1° de abril de 2016        

EDITORIAL
Conquistas da Democracia


Foto: Ana Nascimento/MDS


O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é uma importante conquista da sociedade. Ele tem permitido avanços fundamentais, como a qualificação e a ampliação de serviços, programas, projetos e benefícios não contributivos prestados à população.

A institucionalização do Suas foi um marco de ruptura com a história de omissão do Estado e de políticas assistencialistas. A ausência de escala, de estratégia e de compromisso político com as ofertas públicas se refletia em ações pontuais, fragmentadas, desarticuladas e reduzidas a projetos e programas dirigidos a grupos específicos, com baixa cobertura, elevada fragilidade institucional e financiamento incerto e descontinuado.

A partir de 2003, foram criadas as bases para superar o velho modelo assistencialista. A opção pelo Suas reflete o investimento em uma política pública de responsabilidade do Estado. Este foi o caminho que permitiu a efetivação de um conjunto de direitos e avanços sociais que marcaram o país nos últimos anos.

Anualmente, mais de 1,9 milhão de famílias estão sendo acompanhadas, assistidas e apoiadas pelas equipes de referência de proteção social dos serviços socioassistenciais, além de encaminhadas para outros serviços públicos e atenções. No campo da transferência de renda, alcançamos 18 milhões de famílias brasileiras, sendo 14 milhões pelo Programa Bolsa Família e outros 4 milhões pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A partir dos avanços e mudanças que ocorreram, podemos afirmar que o Brasil conta hoje com uma política pública de assistência social estruturada, com uma rede de equipamentos presente em todo o território nacional, com garantia de atenção, cuidados e proteção social em caráter continuado e com orçamentos crescentes e robustos.

A política da assistência social precisa ser vista e defendida como política pública, dever do Estado e direito de cidadania. Estas conquistas refletem a vontade política de alcançar todos os brasileiros, tirando da invisibilidade milhões de pessoas, fazendo deste país um território de dignidade humana e de cidadania, superando situações que não podem perdurar e que não podemos aceitar.

Após 21 anos de lutas e vitórias, criamos um patamar e precisamos avançar, jamais retroceder, garantindo o acesso aos direitos socioassistenciais. Precisamos de um Sistema Público Descentralizado, Participativo e Democrático. Precisamos de mais SUAS e mais DEMOCRACIA.

A Busca Ativa universalizou o acesso ao Cadastro Único entre os mais pobres. O Cadastro Único tem o registro da identificação e da condição socioeconômica de mais de 23 milhões de famílias de baixa renda e é usado por mais de 18 programas sociais do governo federal, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, BPC, Pronatec e pelo SUAS.

Foto: Ana Nascimento/MDS
Prefeituras têm até maio para transferirem recursos da assistência

Gestores municipais que não se adequarem as novas contas até a segunda quinzena do próximo mês podem ter os repasses da assistência social suspensos

Leia mais
 
Ouvidorias do SUS se engajam no combate ao Aedes aegypti

Em encontro em Brasília, secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro, reforça importância da comunicação direta com a sociedade para fortalecer proteção às famílias

Leia mais
Fique atento!
O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) oferece orientação para gestores municipais e estaduais em relação aos repasses e gestão dos recursos. As oficinas de trabalho são realizadas duas vezes por mês, em Brasília.

Veja no blog do FNAS as datas em que ocorrerão as oficinas.

Para agendar a participação, os governos estaduais e prefeituras devem encaminhar solicitação
para o e-mail apoiotecnico.fnas@mds.gov.br.

Ubirajara Machado/MDS
Medida Provisória aprimora gestão do Brasil Carinhoso

Em audiência no Senado Federal, ministra Tereza Campello destaca importância da regra para ampliar vagas em creches para crianças mais pobres

Leia mais
Ubirajara Machado/MDS
MDS lança capacitação para gestores da assistência social de SP

Programa terá 2.250 vagas para três cursos do CapacitaSuas. As aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de abril

Leia mais

Calendário de abril




Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome