22 de abril de 2016        

Ieda Castro: “Comunidades indígenas têm singularidades que precisam ser respeitadas”

No âmbito do Suas, 21 Cras possuem atendimento exclusivo dentro das aldeias. Além disso, 240 Creas e outros 547 Cras também atendem aos indígenas
Foto: Lia de Paula/MDS


A população indígena brasileira é formada por 896,9 mil índios, distribuídos em 305 etnias, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. O Sistema Único de Assistência Social (Suas) possui 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com atendimento exclusivo dentro das aldeias indígenas. A Rede Suas conta ainda com 240 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e 574 Cras que estão em territórios que atendem comunidades indígenas, mas que não são exclusivos.

Nesta entrevista, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, explica como a política de assistência social atua para assegurar os direitos das comunidades indígenas. “As populações indígenas não querem ficar isoladas, elas querem continuar existindo na sua condição de índio. É preciso entender que as comunidades indígenas têm singularidades que são próprias e que precisam ser respeitadas.”

Leia mais »


Foto: Lia de Paula/MDS
Assistência social garante direitos a comunidades indígenas

Pintura, artesanato e capoeira são algumas das atividades ofertadas para índios em Carmésia (MG).

Leia mais »
Foto: Ubirajara Machado/MDS
Bolsa Família melhora vida da população indígena

Com a complementação mensal de renda, mais de 332 mil índios saíram da extrema pobreza.

Leia mais »
➤ Transformando vidas

O Bolsa Família prioriza as mulheres como titulares do cartão, o que tem transformado vidas em todo o Brasil. Essa escolha não é à toa, é pra garantir que as mulheres tenham os meios pra conquistar sua independência e tenham em suas mãos o poder de decisão. Dos 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 93% dos titulares são mulheres.


Foto: Divulgação
Governo trabalha para levar benefícios a comunidades indígenas

Cerca de 900 mil indígenas residem no Brasil e também têm direitos a benefícios sociais, como Bolsa Família e aposentadoria.

Assista »

Foto: Ubirajara Machado/MDS
Oficina debate Plano Decenal da Assistência Social

Encontro em Brasília reuniu representantes das Universidades e do Conselho Nacional de Assistência Social.

Leia mais »
➤ Combate ao Aedes aegypti
Uma em cada cinco cidades brasileiras já conta com salas ou comitês municipais de coordenação e controle para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Em todo país, 1.094 municípios implantaram seus centros, sendo que 143 estão dentro dos 223 locais com maior incidência de dengue. Com as salas especializadas é possível ampliar as ações de enfrentamento ao mosquito e qualifica as informações sobre as visitas aos imóveis para identificação, orientação e eliminação de focos.
Foto: Lia de Paula/MDS
Serviço da assistência é destacado por representante Uruguaio

Diretor do Ministério do Desenvolvimento Social do país sul-americano, Mauricio Guarinoni visitou Cras no DF e conheceu o Sistema Único de Assistência Social.

Leia mais »
Foto: Sarah Torres
Apaes pedem mais profissionais e garantia de recursos

Em audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, instituições reivindicaram mais investimentos do estado e solução para a carência de professores.

Leia mais »

ASCOM/MDS
BPC é antecipado para beneficiários de Agudos (SP) e Inconfidentes (MG)

Benefício pode ser sacado a partir do primeiro dia do cronograma de pagamento, medida visa auxiliar na superação de vulnerabilidade social dos beneficiários.

Leia mais »
Foto: Edivaldo Ramos
Encontros regionais do Congemas são finalizados

Gestores municipais se reuniram para contribui na construção do Plano Decenal do Suas.

Leia mais »
➤ Redes Sociais MDS
Pelas nossas redes sociais é possível interagir e saber das novidades do MDS. Siga o @mdscomunicacao no Twitter e curta a página MDSComunicacao no Facebook. Esperamos ter a sua participação!

Calendário de abril

  • 24 a 29 de abril - Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, em Brasília


  • 25 de abril - Teleconferência do Plano de Ação 2016 e o Demonstrativo Físico Financeiro de 2015




Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome