17 de março de 2017        

MDSA convoca Rede de Assistência Social para mobilização contra o Aedes aegypti

O governo federal concentra esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre os dias 20 e 24 de março, será realizada a Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Mosquito. Durante essa semana, contamos com a Rede de Assistência Social para desenvolver ações que envolvam a comunidade, mobilizando os trabalhadores, os usuários, os beneficiários do Bolsa Família e as lideranças comunitárias. O objetivo é ampliar a conscientização e fortalecer o combate ao mosquito.

As unidades, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), os Centros Pop e as entidades socioassistenciais, devem realizar atividades de mobilização. Entre as sugestões de ação estão: mutirões de limpeza, rodas de conversa, gincanas, produção de murais informativos, atividades lúdicas, palestras, entre outras.

É importante destacar a parceria entre as equipes de Assistência Social e de Saúde, que trabalham integradas, principalmente no atendimento às crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Por isso, é interessante que as equipes de saúde – principalmente os agentes comunitários de saúde - sejam convidadas a participar das atividades e a trazer informações sobre a prevenção e o combate ao Aedes.

O combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção da doença.

Registro da ação

Para dar visibilidade às ações desenvolvidas em todo o país durante a Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Mosquito, a Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) publicará as fotos e relatos das ações realizadas durante a mobilização. Envie para a página do MDSA no Facebook o registro das ações de sua unidade ou de seu município. Contamos com todos vocês!

Centro de monitoramento de programas sociais

Foto: Mauro Vieira/MDSA

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, se reuniu nesta semana, no dia 15, com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Hugo Flórez Timorán. Durante o encontro, foi discutida parceria para viabilizar o ConectaSuas, central de monitoramento e gestão de programas sociais.

Osmar Terra ressaltou que o BID é um dos pioneiros na discussão de políticas para a primeira infância e no incentivo ao aprimoramento da gestão dos programas. Terra destacou que o apoio da entidade é fundamental para que as ações tenham resultados ainda melhores, principalmente para o Criança Feliz. A meta do programa é atender quatro milhões de crianças até 2018, com avaliação constante dos resultados.

“O BID foi o primeiro organismo internacional que trabalhou com o tema de primeira infância ainda no final dos anos 90. Portanto, sabe da importância que o tema tem e está disposto a colaborar conosco com financiamento para que possamos avaliar permanentemente e online as ações. Vamos trabalhar em contato direto com todos os municípios do Brasil”.

Com o ConectaSuas, as ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) serão acompanhadas em tempo real. Um exemplo é o Criança Feliz. Por meio de um mapa que processará dados com georreferenciamento, serão acompanhadas todas as visitas do programa e, assim, será possível aperfeiçoar o atendimento às famílias.

De acordo com Hugo Flórez Timorán, o desenvolvimento infantil é uma prioridade para o BID. “Trabalhamos há mais de 60 anos com esse tema. Investimento na primeira infância, de zero a quatro anos, é fundamental, além de ter um impacto muito importante para o desenvolvimento das pessoas e para o crescimento dos países”, afirmou.
´


Sistema de monitoramento do trabalho infantil

Para acompanhar as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), todos os estados, Distrito Federal e municípios devem preencher o Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Simpeti). O sistema está aberto para preenchimento até o dia 28 de abril.

O Simpeti deverá ser preenchido conforme os cinco eixos que compõem o redesenho do Peti: informação e mobilização, identificação, proteção social, apoio e acompanhamento à defesa e responsabilização e monitoramento.

O monitoramento é executado nos três níveis de governo. A partir dos dados, poderão ser aprimorados diagnósticos, planos de ação e análises da proteção social. A atualização constante das ações no Simpeti por toda a rede fortalece o enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes.

Outras informações sobre o sistema podem ser consultadas no manual do sistema, disponível no endereço http://blog.mds.gov.br/redesuas/?p=1642, ou por meio da Central de Atendimento do ministério, pelo telefone 0800 707 2003.


Seminário Pan-Amazônico

Entre os dias 27 e 31 de março, em Belém (PA), será realizado o maior encontro internacional voltado à proteção social na região amazônica: o Seminário Pan-amazônico de Proteção Social. O evento contará com a presença de representantes de nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, República da Guiana, Suriname e Venezuela.

O evento busca associar os avanços do desenvolvimento sustentável observado na região com as demandas sociais de grupos populacionais específicos e diferenciados que necessitam de um sistema de proteção social fortalecido.

O encontro é direcionado a gestores públicos, representantes de povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais, além de pesquisadores, acadêmicos e representantes de organizações internacionais.


Site do WWP

A Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP) lançou um novo site para facilitar o acesso a materiais exclusivos sobre o sistema brasileiro de proteção social e a experiência de outros países.

Na plataforma, gestores públicos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e o público em geral podem acessar informações sobre o Bolsa Família, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e as ações de segurança alimentar e nutricional, entre outras.

Conheça mais sobre a Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza em: http://www.wwp.org.br

Fique Ligado

Você pode conhecer a situação do Fundo de Assistência Social do seu município e estado por meio dos relatórios do FNAS. Clique aqui para saber o saldo das contas, as parcelas pagas e extrair relatórios financeiros.
 Anote na Agenda
20 e 24 de março
  • Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Mosquito

21 e 22 de março
  • 154ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília

27 a 31 de março
  • Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social, em Belém (PA)

4 e 5 de abril
  • Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social, em São Paulo. Mais informações no site do CNAS
PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodap? - Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome