02 de dezembro de 2016        

Estados e municípios já podem aderir ao Programa Criança Feliz

Prazo para os estados encerra nesta sexta-feira (2). Já os municípios têm até 10 de fevereiro de 2017 para assinar o termo de aceite à iniciativa do governo federal
Foto: Lia de Paula/MDSA


Alagoas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Tocantins foram os primeiros estados a aderir ao programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Lançado em outubro, o Criança Feliz irá fortalecer as políticas públicas para a primeira infância a fim de promover o desenvolvimento infantil integral.

Leia mais »


Foto: Rafael Zart/MDSA
CNAS aprova implantação do Programa Criança Feliz

Pela resolução aprovada, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) irá operacionalizar as ações do programa

Leia mais »
Foto: Rafael Zart/MDSA
Avanços da assistência social são debatidos em Belém

Reunião ampliada e descentralizada reuniu 500 participantes, entre conselheiros, gestores e usuários da Política Nacional de Assistência Social

Leia mais »
Foto: Divulgação/MDSA

Mobilização contra o Aedes aegypti


Ministro em exercício, Alberto Beltrame, participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti em Belo Horizonte (MG)

Assista »

Foto: Mauro Vieira/MDSA

Indígenas e gestores da assistência social se reúnem para discutir políticas públicas


Mais de 200 pessoas participam em Brasília do Encontro sobre Trabalho Social com Famílias Indígenas

Leia mais »

Foto: Mauro Vieira/MDSA

Ministro Osmar Terra discute adesão de municípios ao Criança Feliz


No Rio Grande do Sul, ele apresentou ações do programa para prefeitos e vereadores

Leia mais »

Ana Nascimento/MDS

Antecipação do BPC em Tubarão


Antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada valerá enquanto durar situação de calamidade na região

Leia mais »
➤ Fique Ligado!
O Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto será lançado no próximo dia 7 de dezembro, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Foto: Rafael Zart/MDSA
Região amazônica recebe lanchas ocêanicas

No último dia 22, foi assinado um termo de compromisso para a entrega de 15 lanchas sociais pela Marinha para os estados do Maranhão, Amapá e Pará. No total, a região amazônica conta com 123 lanchas fluviais. “É uma forma de customizar o nosso trabalho, ajustando às necessidades locais e, assim, ampliar o acesso á política de assistência social para as famílias que vivem em áreas isoladas e de difícil acesso”, reforçou o secretário executivo do MDSA, Alberto Beltrame.

Foto: Lia de Paula/MDSA
SNAS participa de evento da OIT sobre trabalho infantil

As ações de combate ao trabalho infantil serão discutidas por 26 países da América Latina e do Caribe, até o dia 3 de dezembro, em Fortaleza (CE). O evento, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem como objetivo fazer o intercâmbio de experiências e identificar as ações prioritárias. O governo federal brasileiro será representado pela secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant.

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Suas

Técnicos estaduais responsáveis pela formalização de parcerias com as organizações e entidades de assistência social participaram nesta semana da primeira turma do Curso Introdutório do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, com enfoque no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O curso, realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, fez parte do ciclo de formação e capacitação da Secretaria Nacional de Assistência Social para a qualificação dos trabalhadores, gestores e conselheiros do Suas, de acordo com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do Suas- PNEP/Suas.

As outras duas turmas serão oferecidas entre janeiro e março de 2017 e deverão contemplar os técnicos municipais.


Qualificação profissional

Foto: Agência Pará


A secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant, participou da oficina de capacitação de indicadores sociais para profissionais da Assistência Social em Belém (PA). O CapacitaSuas tem como objetivo qualificar profissionais do Suas para a execução dos planos estratégicos dos governos federal e estadual.

Os técnicos e gestores atuam nos Cras, Creas e nas Secretarias Municipais de Assistência Social de Belém e Muaná, no Marajó. "A formação é uma oportunidade também de ouvir os municípios, pois somente os técnicos que trabalham in loco podem nos dizer quais as prioridades da política de assistência social', enfatizou a secretária.

Eventos



  • 06 e 07/12 - Oficina Nacional sobre as Novas Regras do BPC, em Brasília

  • 07/12 - Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome