]
21 de janeiro de 2016        

Assistência social e PAA melhoram vida de beneficiários do Bolsa Família em Luziânia (GO)
Parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social com cooperativa de agricultores familiares garante alimentação saudável para quem mais precisa


Foto: Divulgação/Prefeitura Luziânia (GO)


Em Luziânia (GO), cidade a 58 quilômetros de Brasília, uma iniciativa vem mudando a vida dos beneficiários do Bolsa Família e das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDEST) com a Cooperativa Mista dos Agricultores e Agricultoras de Luziânia (Cooperluz) está garantindo alimentação saudável para quem mais precisa.

A ação foi possível graças ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. Os produtos da agricultura familiar começaram a ser distribuídos no segundo semestre de 2015, o que beneficiou cerca de quatro mil famílias. A assistência social foi a ponte entre a cooperativa e as famílias. “Selecionamos as famílias do Bolsa Família e do Cadastro Único que estavam em situação de insegurança alimentar. Assim, começamos a distribuição dos alimentos”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Cassiana Vaz Tormin.

O início das entregas foi um desafio para a secretaria e para os três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. A logística para entrega dos alimentos sem prejudicar a qualidade era o maior desafio. “As verduras eram um problema. Tínhamos que pegar o produto e entregar rápido por ser um alimento perecível”, conta Cassiana.

Atualmente, existem 20 pontos de entregas em toda a cidade. A dona de casa Maria Lézia Alves Ferreira recebe R$ 112 do Bolsa Família e os alimentos do PAA. Ela frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, localizado no bairro Vila Esperança.

Em um dos encontros, ficou sabendo das entregas de alimentos. A dona de casa conta que, antes do PAA, não priorizava as hortaliças na alimentação de sua família (ela, o marido e uma filha). “Pra mim foi muito bom ganhar esses alimentos. Não comprava muita verdura no mercado não. Mas essas que a gente recebe são ótimas, bem fresquinhas. Nunca peguei uma verdura estragada”.

As entidades socioassistenciais também recebem os alimentos e distribuem para as famílias atendidas. Representante da União Espírita Lar de Cipriana, Cristina Dias Silva, explicou que já virou rotina a entrega das frutas e verduras na instituição. “Foi muito positiva essa iniciativa. A gente nota que as famílias não têm condições de comprar verduras e frutas de qualidade com as que são entregues pelo PAA”, afirmou.

A coordenadora do Cras Vila Esperança, Sônia Aparecida Meirelles, conta que a qualidade dos alimentos é o que os beneficiários mais elogiam. Ela lembra que alguns beneficiários sempre voltam ao Cras para elogiar o programa. “Entregamos os alimentos a cada 15 dias. O retorno das famílias é ótimo. Elas estão felizes com as entregas. É um programa excelente”.

Para a secretária Cassiana, a integração da assistência social com outras áreas é o caminho para melhorar a qualidade de vida e da alimentação dos brasileiros - uma das agendas prioritárias do governo federal para os próximos anos.

“Tivemos um grande salto ao fazer a parceria do PAA com os Cras, porque é uma forma de atingir a população que realmente mais precisa.” Para o futuro, segundo a secretária, a ideia é aumentar a quantidade de alimentos distribuídos bem como o número de famílias beneficiadas. Ela conta que muitas famílias que ainda não recebem os alimentos buscam o centro de referência para participar do programa.

O MDS criou uma cartilha com todas as informações sobre serviços, benefícios e programas da assistência social. Com ela, o cidadão pode tirar dúvidas, saber quais unidades procurar e quais os documentos necessários para o Cadastro Único e o acesso a benefícios sociais.

Foto: Divulgação/Bom Despacho

Suas reforça acesso ao mercado de trabalho


Em Bom Despacho (MG), programa Acessuas Trabalho reforça qualificação da população de baixa renda

Leia mais »

Ministra Tereza Campello fala sobre a importância do Suas

Victor de Lima, do Paraná, pergunta qual a importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para o Brasil

Ouça »

Foto: Sergio Amaral/MDS

Bolsa Família: 1,3 milhão de crianças devem ser matriculadas este ano


Manter as informações atualizadas no Cadastro Único auxilia no acompanhamento da frequência escolar

Leia mais »

BPC é antecipado em Marechal Cândido Rondon e Manfrinópolis (PR)

Idosos e pessoas com deficiência poderão sacar antecipadamente o Benefício de Prestação Continuada a partir do dia 25

Leia mais »

Foto: Ubirajara Machado/MDS

14 milhões de famílias terão renda complementada em janeiro


MDS repassa R$ 2,3 bilhões a partir desta segunda (18). Pagamento do Bolsa Família segue até dia 29

Leia mais »

Radionovela explica com funciona o serviço de Proteção Social Básica

O episódio desta semana destaca uma das principais estratégias da assistência social no Brasil

Ouça »


Central de Relacionamento do MDS atende 2,1 milhões de pessoas em 2015


Novidade a ser implantada em 2016, atendimento via chat vai aproximar ainda mais o ministério da população

Leia mais »

Repasse de recursos da assistência social mais simples e transparente

O secretário nacional adjunto de Assistência Social, José Dirceu Galão, fala sobre o novo sistema de cofinanciamento para os serviços de assistência social no país

Ouça »

Atenção dirigentes e trabalhadores de entidades que atuam na assistência social! Se a sua entidade ainda não recebeu uma visita técnica para preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), entre em contato com o órgão gestor de seu município/DF e solicite o cadastramento.



Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome