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Informe Nº 553 • 27 de abril de 2017        

Identidade Jovem (ID Jovem) dá acesso a meia-entrada e vagas gratuitas no transporte coletivo interestadual

Solicitação do cartão deve ser realizada pelo site ou pelo aplicativo do programa
 

Foto: Ubirajara Machado/MDSA

O Programa Identidade Jovem lançou oficialmente, em 6 de dezembro de 2016, a Identidade Jovem (ID Jovem), documento virtual de identificação para jovens de baixa renda. Este cartão garantirá o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos, bem como a reserva de vagas no transporte coletivo interestadual e a emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil para estudantes.

A ID Jovem é disponibilizada gratuitamente pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, acessando https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/, e por meio do aplicativo da ID Jovem para smartphones, disponível para Android, IOS e Windows Phone.
Para solicitar a ID Jovem, é preciso cumprir os requisitos do programa: possuir de 15 a 29 anos de idade, estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar total de até dois salários mínimos e estar com dados atualizados há pelo menos 24 meses no Cadastro Único.

Cumpridos esses requisitos, o jovem pode fazer o download do aplicativo no seu smartphone ou acessar o site da ID Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/). Em seguida, deve inserir os dados pessoais solicitados: Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Caso a pessoa não saiba seu NIS, a ID Jovem oferece a ferramenta Localizar NIS, onde é necessário informar nome completo e outras duas informações solicitadas.

Atenção: Os dados informados para tirar a ID Jovem e localizar NIS devem ser idênticos aos registrados no Cadastro Único. Se houver alguma divergência nos dados, a pessoa deve procurar a gestão municipal para corrigir, no Cadastro Único, os erros identificados.

É importante ressaltar que a atualização da base de dados do programa ocorre mensalmente, geralmente no terceiro final de semana do mês. Portanto, a pessoa que fizer sua inscrição ou atualização no Cadastro Único deverá aguardar até 30 dias para emitir sua ID Jovem pelo aplicativo ou pelo site.

Após a emissão da Identidade Jovem, que é um documento virtual, o cartão terá validade de 30 dias. Terminada a validade, será necessário emitir novo cartão, por meio do site ou do aplicativo do programa, momento em que os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem serão verificados novamente.

A emissão da Identidade Jovem não será realizada pelas gestões municipais do Cadastro Único nem pelos equipamentos da assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Todo o processo de solicitação, verificação das condições para participar do programa e emissão do cartão virtual serão realizados online, através do site ou do aplicativo para smartphones da ID Jovem.


Papel do gestor municipal

Com o lançamento do programa, pode haver aumento na demanda de inscrição no Cadastro Único por parte de jovens interessados em cumprir os requisitos para emitir a ID Jovem. Assim, como em relação aos demais programas usuários do Cadastro Único, as gestões municipais devem seguir os procedimentos e conceitos definidos por normas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para inscrição e atualização cadastral, para que os dados cadastrais reflitam a real situação socioeconômica da família.

Portanto, o papel das gestões municipais não sofrerá alterações com a implementação do Programa ID Jovem. Aos jovens que procurarem informações sobre o programa, recomenda-se que a rede de Assistência Social municipal indique a página do ID Jovem: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/. Em caso de dúvidas e problemas na emissão da ID Jovem, entre em contato pelo e-mail de suporte do programa: idjovem@presidencia.gov.br.

    Público supera a expectativa na 1ª Oficina Regional GPTE do Centro Oeste em Cuiabá (MT)
Acontece até o dia 28 de abril, em Cuiabá (MT), a 1ª Oficina Regional sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) – Centro Oeste.

O evento é promovido pelo MDSA, por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), com apoio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Estado do Mato Grosso, e reúne coordenadores estaduais e gestores municipais para avaliar e discutir as melhores formas de atendimento dos grupos populacionais tradicionais, como famílias indígenas, quilombolas, ciganas, entre outras, ou aqueles que estão sem situação específica, como pessoas em situação de rua e catadores de material reciclável.

O propósito das oficinas surgiu da necessidade de incentivar um olhar de respeito e compreensão sobre a diversidade da nossa sociedade e aprimorar o atendimento a famílias que muitas vezes sofrem com a experiência do preconceito, o que pode gerar maior vulnerabilidade e dificuldade de acesso às políticas públicas.

Estão sendo tratados assuntos como Cadastro Único e estratégias para busca ativa e acompanhamento familiar para cumprimento das condicionalidades de saúde e educação desse público específico, além de soluções alternativas de atendimento ao público GPTE para pagamento de benefícios, atendimento para inscrição no Cadastro Único e utilização do Índice de Gestão Descentralizada.

As Oficinas Regionais sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos ocorrerão em todas as regiões do Brasil ao longo do ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail oficinasgpte@mds.gov.br.


    MDSA lançará soluções para melhorar o atendimento de beneficiários de políticas sociais
Na próxima quarta-feira (03/05), o MDSA lançará o Consulta Cidadão, aplicativo que irá facilitar o acesso do cidadão aos seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais, e a Rede Cadastro Único, que visa melhorar a coordenação das políticas sociais.

O Consulta Cidadão permitirá que, por meio da internet, qualquer pessoa que esteja no Cadastro Único para Programas Sociais possa fazer consultas sobre sua situação cadastral. Assim, as famílias poderão saber como estão as informações básicas, como faixa de renda, composição familiar e se estão ou não com os dados atualizados. Além disso, o aplicativo gerará um comprovante desse espelho do Cadastro, o que permitirá que as famílias acessem programas sociais que utilizam o Cadastro Único.

Essa iniciativa atende a um anseio da população e reduz a demanda de atendimento dos municípios, permitindo que as estruturas de atendimento do Cadastro Único possam focar em outras atividades, como o próprio processo de entrevista e cadastramento das famílias. O Consulta Cidadão dá autonomia para que o cidadão possa consultar as suas próprias informações, além de gerar comprovante de cadastramento, atendendo à demanda de algumas políticas sociais.

Se o Consulta Cidadão facilita a vida dos beneficiários, a Rede Cadastro Único foca a outra ponta do processo, que são os programas sociais que atendem às famílias cadastradas. A Rede é um espaço virtual e presencial para que os vários programas que usam o Cadastro Único possam utilizar de forma adequada as informações da base e, ao mesmo tempo, desenvolverem soluções de atendimento que facilitem o acesso das famílias a esses benefícios.

Nos dois dias após o lançamento (04 e 05/05), ocorrerá a 1ª Oficina da Rede Cadastro Único, quando 60 gestores e técnicos dessas políticas sociais se reunirão para aperfeiçoar as formas de acesso aos dados cadastrais, aprofundar a compreensão dos processos de qualificação dos dados do cadastro, o que permitirá uma melhoria do gasto público e do acesso da população às diversas políticas.

    Curso de Instrutores de Formulários do Cadastro Único ocorre entre os dias
    24 a 28 de abril em Brasília
Acontece entre os dias 24 e 28 de abril, em Brasília, a primeira turma de 2017 do projeto de Formação de Instrutores de Formulários do Cadastro Único. O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

A ação educacional, de 40 horas, se concentra em preparar os responsáveis diretos pela capacitação de entrevistadores do Cadastro Único e também de novos instrutores, nos entes federados, para a multiplicação do conteúdo segundo metodologia proposta pelo MDSA.

O curso vai além do ensino das regras de preenchimento dos formulários, e trabalha ainda técnicas de apresentação, conceitos fundamentais do Cadastro Único, atitudes de respeito à família entrevistada e algumas habilidades fundamentais para o desenvolvimento da entrevista.

Os participantes do curso recebem um kit compreendendo, entre outros, o Manual do Entrevistador, que é um importante instrumento de pesquisa para o profissional que realiza a tarefa de entrevistar as famílias.

A previsão é que ocorram novas turmas nos próximos meses (maio e junho). Mais informações poderão ser obtidas nas coordenações estaduais.


    ANOTE NA AGENDA
- 27 e 28 de abril – Encontro Regional do Congemas – Região Sudeste, em Caxambu (MG)

- 25 a 28 de abril – 1ª Oficina Regional GPTE do Centro Oeste, em Cuiabá (MT)

- 28 de abril – Data limite para coleta e registro das informações de acompanhamento da 1ª vigência de 2017 das condicionalidades de Educação no Sistema Presença pelas equipes municipais de educação

- 24 a 28 de abril – Curso de Instrutores de Formulários do Cadastro Único

- 3 de maio – Lançamento da Rede Cadastro Único e Consulta Cidadão


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome