24 de setembro de 2015        

Dia D promove inclusão profissional da pessoa com deficiência

A rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) conta com unidades especializadas, como os Centro Dias e as Residências Inclusivas

Foto: Ubirajara Machado/MDS


Promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência é a proposta do “Dia D” - Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados do INSS, celebrado nesta sexta-feira (25) em 20 estados, o Distrito Federal e 30 municípios de todo o país.

A ação visa ainda fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas, a orientação sobre o Benefício da Prestação Continuada (BPC) aos beneficiários reabilitados, além da ampliação do número de trabalhadores com deficiência no mercado formal de trabalho.

Para a secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, as políticas sociais têm uma dívida histórica com as pessoas com deficiência. “Essa mobilização é muito importante, pois torna visível a dificuldade de acesso das pessoas com deficiência às políticas sociais”, disse.

Para atuar na promoção da autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, a rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) conta com unidades especializadas. O Centro-Dia é um dos equipamentos da rede pública de assistência social que atende jovens e adultos com deficiência.

A Residência Inclusiva é outro equipamento que auxilia essas pessoas que, muitas vezes, não têm condições de se sustentar e estão afastadas de suas famílias. São residências adaptadas, com estrutura física adequada e que dispõem de equipes especializadas para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

“Nosso papel é apoiar a família e interferir nos fatores externos para garantir a proteção social a essas pessoas. Temos serviços, temos o BPC como acesso à renda; além disso, o CRAS tem um papel muito importante no combate ao preconceito”, destacou Ieda.

Atendimento à Pessoa com Deficiência no Suas
Centro-Dia - 27 unidades em 27 estados
- Investimento de R$ 3,5 milhões em 2014
Residência Inclusiva 1.810 vagas em 122 municípios e 6 estados
BPC Em 2015, estão previstos R$ 41,5 bilhões para atendimento de mais de 4,3 milhões de beneficiários.
BPC Escola  457 mil crianças e adolescentes
BPC Trabalho - 1,4 mil pessoas com deficiência matriculadas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)


O Dia D é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério das Cidades (MCidades), o Ministério do Turismo (MTur), o Ministério da Previdência Social (MPS), o Ministério da Saúde (MS), a Casa Civil da Presidência da República, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI).

Lei - Para ampliar os direitos da pessoa com deficiência, foi sancionada, em julho deste ano, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A norma classifica o que é deficiência e prevê atendimento prioritário em órgãos públicos, além de dar ênfase às políticas públicas para o segmento.

O texto prevê ainda a criação do auxílio-inclusão, a ser pago às pessoas com deficiência moderada ou grave que entrarem no mercado de trabalho; a definição de pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar pessoas com deficiências e reserva de 10% de vagas às pessoas com deficiência nos processos seletivos de curso de ensino superior.

BPC - O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de 01 (um) salário mínimo à pessoa idosa, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de serem sustentados pela família. Atualmente, 2,31 milhões de pessoas com deficiência recebem o benefício.

Há ainda o Programa BPC Trabalho, criado com o objetivo de promover o protagonismo e a participação social dos beneficiários com deficiência do BPC por meio da superação de barreiras, fortalecimento da autonomia, acesso à rede socioassistencial, à qualificação profissional e ao trabalho.

Toda quinta-feira, às 19h (hora de Brasília), no programa A Voz do Brasil, a ministra Tereza Campello responde uma pergunta enviada por você. Participe!

Foto: ASCOM/MDS

Acordo entre MDS e CFP vai aprimorar atuação de psicólogos no Suas


Cooperação entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Conselho Federal de Psicologia prevê a qualificação de profissionais

Leia mais »

Foto: Arquivo pessoal

“Sonho com um futuro melhor para a minha filha”


Ex-beneficiária do Bolsa Família, Keiti Martins viu em um curso do Mulheres Mil a oportunidade para começar a melhorar de vida
Leia mais »

Ana de Oliveira/MRE

Ministra defende integração das agendas social, ambiental e econômica


Tereza Campello participou de seminário sobre pobreza urbana e desenvolvimento na sede ONU e destacou a importância da integração entre sociedade civil, governos e organismos multilaterais

Leia mais »


Mortalidade infantil no Brasil caiu 73%


Entrevista com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação, Paulo Jannuzzi, explica como as políticas sociais colaboraram para a redução da mortalidade infantil

Leia mais »


Participe do Dialoga Brasil


A Assistência Social é um direito de todo cidadão que dela necessitar, e que está organizada por meio do Suas. Tem ideias pra melhorar essa política? Faça sua proposta ou vote em outras que já estão publicadas

Leia mais »

“Atenção gestores estaduais, municipais e conselheiros! Está aberto o prazo de preenchimento das informações do Censo Suas 2015. O questionário avalia a execução e os resultados dos programas e serviços oferecidos à população. O município que não preencher o questionário pode sofrer sanções administrativas."

Eventos de setembro

25 de setembro – Audiência pública para discutir a consolidação do Sistema Único de Assistência Social no Ceará

29 e 30 de setembro – Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe

29 de setembro a 01 de outubro - Conferência Estadual de Assistência Social da Paraíba

01 e 02 de outubro – Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso Sul

02 a 04 de outubro – Conferência Estadual de Assistência Social do Pará


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome