24 de novembro de 2015      

“Conferência nos deu ferramentas para fortalecer ações de segurança alimentar e nutricional”
Secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, afirma que o país é capaz de reverter o quadro da má alimentação e combater a obesidade com políticas públicas
Foto: Ubirajara Machado/MDS


Em 2014, o país saiu do Mapa Mundial da Fome, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), graças a políticas que garantiram à população mais renda e maior acesso a alimentos. Agora, um novo desafio se apresenta: promover uma alimentação saudável e combater a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação.

Leia mais »

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) divulgou a Carta Política da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento aborda as dimensões socioculturais da segurança alimentar e nutricional para aproximar a produção e o consumo de alimentos, estabelecer pontes entre rural e urbano, e valorizar a agrobiodiversidade e os alimentos in natura e regionais. Acesse aqui


Merenda escolar brasileira é destaque em Nova Iorque


Tereza Campello trocou experiências de combate à obesidade infantil com o diretor do Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura de Nova Iorque, Eric Goldstein.

Leia mais »

Foto: Ubirajara Machado/MDS

“Temos água a qualquer hora na torneira”


Projeto Sanear irá beneficiar 670 famílias das reservas extrativistas do Médio Juruá e Baixo Juruá, no Amazonas, com tecnologias de acesso à água e saneamento básico.

Leia mais »

Foto: Sérgio Amaral/MDS

MDS apresenta Compra Institucional em Pernambuco


Modalidade do PAA facilita que órgãos públicos comprem alimentos diretamente dos agricultores familiares.

Leia mais »

Foto: Ana Nascimento/MDS

Agricultura familiar abastece restaurantes universitários


Cerca de mil pequenos agricultores gaúchos vão fornecer 62,4 toneladas de alimentos aos restaurantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) durante quatro meses.

Leia mais »

Ideias na Mesa lança vídeo sobre o Marco de EAN para Políticas Públicas

Como parte das comemorações do terceiro aniversário da Rede Virtual Ideias na Mesa, foi lançada uma animação que explica de maneira lúdica e didática os conceitos e princípios do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para Políticas Públicas.

Leia mais »

Foto: Divulgação/SEPPIR

Seminário discute segurança alimentar para povos de comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiros


Evento segue até quarta-feira (25). Um dos objetivos é debater as atividades desenvolvidas nos estados pelos Comitês Gestores da Ação de Distribuição de Alimentos para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

Leia mais »

Momento Social

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destaca a importância das cisternas na região Norte e ressalta que ter água potável e de qualidade é um direito.

Ouça »

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR REDE ALIMENTA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome