07 de abril de 2017        

MDSA abre prazo para preenchimento do Plano de Ação do Suas de 2017

Foto: Patrick Grosner/MDSA

Está aberto o prazo para gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal da assistência social preencherem o Plano de Ação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 2017. As informações devem ser enviadas eletronicamente, por meio do aplicativo Plano de Ação, disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), até o dia 2 de junho de 2017.

No Plano de Ação, os gestores preenchem o planejamento anual de como os Estados e municípios irão utilizar os recursos repassados pelo governo federal, por meio da modalidade fundo a fundo, com metas a cumprir. O plano é importante para que o governo federal tenha controle de como a verba está sendo investida.

Os gestores que não completarem o envio das informações poderão ter os repasses da assistência social suspensos. O plano, bem como os outros sistemas da Rede Suas, podem ser acessados no link http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web.

Confira os manuais de acesso ao sistema SAA e de preenchimento do demonstrativo. Mais informações pelos telefones: (61) 2030-1757, 2030-1768, 2030-1824 ou 2030-1825

Reunião do CNAS

A organização da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social foi tema de debate da Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), realizada nesta semana, em São Paulo.

Para o presidente do CNAS, Fábio Bruni, a reunião é fundamental para o processo conferencial, que tem início nos municípios a partir de 10 de abril e termina com o evento nacional, entre os dia 5 e 8 de dezembro. A 11ª Conferência Nacional terá como tema a “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”.

A secretária Nacional de Assistência Social, Carminha Brant, destacou durante a reunião a importância do debate ampliado entre governo e sociedade civil. “Essa é uma reunião de extrema importância para a política de assistência social. Estamos aqui para discutir e ouvir todos os atores para nos prepararmos para o processo conferencial”, disse.
Informe

O Conselho Nacional publicou ainda o informe com a distribuição dos delegados que irão participar do encontro nacional. No total, a 11ª Conferência contará com 1.410 delegados que terão direito a voz e voto no processo conferencial.
Ação Abril Indígena

A Secretaria Nacional de Assistência Social promove, durante todo o mês de abril, a Ação Abril Indígena. É uma forma de lembrar o Dia do Índio, no dia 19 de abril.

As unidades da Rede do Sistema Único da Assistência Social (Suas), em especial os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), devem realizar atividades de sensibilização sobre a questão dos povos indígenas e a promoção de seus direitos. Entre as sugestões de ação estão: rodas de conversa, produção de murais informativos, atividades lúdicas, palestras, entre outras.

Fotos, vídeos e relatos que forem registrados durante as ações de sua unidade ou de seu município serão divulgados nas redes sociais do MDSA. Os materiais podem ser encaminhados para o e-mail: ascom@mds.gov.br. Contamos com todos vocês!
 
Encontro Regional do Congemas – Centro-Oeste

Anualmente, em parceria com o MDSA, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) realiza encontros regionais e nacional. Neste ano, os encontros têm como tema “O Plano Decenal de Assistência Social: compromisso na defesa dos direitos e a efetivação do Suas”. O Encontro da Região Centro-Oeste foi realizado nos dias 6 e 7 de abril, em Campo Grande (MS).

O evento reuniu gestores municipais da região que atuam na área de assistência social. Foram realizados painéis e mesas redondas com participação de pesquisadores da área, membros do Congemas e representantes do MDSA, e ainda ofertados minicursos com temáticas definidas a partir das demandas dos gestores.

O Encontro Nacional do Congemas, que será realizado entre os dias 7 e 9 de junho, em Porto Seguro (BA), tem como objetivo debater com os gestores municipais a garantia de direitos, o fortalecimento do pacto federativo, e a efetivação e consolidação do Suas em todo o país.
 
Região Sudeste

O Encontro Regional do Congemas – Sudeste está com as inscrições abertas. O evento acontece nos dias 27 e 28 de abril, em Caxambu (MG). Confira a programação.



Foto: Sérgio Amaral/MDSA 

Mostra de Experiências

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) convida municípios, Estados e Distrito Federal a participarem da 1º Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial. A oficina irá proporcionar a troca de experiências para solução de problemas relacionados à vigilância socioassistencial. O encontro acontece entre os dias 24 e 26 de maio, em Brasília.

Para participar da Mostra de Experiências, os técnicos devem preencher o formulário de inscrição. Neste documento, os entes federados terão a oportunidade de relatar uma ação de vigilância socioassistencial que foi realizada ou que está sendo aplicada na sua cidade.

A ideia é apresentar como foram todas as etapas do processo da estratégia e compartilhar as experiências para outros municípios. Mais informações pelos telefones (61) 2030-3118, 2030-3131, 2030-3133 ou pelo e-mail: vigilanciasocial_inscricoes@mds.gov.br. Participe!




BPC no Cadastro Único

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) publicou um guia sobre as novas regras de operacionalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao longo do ano de 2017, devem ser incluídos os beneficiários idosos e, em 2018, as pessoas com deficiência.

Os idosos serão convocados a realizar seu cadastro preferencialmente no mês de seu aniversário, para que se evite uma grande procura aos postos de cadastramento ao final do período, no dia 31 de dezembro.

A Instrução Operacional (IO) nº 24, de 08 de março de 2017 detalha como as gestões municipais devem agir nessa ação.

Saiba mais.

Redes Sociais MDSA

Pelas nossas redes sociais é possível interagir e saber das novidades do MDSA. Siga o @minsocial no Twitter, @desenvolvimentosocial no Instagram e curta a página MinDesenvolvimentoSocial no Facebook. Participe!
 Anote na Agenda

12 de abril
  • 155ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília
18 e 19 de abril
  • Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Nordeste, em João Pessoa (PB)
27 e 28 de abril
  • Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Sudeste, em Caxambu (MG)
28 de abril
PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodap? - Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome