora seja voltado para todos os cidadãos (beneficiários e não beneficiários).

  • Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)

  • Outra forma de entrar em contato com o MDS é por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). O SIC é o espaço no qual o cidadão pode fazer um pedido de acesso a informações públicas. Os pedidos podem ser feitos de duas formas:

    → presencialmente, no térreo do Bloco C da Esplanada dos Ministérios, onde o SIC se localiza. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupção para almoço; e

    → pelo Portal MDS, a partir do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no e-SIC, em http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html?ReturnUrl=%2fsistema%2f.

    Além do MDS, a Caixa Econômica Federal também oferece dois canais de atendimento para resolver assuntos ligados ao pagamento do Programa Bolsa Família.

    0800-726-0104 (destinado aos gestores estaduais e municipais), para dúvidas relativas ao Sistema do Cadastro Único e ao Sistema de Benefícios (Sibec); e

    0800-726-0207 (destinado ao público geral), para dúvidas sobre pagamento, saque do benefício e cartões sociais.

    Ouvidoria

    A Ouvidoria do MDS é a instância de participação responsável pelo tratamento das solicitações de providências, sugestões, reclamações, denúncias e elogios, relativas às políticas e aos serviços públicos do ministério, com vistas ao seu aprimoramento. Nesse sentido, as insatisfações sobre algum atendimento prestado pelo ministério podem ser registradas na Ouvidoria.

    Para abertura de reclamação na Ouvidoria MDS, é necessário fornecer o número de protocolo do atendimento anterior na Central de Atendimento do MDS ou da Caixa.

    O contato com a Ouvidoria do MDS pode ser feito pelo telefone 0800-707-2003 — opção 5 ou pelo formulário eletrônico disponível no link: http://mds.gov.br/fale-com-o-mds.

    A Caixa Econômica Federal também possui uma Ouvidoria, que é o espaço para registro de reclamações, denúncias, elogios, solicitações de providências e sugestões. O contato com a Ouvidoria da CAIXA pode ser feito pelo 0800-725-7474 ou por meio do formulário eletrônico, disponível no site www.caixa.gov.br.

    Vídeos sobre os temas das Conferências de Assistência Social 2017
        já estão disponíveis
    Estão disponíveis no site do Conselho Nacional de Assistencia Social (CNAS) os vídeos que abordam os 4 eixos da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social.

    Nos vídeos, quatro pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) discutem temas como proteção social não-contributiva e o princípio da equidade, gestão democrática e controle social, acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos.

    Acesse o site http://www.mds.gov.br/cnas/ e confira!

    Comunicado: instabilidade no Sistema de Cadastro Único – V7
    O Sistema Cadastro Único tem apresentado ocorrências de lentidão e indisponibilidade. As equipes técnicas da CAIXA estão atuando para resolver o problema o mais breve possível, de forma a permitir a normalização do acesso e do desempenho do sistema, sob supervisão do MDS.


    Anote na agenda
    5 e 6 de julho
    Conferência Municipal de Assistência Social em Belém (PA)


    7 de julho
    Data limite para a coleta e o registro da frequência escolar dos beneficiários do PBF referente ao 2º período de 2017 (abril e maio) no Sistema Presença/MEC, pelas equipes municipais de educação


    6 e 7 de julho
    Conferência Municipal de Assistência Social em Boa Vista (RR)


    11 a 13 de julho
    Conferência Municipal de Assistência Social em Porto Alegre (RS)


    28 a 31 de agosto
    Oficinas dos Grupos Populares Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Sul, em Porto Alegre (RS)


    31 de agosto
    Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a comprovação dos gastos com recursos do IGD-PBF aplicados em 2016


    18 a 21 de setembro
    Oficinas dos Grupos Populares Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Sudeste, em Vitória (ES)


    30 de setembro
    Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a deliberação feita pelo Conselho de Assistência Social (CAS) sobre a prestação de contas do IGD-PBF 2016 do respectivo Estado ou município


    16 a 19 de outubro
    Oficinas dos Grupos Populares Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Norte, em Manaus (AM)


    6 a 9 de novembro
    Oficinas dos Grupos Populares Tradicionais e Específicos (GPTEs) Região Nordeste, em Maceió (AL)




    PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.



    Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
    Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

    Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome