Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº 15 de 13 de junho de 2019                                                        


Boletim mensal das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi)
do Ministério da Cidadania. O objetivo do Sagi em Foco é fornecer informações é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo detransparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados
e ferramentas para avaliação de políticas do ministério.
 

Atenção para republicação de edital de consultoria individual 

O Edital n°17/2019 a fim de contratar consultoria individual para desenvolver avaliação da Rede Cadastro Único, divulgado no Informe nº 14, de 4 de junho de 2019, foi republicado no dia 9 de junho sob o n° 19/2019.

O Edital nº 19/2019 está disponível no site do Ministério da Cidadania para consulta.

Interessados devem encaminhar currículo até sábado (15/6) para o e-mail sedct.914brz3048@cidadania.gov.br. O currículo deverá ser enviado em formato PDF, no modelo disponível neste link. O número do edital deverá ser informado no campo “Assunto”.

 

Nova publicação da Sagi discute questões
sociais a partir de casos concretos


Pobreza e superação são os temas do primeiro artigo da publicação Monitoramento Sagi: Série Relatos de Caso

O Departamento de Monitoramento da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (DM/Sagi) lança este mês a publicação Monitoramento SAGI: Série Relatos de Caso. O primeiro artigo, Pobreza e Superação: uma análise a partir de quatro relatos de casos, discute os fatores desencadeantes para a superação da pobreza à luz de relatos das trajetórias de quatro profissionais que hoje trabalham com políticas sociais no Ministério da Cidadania.

Há pontos de convergência nessas trajetórias ou são apenas casos singulares de sucesso, sem que se consiga replicar em outros contextos? Qual o papel do mérito individual e das oportunidades nesse contexto? Ou, ainda, como o economista Ricardo Paes de Barros questiona: “como discutir o mérito de quem chegou em primeiro lugar em uma corrida onde as pessoas saíram em tempos diferentes e a distâncias diferentes? Não faz nenhum sentido discutir o mérito em uma regata na qual os barcos não são iguais, ou em uma corrida de Fórmula 1 em que não se está sujeito ao mesmo regulamento".

Após apresentar os quatro relatos individuais, o artigo analisa os pontos de convergência entre as trajetórias. Ao longo das narrativas, a dicotomia mérito/oportunidades revela-se insuficiente para retratar a riqueza das experiências relatadas pelos entrevistados e, por isso, o artigo propõe novos elementos para a análise.

Clique aqui para acessar.



Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informa@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".