Casas de Passagem oferecem acolhimento e
proteção a adultos e famílias

LOC: As casas de passagem são unidades para acolhimento e proteção de indivíduos e famílias afastados do núcleo familiar ou que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. A porta de entrada para este serviço é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas, que orienta e encaminha os cidadãos para os serviços da Assistência Social nos municípios.

Uma dessas moradias provisórias é a Casa do Oleiro, na cidade de Sorriso, em Mato Grosso. É nela que o jovem Leandro da Silva está abrigado, enquanto procura um emprego. Ele saiu do Paraná após ser abandonado pela família e foi buscar por trabalho na região Centro-Oeste do país. Depois de passar por muitas dificuldades vivendo na rua, ele foi acolhido e fala sobre o serviço oferecido na casa.

SONORA: LEANDRO DA SILVA

LOC: Hoje, Leandro sonha com uma vida melhor.
 

SONORA: LEANDRO DA SILVA

LOC: Desde 2017, a associação Casa do Oleiro atua em parceria com a prefeitura para acolher os cidadãos que chegam por meio do Creas. De acordo com o coordenador do centro, Laercio Bianchini, o serviço tem feito a diferença na vida de muitos usuários.

SONORA: LAERCIO BIANCHINI

LOC: A diretora de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Maria Yvelônia Barbosa, destaca a importância das casas de passagem para a garantia de direitos, o apoio sociofamiliar e a inclusão nas políticas públicas nos municípios.

SONORA: MARIA YVELONIA BARBOSA

LOC: O acesso ao serviço pode ser feito por encaminhamento do Creas, do Serviço em Abordagem Social, Centro Pop e demais políticas públicas. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social do seu município.

Reportagem, Roberto Rodrigues

 

Ouça aqui (2'13)