17 de fevereiro de 2017        

Grávidas do Bolsa Família recebem repelente em março
Foto: Ana Nascimento/MDSA

Para reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes egypty, como zika, dengue e febre chikungunya, o governo federal concluiu o processo de entrega dos repelentes. A partir de março, mais de 484 mil gestantes beneficiárias do Bolsa Família receberão os produtos em todo o Brasil.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) distribuirá 15,9 milhões de frascos divididos em sete lotes.

O último lote será distribuído em dezembro. Nesta primeira etapa, serão entregues quase um milhão de unidades. As prefeituras ficarão responsáveis por escolher a melhor forma de distribuição – ou no

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na unidade de saúde.

“Os prefeitos conhecem como ninguém a realidade local e a estrutura de cada unidade. Por isso, eles têm autonomia para definir a melhor forma de entregar o produto às gestantes”, explica o secretário-executivo do MDSA, Alberto Beltrame.

Segundo o secretário, a proteção das mulheres grávidas beneficiárias do Bolsa Família é prioridade para o governo federal. “O combate ao mosquito é uma tarefa permanente da sociedade brasileira. Essa ação é mais uma ferramenta nesse conjunto de medidas que precisam ser tomadas, ajudando essas mulheres, especialmente as mais pobres, na prevenção do zika”, afirmou.

Veja aqui a quantidade de repelentes que serão distribuídos por estado.
Oficina do FNAS

O próximo encontro técnico do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) está agendado para o dia 9 de março. Estados e municípios devem indicar até três participantes – a recomendação é o gestor, um contador ou técnico do Fundo Municipal de Assistência Social e algum membro do Conselho Municipal.

Os estados, municípios e o Distrito Federal que quiserem participar deverão encaminhar e-mail com solicitação para apoiotecnico.fnas@mds.gov.br com dados como UF/Município ou estado; data solicitada; nome dos participantes; CPF de cada participante; cargo/função de cada participante; e telefone para contato.

O apoio técnico ocorrerá no auditório do Edifício The Union, no Setor de Múltiplas Atividades Sul – SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1 – Guará, em Brasília.
Foto: Rafael Zart/MDSA
Oficina de alinhamento do CapacitaSuas

Gestores estaduais, professores de instituições de ensino superior e coordenadores pedagógicos reuniram-se nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Brasília, para a 13ª Oficina de Alinhamento do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas).

O objetivo foi atualizar e alinhar o conteúdo dos oito cursos disponíveis no programa e que serão ofertados pelas instituições.

 
Ao todo, dez estados participam da oficina. O encontro reuniu representantes de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espirito Santos, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Esses estados irão começar as capacitações em março. A expectativa do MDSA é capacitar 120 mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Parte dessa meta já foi executada e temos pouco mais da metade ainda a cumprir”, afirmou o diretor do departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Luís Otávio Pires Farias. O diretor ressaltou ainda que há uma grande demanda de capacitação por parte dos trabalhadores e que o ministério está trabalhando para atendê-la.

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) é a responsável pelo desenvolvimento das metodologias para o programa, trabalhando em conjunto com a Secretaria Nacional de Assistência Social.

CapacitaSuas – Coordenado pelo MDSA, o programa garante a oferta de formação permanente para os profissionais que atendem os usuários dos serviços e benefícios do Suas. O público-alvo é formado por trabalhadores que atuam na rede socioassistencial governamental e não-governamental. A estratégia também prevê a capacitação dos gestores e demais profissionais que atuam em órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (Secretarias de Assistência Social) e agentes de controle social.

Participe da consulta pública

Participe da consulta pública sobre as diretrizes para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua. Acesse aqui o link da consulta, veja o documento, preencha o formulário e encaminhe suas contribuições até 10 de março para o e-mail consultapublica-pse@mds.gov.br.
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Capacitação do Criança Feliz

Os multiplicadores do Criança Feliz começaram, no dia 13 de fevereiro, a ser capacitados em todo o país para darem início à organização do programa nos municípios. As capacitações acontecem em sete cidades de forma simultânea e seguem até 23 de fevereiro.

Ao todo, serão formados 84 multiplicadores, que irão repassar os conhecimentos aos visitadores municipais. Até agora, 2.529 municípios já aderiram ao programa. Em março, terão início as capacitações dos visitadores.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destacou que o Criança Feliz depende agora do trabalho dos multiplicadores. “São eles que vão capacitar os supervisores e os visitadores dos municípios e, então, o programa começa a existir na prática. O programa é ambicioso e começa com esse grupo de multiplicadores”, afirmou Terra.

O programa – Coordenado pelo MDSA, o Programa Criança Feliz irá promover o desenvolvimento integral das crianças de baixa renda com ações nas áreas de saúde, educação, cultura e justiça. Serão priorizadas gestantes e crianças de até 3 anos de idade beneficiárias do Bolsa Família, as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva.

Por meio do programa, as famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Eles vão orientar os pais sobre a melhor forma de estimular o desenvolvimento dos filhos. A meta é atender cerca de 4 milhões de crianças em todo o país até 2018.
Tutorial para novos gestores

O MDSA lançou um Tutorial de Boas-Vindas aos secretários municipais de Assistência Social, que tem como objetivo apresentar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) aos novos gestores, bem como fornecer instruções sobre os primeiros procedimentos a serem executados.

O tutorial pode ser acessado pela página eletrônica de Ensino à Distância do MDSA, pelo link: http://www.mds.gov.br/ead/. Para acessar o material, é necessário realizar um breve cadastro, entrar na área de cursos oferecidos e clicar na aba “Tutoriais”.

O material foi desenvolvido para os novos secretários municipais de Assistência Social que tomaram posse em 2017, mas pode também ser utilizado pelos trabalhadores da Assistência Social e por qualquer pessoa interessada em conhecer o Suas.
 Anote na Agenda
22 de fevereiro
  • Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília
9 de março
  • Oficina Técnica do FNAS, em Brasília
10 de março
  • Data limite da consulta pública para definir as Diretrizes Políticas e Metodológicas para o Atendimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua na Assistência Social
PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodap? - Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome