31 de março de 2016        
EDITORIAL
Conquistas da Democracia


Neste 31 de março, data em que o Brasil completa 52 anos da destituição do governo democrático de João Goulart e que instaurou no Brasil mais de 20 de ditadura, a Rede @limenta convida seus leitores para uma reflexão a respeito das conquistas da democracia, em particular, no campo da Segurança Alimentar e Nutricional, talvez uma das áreas que mais avançou com o fim do regime de exceção.

A saída do Brasil do Mapa da Fome das Nações Unidas é um dos grandes marcos desse novo período. Não fosse a democracia e, com ela, as liberdades individuais, de organização e de participação social, talvez a fome ainda fosse uma marca – tão negativa – da história atual do País.

Um dos exemplos do compromisso recente do Estado Brasileiro contra a fome foram as lutas sociais, lideradas por Herbert de Souza, o Betinho, que organizou a Ação pela Cidadania Contra a Fome, junto com diversas entidades e movimentos sociais. Boa parte do que se transformou posteriormente no Programa Fome Zero teve origem nessa iniciativa popular, que se irradiou por todo o país, fazendo com que os governos assumissem também essa bandeira.

Leia mais



Com novo desafio, Pacto Nacional mobiliza governos e sociedade pela alimentação saudável

Após superar a fome, país agora combate o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação da população brasileira

Leia mais

“A gente sabe que tem água, que a renda tá garantida”

Uma conquista da democracia, a garantia do acesso à água tem permitido que famílias permaneçam no semiárido, com alimento e vida digna

Leia mais
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR REDE ALIMENTA".

Imagem de rodap? - Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome