Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui”
                Informe nº 7 de 13 de novembro de 2018                                                        


Boletim mensal das principais atividades da Secretaria de Avaliação e Gestão da
Informação (Sagi)
do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo do Sagi em
Foco
é fornecer informações pertinentes a pesquisadores, servindo como mecanismo de
transparência na disponibilização de pesquisas, publicações, eventos, cursos, microdados e
ferramentas para avaliação de políticas sociais do MDS.

MDS lança nova edição do Caderno de Estudos

A publicação Cadernos de Estudos - Desenvolvimento Social em Debate tem como objetivo divulgar pesquisas, disseminar resultados e subsidiar discussões e avaliações acerca das políticas e programas sociais, dialogando com diferentes aspectos dentro dessas temáticas. A 32ª edição do caderno será lançada no próximo dia 5 de dezembro, apresentando resultados de um estudo sobre a política de microcrédito para as famílias de baixa renda, a experiência do MDS com oficinas devolutivas sobre os efeitos do Bolsa Família entre os povos indígenas, além de estudos referentes à construção de um Índice de Preços ao Consumidor para famílias de baixa renda no perfil do Cadastro Único.

Serviço
Lançamento do Caderno de Estudos nº 32
Data:
05/12, às 10h
Local: Auditório da Sagi, 3° andar, Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
No dia do lançamento, a versão digital da publicação (em formato pdf) será disponibilizada para download no Portal da Sagi.

Já está disponível a edição nº 31

Confira neste volume os temas:

  • Uso de preditores de renda em programas sociais
  • Prêmio Progredir e o incentivo a boas práticas de inclusão social e produtiva
  • Cruzamentos de bases de óbito no âmbito do GTI-BPC
  • Capacitação de agentes públicos para as políticas sociais
  • Avaliação de programas de segurança alimentar sob a ótica do controle interno.


  

O perfil de consumo das famílias de baixa renda é o tema do próximo Sexta com Debate, que ocorre dia 30 de novembro. Na ocasião, será apresentado o estudo que traçou o perfil de consumo das famílias de baixa renda, identificando as despesas que mais oneram o orçamento.

Serviço
Sexta com Debate
Data:
30/11, às 10h
Local: Auditório Térreo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
Debatedores: André Furtado Braz e Igor dos Reis Lino, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).


Pesquisa de Qualidade do CadÚnico



Está disponível para download, no portal da Sagi, o relatório da pesquisa Qualidade do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) e a Sagi, o levantamento foi feito no período de outubro de 2014 a fevereiro de 2017 e avaliou a qualidade das informações registradas no Cadastro Único por meio de coleta de dados primários e entrevistas domiciliares com famílias que tiveram o registro incluído ou atualizado no período de até seis meses antes do início do trabalho de campo.


  
Curso sobre Compras Institucionais no PAA



Neste curso é apresentado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com suas características, funcionamento e de que forma a sua implementação tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o território nacional. Com o total de quatro aulas, são disponibilizados conteúdos que vão desde a legislação básica do programa a um detalhado direcionamento sobre como adquirir produtos da agricultura familiar por meio da modalidade Compra Institucional. O acesso é livre, mediante cadastro no site:
http://www.mds.gov.br/ead.



  

  Catálogo de ferramentas da SAGI
Censo Suas
 

Os dados do Censo Suas 2016 podem ser acessados no portal de ferramentas da Sagi, com as principais informações organizadas de forma a facilitar a leitura e a utilização do amplo conjunto de dados levantados. Eles foram divididos de acordo com as seguintes temáticas: infraestrutura, recursos humanos, serviços, benefícios, gestão e participação social no âmbito da Assistência Social. Além disso, a análise dos componentes sistêmicos da Política Nacional de Assistência Social apresenta os dados das séries históricas do Censo Suas desde 2010, possibilitando o exame da evolução ao longo dos anos.

  

 
  Anote na agenda
30/11 - Sexta com Debate, às 10h - Apresentação de estudo sobre o perfil de consumo das famílias de baixa renda, identificando despesas que mais oneram o orçamento. Local: Auditório térreo do MDS, Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)

03 e 04/12 - Mostra de ferramentas da Sagi, lançamento do VIS Data, às 10h. Local: Auditório da Sagi, 3° andar, Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)

05/12 - Lançamento do Caderno de Estudos nº 32, às 9h30. Local: Auditório da Sagi, 3° andar, Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)

PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
 

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR SAGI".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social