Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente "clique aqui"
Informe Auxílio e Cadastro nº 842  • 29 de Junho de 2022               
 

Ação especial de emissão de cartões do Programa Auxílio Brasil com nova tecnologia 

Neste mês de junho, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil começaram a receber os cartões do Programa Auxílio Brasil (PAB) com uma nova tecnologia. O que difere esta ação específica das anteriores é que agora há o lançamento de um novo meio de pagamento no programa: o cartão bancário Auxílio Brasil.

O cartão bancário Auxílio Brasil possui chip e permite ao responsável familiar o saque do benefício nos canais de pagamento do Agente Operador, a CAIXA, e dá outras opções para utilização dos valores depositados na conta. Agora, o cartão traz a possibilidade do uso do benefício sem a necessidade do manuseio de dinheiro físico: a família pode utilizar seu cartão bancário Auxílio Brasil diretamente em estabelecimentos comerciais para pagamento de compras com a função débito. 

Serão distribuídos cartões para aproximadamente 6 milhões de famílias do Programa, de forma gradual e escalonada. Famílias que ingressaram no Programa a partir de novembro de 2021, e que recebem o benefício na modalidade de conta Poupança Social Digital terão prioridade. Na sequência, foram selecionadas as famílias que ingressaram no Programa nos demais municípios, por ordem cronológica, de acordo com a data de concessão do benefício, da mais antiga para a mais recente. Os cartões do antigo programa social continuam válidos e não há previsão de cancelamento.

Novas Portarias Interministeriais de acompanhamento das condicionalidades de saúde e de educação do Programa Auxílio Brasil

Foram publicadas a Portaria Interministerial MC/MS nº 19, de 13 de maio de 2022, e a Portaria Interministerial MC/MEC nº 3, de 22 de junho de 2022, que dispõem sobre as diretrizes, atribuições, normas e fluxos operacionais para a oferta e o acompanhamento das ações de saúde e de educação, respectivamente, relativas às condicionalidades do Programa Auxílio Brasil. 

Os normativos trazem as informações necessárias para que as coordenações municipais e estaduais de saúde e educação, escolas e profissionais de saúde, possam realizar o acompanhamento das condicionalidades de forma a promover maior acesso a esses serviços públicos e a outras políticas que as famílias em situação de maior vulnerabilidade necessitem. Além dessas portarias, é importante também basear o trabalho na Portaria MC nº 766, de 20 de abril de 2022, que regulamenta a gestão de condicionalidades, incluindo competências das coordenações estaduais e municipais do PAB. Para saber mais sobre essa Portaria, acesse o Informe Auxílio e Cadastro nº 834

 Para apoiar os atores envolvidos na gestão das condicionalidades, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MC) lança o Guia para a Gestão de Condicionalidades, no qual são apresentados os conceitos básicos, os objetivos, as etapas e os procedimentos de gestão que devem ser adotados pelos coordenadores estaduais e municipais do PAB e pelos responsáveis das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito on-line, em tempo real, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/. 

 

Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário Nacional do Cadastro Único

Sr. Tércio Almir Brandão Santana
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Auxílio Brasil

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania

Sr. Àtila Brandão de Oliveira Júnior
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF
 

Fique atento a esta dica para melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de emails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Informe Auxílio Brasil
 na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania.


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR AUXÍLIO BRASIL INFORMA".