31 de março de 2017        

Países da América do Sul firmam compromisso pela proteção social na Amazônia
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Promover justiça social, igualdade e o uso sustentável dos recursos naturais da Região Amazônica. Estas são as principais propostas da Carta de Belém, assinada nesta sexta-feira (31) no encerramento do Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social, na capital paraense, por oito países: Brasil, Suriname, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru e República da Guiana.

Por parte do governo brasileiro, o texto foi assinado pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Alberto Beltrame. Segundo ele, a carta dá visibilidade às necessidades de proteção social dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

“Com a carta, damos visibilidade aos desafios que temos pela frente para promover realmente a inclusão, a proteção e o desenvolvimento econômico e, sobretudo, que seja um desenvolvimento sustentável para todos os povos da Amazônia”, enfatizou.

Beltrame destacou ainda que as políticas públicas precisam ser ajustadas à realidade local. Por isso, a importância do encontro. “Nós precisamos sair dessa fórmula pré-concebida, tanto do ponto de vista de financiamento das ações quanto do ponto de vista de estrutura e infraestrutura. Todas as unidades da assistência social precisam ser customizadas para atender à realidade da região”, afirmou.

O subdiretor-geral para Superação da Pobreza e Prosperidade Social da Colômbia, Julián Torres, salientou que a preocupação com a Amazônia deve ir além dos países que integram a região. “Temos que pensar em fazer um trabalho diplomático e do mais alto nível. Temos que pensar em tomar decisões politicamente responsáveis de todo mundo com a Amazônia e, nesse sentido, temos uma responsabilidade enorme”, disse.

No documento, os países recomendam a realização de novas edições do seminário, com sede alternada entre os países. O objetivo é difundir as ideias da Carta de Belém e envolver novos atores na discussão. A próxima edição acontecerá em 2018, no Peru.

Para ler a Carta de Belém pela Proteção Social na Amazônia, clique aqui.

Pan-Amazônico

Mais de 200 especialistas, gestores da assistência social, representantes de povos e comunidades tradicionais, movimentos sociais e organizações internacionais participaram do Seminário Pan-Amazônico. O objetivo foi promover a troca de experiências sobre proteção social na Amazônia.

O evento foi promovido pelo MDSA em parceria com Banco Mundial, Unesco, Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP), Marinha do Brasil, Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará e prefeituras de Belém, Barcarena e Acará.

Confira aqui mais informações sobre seminário.
Transferência fundo a fundo das emendas parlamentares

As transferências voluntárias de recursos originárias de emendas parlamentares passarão a ocorrer de forma simplificada. O MDSA publicou nesta semana a Portaria nº 130 que permite a transferência dos recursos por meio da modalidade fundo a fundo. A medida também dará mais agilidade aos processos de transferência voluntária de recursos de programação orçamentária própria.

Cada emenda deverá ter um valor mínimo de R$ 50 mil para municípios com até 50 mil habitantes. Para municípios maiores, de até 900 mil habitantes, o valor mínimo é de R$ 100 mil. O mesmo limite será aplicado para as metrópoles, que têm mais de 900 mil habitantes. Os recursos serão transferidos diretamente para os Fundos de Assistência Social dos estados, Distrito Federal e municípios.

As transferências poderão ser feitas por meio da modalidade incremento temporário, em que os recursos são usados para custeio das unidades públicas ou das entidades e organizações de assistência social. Outra maneira é por meio da modalidade de estruturação da rede. Neste caso, a verba será destinada para aquisição de equipamentos permanentes das unidades.

Mais informações no blog do Fundo Nacional de Assistência Social.
Patrimônio

A nova portaria atende a outro pedido antigo dos Estados e municípios. Os equipamentos e materiais adquiridos com os recursos recebidos poderão ser tombados diretamente ao patrimônio dos estados e municípios após cinco anos de uso, desde que aprovada a prestação de contas dos municípios.
Inclusão cadastral dos beneficiários do BPC

Desde novembro de 2016, com a entrada em vigor do Decreto 8.805/2016, tornou-se obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao longo do ano de 2017, devem ser incluídos os beneficiários idosos e, em 2018, as pessoas com deficiência. A Instrução Operacional (IO) nº 24, de 08 de março de 2017 detalha como as gestões municipais devem agir nessa ação.

Para nortear a atuação cadastral, foram disponibilizados no SIGPBF as listagens dos beneficiários idosos que se encontram fora do Cadastro Único e que devem ser incluídos neste ano. Os idosos serão convocados a realizar seu cadastro preferencialmente no mês de seu aniversário, para que se evite uma grande procura aos postos de cadastramento ao final do período.

Confira mais informações.
 
Fique atento

Gestores e técnicos da Assistência Social, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) publicou um guia sobre os novos procedimentos introduzidos pelo Decreto 8.805/2016 na operacionalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Leia com atenção!


Foto: Ubirajara Machado/MDSA 

Mostra de Experiências

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) convida municípios, Estados e Distrito Federal a participarem da 1º Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial. A oficina irá proporcionar a troca de experiências para solução de problemas relacionados à vigilância socioassistencial. O encontro acontece entre os dias 24 e 26 de maio, em Brasília.

Para participar da Mostra de Experiências, os técnicos devem preencher o formulário de inscrição. Neste documento, os entes federados terão a oportunidade de relatar uma ação de vigilância socioassistencial que foi realizada ou que está sendo aplicada na sua cidade.

A ideia é apresentar como foram todas as etapas do processo da estratégia e compartilhar as experiências para outros municípios. Participe!

Mais informações pelos telefones (61) 2030-3118, 2030-3131, 2030-3133 ou pelo e-mail: vigilanciasocial_inscricoes@mds.gov.br.

Foto: Lia de Paula/MDSA 
Sistema de monitoramento do trabalho infantil

Para acompanhar as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), todos os Estados, Distrito Federal e municípios devem preencher o Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Simpeti). O sistema está aberto para preenchimento até o dia 28 de abril.

O Simpeti deverá ser preenchido conforme os cinco eixos que compõem o redesenho do Peti: informação e mobilização, identificação, proteção social, apoio e acompanhamento à defesa e responsabilização e monitoramento.

O monitoramento é executado nos três níveis de governo. A partir dos dados, poderão ser aprimorados diagnósticos, planos de ação e análises da proteção social. A atualização constante das ações no Simpeti por toda a rede fortalece o enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes.

Outras informações sobre o sistema podem ser consultadas no manual do sistema, disponível no endereço http://blog.mds.gov.br/redesuas/?p=1642, ou por meio da Central de Atendimento do ministério, pelo telefone 0800 707 2003.
 Anote na Agenda

4 e 5 de abril
  • Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social, em São Paulo. Mais informações no site do CNAS.
6 e 7 de abril
  • Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Centro-Oeste, em Campo Grande (MS)
18 e 19 de abril
  • Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Nordeste, em João Pessoa (PB)
PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodap? - Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome