22 de maio de 2017        

Oficina debate o acesso de jovens ao mercado
de trabalho



Foto: Eduardo Tadeu/Divulgação


Ampliar e garantir o acesso dos jovens de famílias em situação de vulnerabilidade ao mundo do trabalho. Esse foi o objetivo da Oficina de Socioaprendizagem no Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro realizado na última semana, em Brasília, reuniu mais de 30 organizações de entidades privadas da assistência social e trabalhadores do Suas.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant, participou da abertura do encontro. Na ocasião, ela destacou a necessidade do trabalho entre os setores público e privado para impulsionar a política de aprendizagem.

“Para conseguir empoderar os adolescentes, precisamos fazer alianças. Com essa intersetorialidade, queremos atingir o desenvolvimento pleno das pessoas. Assim, elas vão conseguir viver em sociedade e exercitar a sua cidadania; serão mais felizes com mais qualidade de vida”, destacou.

Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal, a socioaprendizagem é um programa preventivo das maiores violações dos direitos de crianças e, sobretudo, dos adolescentes. “Vejo a socioaprendizagem como uma ferramenta fundamental para olhar para os temas mais difíceis da violação dos direitos dos adolescentes. Com essa política, o adolescente pode experimentar, de maneira segura e acompanhada, o que ele tem mais interesse em conhecer. É a construção da autonomia”, afirmou Cláudia.

Por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, a socioaprendizagem garante ao adolescente a inserção no mercado de trabalho e o acesso à renda.

Programa de aprendizagem

Uma das organizações presente na Oficina de Socioaprendizagem no Suas foi o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O gerente institucional e corporativo da empresa, Ricardo Romero, afirmou que o encontro é um marco da evolução do programa de aprendizagem no país. “A partir dessa oficina, toda a questão da assistência social entra definitivamente no rol da aprendizagem. Hoje o CIEE está trabalhando muito forte para adequar todos os seus procedimentos à assistência social e às políticas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.”

CNAS aprova a expansão do programa Criança Feliz

A universalização do Programa Criança Feliz foi aprovada na última quinta-feira (17) pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A decisão autoriza o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) a aceitar a adesão de novos municípios. O processo será gradual e deverá atender à disponibilidade orçamentária.

Na plenária, a diretora de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Renata Ferreira, defendeu o interesse dos municípios que perderam o prazo e querem aderir ao programa. “A aprovação do conselho de universalizar a cobertura do Criança Feliz vai possibilitar que municípios de grande porte sejam inseridos no programa”, destacou. A primeira etapa de adesão foi encerrada em fevereiro deste ano.




Foto: Ascom/MDSA

Para a conselheira do CNAS e representante do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Célia Melo, a expansão vem atender à solicitação dos municípios e Estados. “Os próprios gestores municipais e estaduais estavam reivindicando essa ampliação, tendo em vista a quantidade de crianças neste ciclo de vida nos municípios”.

Primeira infância

Em todo o país, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. Coordenado pelo MDSA, o programa vai promover o desenvolvimento integral infantil. A iniciativa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos. A ciência demonstra que o período que vai da gestação até os três anos de idade é o mais importante para o desenvolvimento humano. Crianças bem cuidadas nesta fase são mais inteligentes, chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais, são menos violentas e têm mais chances de vencer o clico da pobreza.


BPC no Cadastro Único


Atenção, gestores e técnicos da Assistência Social. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) agora tem que estar no Cadastro Único. É importante orientar os idosos que a inclusão cadastral permite ter acesso a outros programas e benefícios sociais. O prazo vai até 31 de dezembro de 2017. A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) preparou um guia sobre as novas regras de operacionalização do BPC.

Para ampliar a comunicação dessa ação junto à população, a SNAS disponibilizou modelos de cartazes e de folderes.


Esse material poderá ser impresso pelas gestões municipais e pelo Distrito Federal, utilizando recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas) e do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-PBF). Esses recursos podem ser aplicados para as seguintes ações:
  • Contratação de pessoa jurídica para impressão do material e sua distribuição;
  • Aquisição de material para impressão, caso o gestor possua meios para realizar a impressão do material por conta própria;
  • Outras atividades relacionadas a impressão, distribuição e divulgação do material referente à ação.
Índice de Gestão

O IGD-Suas foi criado como forma de aprimorar a gestão do Suas na execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Os recursos deverão ser utilizados em investimentos na organização, gestão, estruturação e manutenção dos serviços e sua integração com benefícios e transferências de renda e os demais programas da Política Nacional de Assistência Social. Já o IGD-PBF foi instituído para apoiar a gestão e a execução municipal do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

Novos perfis de acesso ao RMA

O Departamento de Gestão do Suas (DGSUAS), da Secretaria Nacional de Assistência Social, disponibilizou novos perfis de acesso ao Registro Mensal de Atendimentos (RMA) para profissionais das unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

O registro dos dados no RMA já pode ser feito com esses novos perfis. Assim, o DGDUAS orienta os gestores municipais da Assistência Social a delegarem os novos perfis às equipes técnicas das referidas unidades em seus municípios.

Os novos perfis poderão ser atribuídos aos profissionais de nível superior que estejam vinculados com o Recursos Humanos das respectivas unidades no CadSUAS e com as datas de início e de fim do exercício da função atualizadas.

Novos Perfis e níveis de acesso ao RMA:
  • rma.cras: permite acesso aos formulários da unidade CRAS a que o(a) profissional de nível superior(a) esteja vinculado(a).
  • rma.creas: permite acesso aos formulários da unidade CREAS a que o(a) profissional de nível superior(a) esteja vinculado(a).
  • rma.centro_pop: permite acesso aos formulários da unidade Centro Pop a que o(a) profissional de nível superior(a) esteja vinculado(a).
Os administradores titulares e adjuntos da gestão municipal devem fazer a vinculação de perfil diretamente no Sistema de Autenticação e Autorização (SAA), conforme já ocorre normalmente para todos os sistemas da Rede SUAS.

Mais informações sobre a vinculação de perfil podem ser acessadas no Manual do SAA.


Vigilância Socioassistencial


O X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial ocorrerá entre os dias 24 a 26 de maio, em Brasília, e reunirá cerca de 350 participantes, entre técnicos e gestores estaduais e municipais do Suas, servidores federais, além de professores e pesquisadores que atuam na área.

Neste ano, o tema do Encontro é “Diagnóstico Socioterritorial no Suas: O uso do Cadastro Único para Programas Sociais”, e tem por objetivo promover discussões sobre implantação da vigilância socioassistencial, planejamento e realização do diagnóstico socioterritorial no Suas.




Encontro Regional do Congemas – Norte

Anualmente, em parceria com o MDSA, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) realiza encontros regionais e nacional. Neste ano, os encontros têm como tema “O Plano Decenal de Assistência Social: compromisso na defesa dos direitos e a efetivação do Suas”. O Encontro da Região Norte foi realizado nos dias 18 e 19 de maio, em Rio Branco (AC).

O evento reuniu gestores municipais da região que atuam na área de assistência social. Foram realizados painéis e mesas redondas com participação de pesquisadores da área, membros do Congemas e representantes do MDSA, e ainda ofertados minicursos com temáticas definidas a partir das demandas dos gestores.

O Encontro Nacional do Congemas, que será realizado entre os dias 19 e 21 de junho, em Porto Seguro (BA), tem como objetivo debater com os gestores municipais a garantia de direitos, o fortalecimento do pacto federativo e a efetivação e consolidação do Suas em todo o país.
Redes Sociais MDSA

Pelas nossas redes sociais é possível interagir e saber das novidades do MDSA. Siga o @minsocial no Twitter, @desenvolvimentosocial no Instagram e curta a página MinDesenvolvimentoSocial no Facebook. Participe!
 Anote na Agenda

24 a 26 de maio
  • Oficina sobre Acolhimento Familiar e Guarda Subsidiada, em Brasília/DF
31 de maio e 1º de junho
  • Oficina sobre Acolhimento Familiar e Guarda Subsidiada, em Brasília/DF
1º e 2 de junho
  • Oficina Colaborativa do Acessuas Trabalho, em Brasília
PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodap? - Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome