13 de abril de 2017        

MDSA divulga base de dados do Censo Suas 2016

Foto: Ana Nascimento/MDSA

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) disponibilizou as bases de dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2016. Ao todo, 37, 5 mil questionários foram respondidos pelos gestores municipais e coordenadores das unidades de assistência social entre setembro e outubro de 2016.

Estão disponíveis os dados dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pop), Conselhos Municipais, Conselhos Estaduais, gestões municipais e estaduais.

O Censo Suas é realizado anualmente e coleta informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera de ação do Suas. Para acessar os dados basta acessar o endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/snas/vigilancia/index2.php

Foto: Lia de Paula/MDSA 

Sistema de monitoramento do trabalho infantil

Para acompanhar as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), todos os Estados, Distrito Federal e municípios devem preencher o Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Simpeti). O sistema está aberto para preenchimento até o dia 28 de abril.

O Simpeti deverá ser preenchido conforme os cinco eixos que compõem o redesenho do Peti: informação e mobilização, identificação, proteção social, apoio e acompanhamento à defesa e responsabilização e monitoramento.

O monitoramento é executado nos três níveis de governo. A partir dos dados, poderão ser aprimorados diagnósticos, planos de ação e análises da proteção social. A atualização constante das ações no Simpeti por toda a rede fortalece o enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes.

Outras informações sobre o sistema podem ser consultadas no manual do sistema, disponível no endereço http://blog.mds.gov.br/redesuas/?p=1642, ou por meio da Central de Atendimento do ministério, pelo telefone 0800 707 2003.

Tutorial de Boas-Vindas

O Tutorial de Boas-Vindas aos Secretários Municipais de Assistência Social ainda está no ar. Por meio desse tutorial, os novos gestores podem conhecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para acessá-lo, entre na página de Ensino a Distância do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (http://www.mds.gov.br/ead/) e clique no banner verde localizado na parte superior esquerda da página principal.

Não perca esta oportunidade de conhecer mais sobre os serviços e benefícios do Sistema Único de Assistência Social. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: suporte.ead@mds.gov.br.

BPC no Cadastro Único

Atenção, gestores e técnicos da Assistência Social. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) agora tem que estar no Cadastro Único. É importante orientar os idosos que a inclusão cadastral permite ter acesso a outros programas e benefícios sociais. O prazo vai até 31 de dezembro de 2017. A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) preparou um guia sobre as novas regras de operacionalização do BPC. Confira!

Abril Indígena

A SNAS promove, durante todo o mês de abril, a Ação Abril Indígena. É uma forma de lembrar o Dia do Índio, no dia 19 de abril.

As unidades da Rede do Sistema Único da Assistência Social (Suas), em especial os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), devem realizar atividades de sensibilização sobre a questão dos povos indígenas e a promoção de seus direitos. Entre as sugestões de ação estão: rodas de conversa, produção de murais informativos, atividades lúdicas, palestras, entre outras.

Fotos, vídeos e relatos que forem registrados durante as ações de sua unidade ou de seu município serão divulgados nas redes sociais do MDSA. Os materiais podem ser encaminhados para o ascom@mds.gov.br. Contamos com todos vocês!
Plano de Ação

Está aberto o prazo para gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal da assistência social preencherem o Plano de Ação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 2017. As informações devem ser enviadas eletronicamente, por meio do aplicativo Plano de Ação, disponível no site do MDSA, até o dia 2 de junho de 2017.
 Anote na Agenda

18 e 19 de abril
  • Encontro Nacional dos Usuários do Suas (FNUSUAS), na Procuradoria Geral da República, em Brasília (DF)
18 e 19 de abril
  • Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Nordeste, em João Pessoa (PB)
27 e 28 de abril
  • Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Sudeste, em Caxambu (MG)
28 de abril
PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodap? - Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome