18 de setembro de 2015        

Preenchimento do Censo Suas 2015 começou na quinta (17)

Questionário avalia a execução e os resultados dos programas e serviços oferecidos à população

Foto: Ana Nascimento/MDS


Gestores estaduais, municipais e conselheiros começaram a preencher, na quinta-feira (17), as informações do censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O prazo para preenchimento segue até 29 de novembro.

A novidade deste ano é a inclusão de um questionário para as unidades que executam o serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas com algum grau de dependência e suas famílias. Com isso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) terá informações mais específicas sobre o serviço.

“Vamos saber onde estão essas unidades, como o serviço é feito e qual é a estrutura de cada lugar. O questionário será importante para conhecer a realidade dos equipamentos”, explicou Hugo Miguel Pedro Nunes, analista do departamento de Gestão do Suas.

O Censo Suas é feito anualmente desde 2007. O levantamento permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar a quantidade de unidades de atendimento, a estrutura, as atividades e os serviços prestados, além do perfil dos trabalhadores da área.

A iniciativa também avalia a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como norteia as políticas públicas. “O Censo Suas é uma importante ferramenta de coleta de informações sobre serviços, programas e projetos de assistência social, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social”, afirmou Nunes.

O município que não preencher o questionário pode sofrer sanções administrativas ou mesmo bloqueio de recursos enviados pelo governo federal.

Preenchimento – O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço

Questionários Início Fim
Cras
Creas
Centro POP
17/set 13/nov
Centros de Convivência 28/set 13/nov<
Unidades de Acolhimento 05/out 27/nov
Serviço de PSE para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. 05/out 27/nov
Gestão Estadual
Gestão Municipal
Conselho (municipal e estadual)
12/out 27/nov
Período de Retificação 28/nov 06/dez


A orientação é que as unidades respondam ao questionário no papel e, depois, encaminhem ao gestor para o preenchimento no sistema eletrônico.

Responsável pelo preenchimento Questionário
Gestor Estadual da Assistência Social Gestão Estadual, CREAS Regional, Acolhimento Estadual
Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Conselho Estadual
Gestor Municipal de Assistência Social Gestão Municipal, CRAS, CREAS, Centro POP, Acolhimento Municipal, Centros de Convivência
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Conselho Municipal


Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, ele deverá entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.

Gestor municipal e do Distrito Federal de Assistência Social, atualize os dados de todos integrantes do Grupo Gestor Local do Programa BPC na Escola. Este grupo tem o importante papel de colaborar na articulação das ações socioassistenciais e de outras políticas públicas de forma a ampliar a oferta de serviços às pessoas com deficiência beneficiárias do BPC nos territórios. Os dados dos integrantes do Grupo Gestor devem ser atualizados diretamente no Sistema BPC na Escola, no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/bpcnaescola, e deverá ser seguido o seguinte caminho: Menu/Grupo Gestor/Registrar Grupo Gestor.

Foto: Ana Nascimento/MDS

Ieda Castro apresenta balanço do plano decenal do Suas no CNAS


Instrumento serviu para estruturar o sistema e auxiliará o governo a definir as prioridades para os próximos dez anos

Leia mais »


Nova identidade digital do portal do MDS amplia acesso


Com conteúdo mais dinâmico, cidadão vai encontrar com mais facilidade as informações sobre as políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Leia mais »


MDS certifica 493 entidades beneficentes de assistência social em setembros


Cartilha lançada pelo ministério auxilia as organizações na obtenção do certificado

Leia mais »


Bolsa Família complementa a renda de 13,9 milhões de famílias em setembro


Pagamento começa nesta quinta-feira (17) e segue até dia 30 deste mês. No total, serão repassados R$ 2,3 bilhões

Leia mais »

“Atenção gestores municipais e do Distrito Federal! Para esclarecer dúvidas e resolver problemas das prefeituras em relação aos repasses, o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) oferece um atendimento personalizado aos gestores. Os atendimentos são realizados diariamente pela equipe do FNAS, em Brasília.


Eventos de setembro


21 de setembro – Teleconferência sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

22 de setembro – Seminário 'SUAS 10 ANOS: Conquistas e Desafios', na Assembléia Legislativa de Goiás, em Goiânia (GO).

25 de setembro - Audiência Pública para discutir a Consolidação do Sistema Único de Assistência Social no Ceará, no Complexo de Comissões Técnicas Deputado Aquiles Peres Mota, em Fortaleza (CE).

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome