Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº 10 de 12 de fevereiro de 2019                                                        


Boletim mensal das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi)
do Ministério da Cidadania. O objetivo do Sagi em
Foco
é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de
transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados e
ferramentas para avaliação de políticas do ministério.

Abertas as inscrições para curso de avaliação
de impacto

O Portal EaD do Ministério da Cidadania está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro para vários cursos sobre políticas sociais. Um deles é o curso de Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais, elaborado em parceria com o centro internacional Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL). O curso apresenta noções introdutórias sobre avaliação de impacto e a importância da produção de evidências no contexto dos programas sociais. Os alunos conhecem também aspectos práticos do desenho desse tipo de pesquisa, como exemplos de aleatorização e fatores que determinam o poder estatístico de uma amostra. O acesso ao curso é livre, mediante cadastro no Portal EaD, e há emissão de certificado.


Sagi publica resultados de oficinas devolutivas com povos indígenas beneficiários do Bolsa Família
 

 

Já está disponível no portal da Sagi o relatório sobre as oficinas devolutivas com povos indígenas beneficiários do Programa Bolsa Família. As devolutivas ocorreram entre fevereiro de 2017 e junho de 2018, e a pesquisa foi realizada de 2012 a 2014, com coordenação da Sagi. O objetivo do estudo foi conhecer a forma como o programa é operacionalizado, percebido e utilizado pelas populações indígenas.


 

Conheça detalhes do Programa Criança Feliz na publicação Manual do Pesquisador

As características, a legislação e as nuances da operacionalização do Programa Criança Feliz podem ser acessadas na publicação Manual do Pesquisador, disponível no Portal da Sagi. O programa tem como foco visitações domiciliares semanais às famílias participantes, partindo da integração de esforços das três esferas de governo e da sociedade na promoção dos direitos das crianças e ampliação das políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância. A série Manual do Pesquisador visa disponibilizar uma base didática de informações para pesquisadores envolvidos com as políticas da área da cidadania.



PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do ministério, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".